Notícia sobre esportes
Notícia sobre esportes
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícias de esporte impressas, no rádio ou na TV
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Quadro, pincel, computadores com acesso à internet e projetor multimídia, notícia impressa, tablets ou computadores para acesso em duplas. Professor, caso não seja possível a utilização da internet, sugerimos que o link da notícia que será utilizada seja salvo em pen drive, e utilizado o projetor. Caso não haja a possibilidade de uso do projetor, ambas as notícias deverão ser impressas para os alunos.
Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema esportivo, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.
Dificuldades antecipadas: os alunos podem não identificar as relações sinonímicas que ajudam a construir o sentido da notícia nos diferentes meios
Referências sobre o assunto: CANAN, A. A não linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. p.141-148.
CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: parábola Editorial, 2010 [2002]. p. 179 a 184.
FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.
FARIA, M. A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.
SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002]. p. 63 a 80.
SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L. C.;
FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 299 a 346.
Tempo sugerido: 01 minuto
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos de forma bem empolgada.
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
Material complementar:
Clique aqui para acessar a notícia do Jornal NH para impressão.
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
Material complementar:
Clique aqui para acessar a notícia on-line publicada no site FOX esportes.
Clique aqui para acessar as sugestões de análise comparativa entre as duas notícias.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Professor, é importante fazer esta comparação, para que os alunos percebam as mudanças que ocorrem no formato da notícia de um suporte para o outro. Por exemplo: as diferenças na formatação; a percepção de que no suporte online poucos minutos são necessários para se conseguir as informações de que se precisa; a possibilidade de comunicação com o autor e com outros leitores; a existência de hiperlinks, que levam o leitor a outras notícias relacionadas em apenas um clique, algo impossível no formato tradicional impresso; a possibilidade de se compartilhar o conteúdo e fazer comentários com dúvidas, sugestões e ideias; e também a análise de relevância da notícia publicada, mensurando-se os links e os compartilhamentos da mesma.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos a versão online (link) e a versão impressa da Notícia. Envie também um áudio breve, falando sobre o esporte (Fórmula 1) e o piloto tematizados nas notícias (mais detalhes nas Orientações do Plano). Diga que os alunos deverão se organizar em duplas e comparar as duas versões da mesma notícia, prestando atenção nas informações, no formato e nas formas que os textos se referem ao piloto. Estabeleça um prazo e peça que a atividade seja postada em uma pasta específica do Google Drive. Cada dupla deverá criar um Google Doc com sua comparação. Caso não seja possível utilizar esses recursos, peça aos alunos que compartilhem suas resenhas pelos meios possíveis para vocês.
Desenvolvimento
Auxilie seus alunos pelos canais de comunicação combinados por vocês durante o prazo para análise e comparação das notícias. Após as entregas, peça para que todos os alunos leiam as comparações dos colegas.
Fechamento
Leia as produções de seus alunos e faça uma seleção do que você deve destacar, retomar e enfatizar. Utilize a análise das diferenças das notícias, disponível nos Materiais do Plano, e grave novo áudio ou vídeo com essas observações junto com as que foram destacadas por seus alunos. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula, seguindo o passo a passo de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
A Fórmula 1 foi um esporte muito querido dos brasileiros nos anos 80 e 90, pois tínhamos um campeão imbatível: Ayrton Senna. As famílias se mobilizavam para torcer pelo piloto, que morreu em um trágico acidente em uma corrida, em 1994. Peça às famílias que os familiares mais velhos dividam essas memórias com os mais novos e revejam cenas da carreira do piloto disponíveis na internet. Há mais de um documentário sobre o piloto disponível na web para a família assistir e conhecer mais a respeito desse personagem tão querido dos brasileiros.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: José Gilson Franco
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Notícia de esportes: impresso versus digital
Finalidade da aula: Comparar uma notícia online com sua versão impressa para perceber o desenvolvimento da temática observando as relações referenciais.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Notícia de esportes
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto/relação entre textos/léxico/morfologia
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC; (EF69LP03), (EF67LP03), (EF06LP03)
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Quadro, pincel, computadores com acesso à internet e projetor multimídia, notícia impressa, tablets ou computadores para acesso em duplas. Professor, caso não seja possível a utilização da internet, sugerimos que o link da notícia que será utilizada seja salvo em pen drive, e utilizado o projetor. Caso não haja a possibilidade de uso do projetor, ambas as notícias deverão ser impressas para os alunos.
Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema esportivo, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.
Dificuldades antecipadas: os alunos podem não identificar as relações sinonímicas que ajudam a construir o sentido da notícia nos diferentes meios
Referências sobre o assunto: CANAN, A. A não linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. p.141-148.
CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: parábola Editorial, 2010 [2002]. p. 179 a 184.
FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.
FARIA, M. A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.
SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002]. p. 63 a 80.
SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L. C.;
FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 299 a 346
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
Crie a sua conta ou faça seu login e: