Plano de Aula

Plano de aula: Notícias esportivas online: fato ou opinião? Analisando comentários de leitores

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícias de esporte impressas, no rádio ou na TV

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula
Sobre esta aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícias de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Quadro, pincel, computador com acesso à Internet, retroprojetor.

Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema esportivo, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, entre outros.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em discernir fato de opinião, uma vez que a análise implica juízos de valor sobre o que é publicado.

Referências sobre o assunto: CANAN, A. A não linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto,2010. p. 141-148.

CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino.
São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], p. 179 a 184.

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.

FARIA, M. A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.

FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.

SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], p. 63 a 80.

SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L. C.;

FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 299 a 346.

Notícias esportivas: fato ou opinião
Notícias esportivas: fato ou opinião

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula e leve os alunos a refletir sobre o que seria fato e opinião numa notícia esportiva. Deixe que os alunos expressem suas opiniões e vá conduzindo a conversa, destacando aquelas opiniões que se aproximam da expectativa de resposta (fato é mais objetivo, aquilo que se observa ou acontece; a opinião é mais subjetiva, cada um pode ter uma opinião diferente sobre o mesmo fato; a opinião vem de um julgamento). Na discussão, então, leve os alunos a perceber que fato é o acontecimento observável, é aquilo que a notícia vai relatar e que se apresenta a todos como algo que ocorreu e pôde ser observado. Já a opinião é de caráter mais individual e subjetivo: é aquilo que julgamos ser a verdade, naquilo que observamos; passa por nosso juízo crítico, por meio daquilo que acreditamos; usamos nossos valores e experiências para realizar esse julgamento, tomar um partido ou um posicionamento frente a um fato ou acontecimento.

  • Diga aos estudantes que irão realizar a leitura de uma notícia veiculada em um blog de notícias esportivas com o objetivo de analisar o que é fato e o que é opinião nessa notícia, além de analisar os comentários de leitores. sobre a notícia: seu posicionamento e a pertinência desses comentários.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos