Plano de Aula

Plano de aula: O planejamento de notícias orais de esportes

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícias de esporte impressas, no rádio ou na TV

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Pincel, lousa, apagador, cadernos com os apontamentos realizados pelos alunos, computador com acesso à internet.

Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Informações complementares sobre os gêneros orais: Assim como nas situações de produção dos textos escritos, nas quais os autores planejam e planificam o que vão escrever, nas situações formais de comunicação oral é necessário organizar a fala visando sua finalidade e o público a quem se destina. Ao preparar uma exposição sobre notícias de esportes, os alunos devem considerar os seguintes pontos: o público ouvinte, a finalidade, o contexto e a forma de apresentação.

Dificuldades antecipadas: Possivelmente, as dificuldades serão: sistematizar os conhecimentos sobre os gêneros orais; selecionar e organizar as notícias esportivas que serão apresentadas; problemas na escrita dos textos e com a linguagem a ser utilizada.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. p. 141-148.

CUNHA, D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONÍSIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, pp. 179-184.

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.

_______. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.

FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.

FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia: EDUFU, 2008. p. 299 a 346.

SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONÍSIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, pp. 63-80.

SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. Uberlândia: EDUFU, 2008. p. 299 a 346.

Links:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula de maneira empolgada.

Sugerimos a leitura do texto no link abaixo, o qual apresenta contribuições significativas para o trabalho com os gêneros orais. Informamos que parte do referido texto também consta no material complementar para orientar o seu trabalho.

https://novaescola.org.br/conteudo/8349/a-importancia-da-comunicacao-oral-no-planejamento-escolar

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos