Plano de aula: Notícia de esportes: impresso versus digital

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícias de esporte impressas, no rádio ou na TV

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Quadro, pincel, computadores com acesso à internet e projetor multimídia, notícia impressa, tablets ou computadores para acesso em duplas. Professor, caso não seja possível a utilização da internet, sugerimos que o link da notícia que será utilizada seja salvo em pen drive, e utilizado o projetor. Caso não haja a possibilidade de uso do projetor, ambas as notícias deverão ser impressas para os alunos.

Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema esportivo, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Dificuldades antecipadas: os alunos podem não identificar as relações sinonímicas que ajudam a construir o sentido da notícia nos diferentes meios

Referências sobre o assunto: CANAN, A. A não linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. p.141-148.

CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: parábola Editorial, 2010 [2002]. p. 179 a 184.

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.

FARIA, M. A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.

FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.

SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002]. p. 63 a 80.

SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L. C.;

FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 299 a 346.

Tema da aula

Tempo sugerido: 01 minuto

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos de forma bem empolgada.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos