Plano de Aula
Plano de aula: Produção escrita de notícias de esportes
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícias de esporte impressas, no rádio ou na TV
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Quadro, pincel, apagador, cadernos com apontamentos e anotações sobre a estrutura composicional do gênero, computador com acesso à Internet.
Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades em organizar e sistematizar as principais características do gênero; em organizar, compilar e sintetizar todos os fatos ocorridos no torneio interclasse, transformando-os em notícia de esportes; problemas em ajustar a linguagem aos interlocutores da mensagem e com a correção gramatical durante a escrita dos textos.
Referências sobre o assunto:
CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto,2010. pp.141-148.
CUNHA,D.A.C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. pp. 179-184.
FARIA, M.A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.
FARIA, M.A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.
SOUZA, L.V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: parábola Editorial, 2010. pp. 63-80.
SVENTICKAS, P.H.S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. Uberlândia: EDUFU, 2008. pp. 299-346. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249>. Acesso em: 04 jan 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações:
- Projete ou apresente o tema da aula de maneira bastante empolgada.
- Diga aos estudantes que hoje iremos colocar em prática o planejamento para a escrita de uma primeira versão das notícias de esporte, que publicaremos no jornal da escola.
Introdução
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações:
- Explique aos estudantes que o objetivo desta aula é organizar a escrita de uma primeira versão das notícias de esporte, compreensível aos leitores, e que contemple todos os elementos característicos de um texto desse gênero.
- Se necessário, retome com os eles a construção composicional do gênero.
- Diga que a construção composicional é a organização interna de um determinado gênero, que permite o seu reconhecimento imediato.
- Informe também que a construção composicional, o conteúdo temático e o estilo são os pilares que constroem as características relativamente estáveis de um determinado texto.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Organize a sala em duplas de estudantes;
- Diga que cada dupla deverá se organizar para produzir a notícia sobre o esporte a respeito do qual falará.
- Solicite às duplas que redijam nos cadernos a primeira versão das notícias de esportes que serão publicadas.
- Oriente os estudantes a pensar na forma composicional do gênero, a saber: título, subtítulo, lead, imagens etc.
- Peça aos estudantes que atentem também para o estilo de linguagem utilizado, bem como as escolhas lexicais realizadas nas produções escritas;
- Solicite que observem se as características do gênero foram contempladas adequadamente;
- Nesta etapa do módulo, e com vistas a viabilizar o trabalho da produção escrita, recomendamos que a aula seja realizada no laboratório de informática da escola.
Fechamento
Tempo sugerido: 06 minutos
Orientações:
- Informe que antes de serem publicados, os textos serão submetidos à revisão, de modo que fiquem de acordo com as normas e recomendações constantes na rubrica previamente escrita por eles;
- Solicite que as duplas troquem as produções entre si, observando se as notícias contemplam todas as características do modelo composicional do gênero;
- Oriente os alunos a produzirem a rubrica de avaliação, conforme o modelo sugerido pelo professor; a qual será utilizada na última aula do módulo
- Realize as orientações, faça as intervenções finais e realize o fechamento da aula.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
LPO6_01SQA14
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões das atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo em: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200); Google Drive (tutorial em https://youtu.be/CI_jN0ieQCw ); Google Docs (tutorial em https://youtu.be/H6QtVQxs7AE )
Introdução
Este plano é de escrita de uma primeira versão de uma notícia sobre esportes e atividades físicas possíveis de serem feitas em casa durante a quarentena. Assim, é interessante que a turma já tenha feito um Planejamento dessa escrita e já esteja organizada em duplas. Combine com a turma por whatsapp uma data para que enviem para uma pasta criada no Google Drive um Google Docs (ou por outro meio possível para vocês) 3 coisas que eles acham que não pode faltar na notícia que irão escrever, que sejam essenciais para uma notícia ser bem sucedida.
Desenvolvimento
Depois de todas as duplas terem enviado suas sugestões, crie uma RUBRICA DE QUALIDADE que será usada para avaliar as notícias escritas. Adeque as sugestões dos alunos e insira o que você achar necessário à Rubrica, focando nas partes essenciais da notícia e na linguagem. Envie um áudio orientando as duplas, então, a seguirem seu Planejamento e criarem a primeira versão da notícia, que deverá ser compartilhada em uma pasta do Google Drive (ou por outros meios possíveis para vocês). Estabeleça um prazo. Peça que, após todos terem compartilhado, cada dupla visite e faça comentários para melhorar as notícias uns dos outros. Estabeleça, novamente, um prazo para esses comentários.
Fechamento
Depois de todos terem comentado os trabalhos dos demais, leia todas as primeiras versões das notícias e faça um áudio falando sobre os trabalhos de todos, com os destaques que você achar necessários. Estabeleça um novo prazo para a finalização da primeira versão. Após a finalização, releia e envie comentários elogiando sua turma pelo empenho. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meets ou no Zoom para concluir esta aula, interagindo com os grupos/duplas e comentando com eles sobre seus Planejamento.
Convite às famílias
As famílias podem participar ativamente deste Plano, pois a ideia é que os familiares que realizam algum esporte e/ou atividade física durante a quarentena de forma adaptada sejam as “estrelas” das notícias que os alunos irão escrever. Assim, seria bacana se as famílias auxiliassem nesse processo de escrita.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: José Gilson Franco
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula:Produção escrita de notícias de esportes
Finalidade da aula:Realizar a escrita das notícias esportivas sobre os jogos da escola (interclasse), em grupos, organizados pelos segmentos esportivos previamente definidos, observando as características próprias do gênero.
Ano:6º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Notícias de esporte
Objeto(s) do conhecimento:Textualização / Textualização, tendo em vista suas condições de produção, as características do gênero em questão, o estabelecimento da coesão, adequação à norma-padrão e uso adequado de ferramentas de edição.
Prática de linguagem:Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC(EF69LP07), (EF67LP10)
Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Quadro, pincel, apagador, cadernos com apontamentos e anotações sobre a estrutura composicional do gênero, computador com acesso à Internet.
Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades em organizar e sistematizar as principais características do gênero; em organizar, compilar e sintetizar todos os fatos ocorridos no torneio interclasse, transformando-os em notícia de esportes; problemas em ajustar a linguagem aos interlocutores da mensagem e com a correção gramatical durante a escrita dos textos.
Referências sobre o assunto:
CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto,2010. pp.141-148.
CUNHA,D.A.C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. pp. 179-184.
FARIA, M.A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.
FARIA, M.A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.
SOUZA, L.V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: parábola Editorial, 2010. pp. 63-80.
SVENTICKAS, P.H.S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. Uberlândia: EDUFU, 2008. pp. 299-346. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249>. Acesso em: 04 jan 2019.