Atividade para impressão - Modelo de instrumental para a avaliação
Plano de Aula
Plano de aula: Apresentação de um telejornal esportivo escolar no formato audiovisual.
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícias de esporte impressas, no rádio ou na TV
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Sala bem iluminada e com boa acústica para gravação do telejornal; mesa para ser utilizada como bancada; duas cadeiras para os apresentadores; papel madeira com as notícias que serão lidas, já devidamente escritas e revisadas; telefones celulares para a gravação do telejornal (câmeras); roupas mais formais para os apresentadores.
Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.
Informações complementares sobre os gêneros orais: Assim como nas situações de produção dos textos escritos, nas quais os autores planejam e planificam o que vão escrever, nas situações formais de comunicação oral é necessário organizar a fala visando sua finalidade e o público a quem se destina. Ao preparar uma exposição sobre notícias de esportes, os alunos devem considerar os seguintes pontos: o público ouvinte, a finalidade, o contexto e a forma de apresentação.
Dificuldades antecipadas: O nervosismo e a insegurança poderão atrapalhar a boa desenvoltura dos estudantes, os quais precisarão da segurança do professor para ajudá-los e orientá-los; poderão ter dificuldades com a variedade linguística empregada; o respeito aos turnos de fala, no revezamento das informações apresentadas.
Referências sobre o assunto:
CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. p. 141-148.
CUNHA, D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONÍSIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], p. 179 a 184.
FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.
FARIA, M. A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.
SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONÍSIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], p. 63 a 80.
SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L. C.; FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 299 a 346.
FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 299 a 346.
Links:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Projete ou escreva no quadro o tema da aula;
- Apresente o tema de maneira bastante empolgada;
Introdução
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
- Introduza a aula retomando os aspectos característicos de uma notícia de esporte.
- Fale sobre as exposições orais organizadas.
- Faça um momento de retomada para facilitar a avaliação com base na rubrica, previamente preparada com ao alunos, a qual será realizada no fechamento da aula.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Diga que todos os envolvidos na apresentação devem se organizar e se preparar para o momento da apresentação.
- Indague sobre todos os equipamentos e recursos que serão utilizados.
- Com tudo organizado, solicite que deem início à apresentação do noticioso esportivo.
- Enquanto acontece a apresentação do telejornal, observe atentamente a adequação das notícias, a forma, o estilo, a clareza na apresentação; a variedade linguística empregada.
- Observe também (discretamente) os aspectos relacionados à fala dos apresentadores: a modulação da voz, entonação, ritmo, altura e intensidade.
- Também devem ser valorizados os aspectos cinésicos: postura corporal, gestualidade, expressão facial, contato com a plateia (olhar).
- Concluída a apresentação do telejornal, solicite que os estudantes retornem à sala e às suas respectivas equipes.
- Reconheça a importância da participação interessada e agradeça a todos os estudantes pela apresentação do telejornal.
Fechamento
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Oportunize que os estudantes contem o que acharam da experiência.
- Crie espaço para a escuta ativa e interessada das contribuições dos estudantes.
3. Solicite que os estudantes avaliem os trabalhos, apresentando suas opiniões, utilizando para tanto o modelo de avaliação com base na rubrica, escrito anteriormente por eles e constante no material complementar.
4. Entregue cópia do instrumental de avaliação às equipes.
5. Faça as considerações finais e realize o fechamento da aula.
Material complementar:
Clique aqui para acessar uma sugestão de rubrica de avaliação.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Introdução
Este é um plano de ensaio e apresentação de um vídeo ou áudio criado pelos alunos em formato de pequenos “drops” de notícias sobre esportes e atividades físicas possíveis de se fazer em casa. Assim, é interessante que a turma se organize em grupos ou duplas e que já tenha feito um Planejamento do que irá gravar. Combine com a turma, por WhatsApp, uma data para que enviem ao grupo da turma vídeos/áudios feitos a partir do Planejamento para que sejam avaliados segundo uma rubrica de qualidade (há uma sugestão no Plano que pode ser adaptada para avaliar os vídeos/áudios de cada grupo). Avise que essa primeira entrega é como um “ensaio”: todos avaliarão as produções dos colegas para ver o que devem alterar e melhorar.
Desenvolvimento
Após o envio dos vídeos/áudios, peça que todos comentem as produções dos colegas preenchendo a Rubrica de Qualidade e sugerindo alterações e melhorias. Agora, os grupos/duplas deverão gravar um vídeo/áudio definitivo, que irá para as redes sociais da escola. Acompanhe seus alunos pelos canais de comunicação combinados por vocês. Estabeleça um prazo para o compartilhamento dos trabalhos definitivos.
Fechamento
Após a publicação dos vídeos/áudios nas redes sociais da escola, peça para todos divulgarem em suas redes as produções da turma. Vocês podem combinar um nome para essa série de vídeos, e dividi-los em subtítulos ou Parte 1, Parte 2 etc. Serão vídeos/áudios curtos, noticiando atividades físicas possíveis de se fazer durante a quarentena, então, verifique a possibilidade de disponibilizá-los também no YouTube. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula, interagindo com os grupos/duplas e comentando com eles o que acharam dessa experiência.
Convite às famílias
As famílias podem participar ativamente deste Plano, pois a ideia é que os familiares que realizam algum esporte e/ou atividade física durante a quarentena de forma adaptada sejam as “estrelas” das notícias que os alunos gravaram. Portanto, seria bacana se as famílias fizessem uma sessão de cinema dedicada a assistir juntos a essas produções.