13958
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Leitura de poemas

POR: Isabella Patrícia Oliveira Madeira Da Silva 28/11/2018
Código: LPO2_05SQA03

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Leitura de poemas

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Texto “Leilão de Jardim”, de Cecília Meireles, impresso (um para cada criança) ou em um cartaz com indicações de grupos para cada verso.

Selecionar músicas instrumentais, sugestões:

Dificuldades antecipadas: Conseguir ler o poema com fluidez e, assim, tampouco, conseguir apresentar e compreender a sonoridade do poema na leitura feita.

Referências sobre o assunto:

BATISTA, Antônio Gomes. Práticas de leitura na escola. Disponível em: <http://info.plataformadoletramento.org.br/info1-praticas-de-leitura-3/index.html>
Acesso em: 26 ago. 2018.

BORGES, Teresa Maria Machado. Ensinando a ler sem silabar. Campinas: Papirus, 1998.

CORREIA, Almir. Doido varrido. In: Poemas malandrinhos. São Paulo: Atual, 1991.

MEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo, A Bailarina, As meninas, Jogo de bola, A Chácara do Chico Bolacha. Blog da Leiturinha. Disponível em: <https://leiturinha.com.br/blog/os-melhores-poemas-de-cecilia-meireles-para-criancas/>. Acesso em: 26 ago. 2018.

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Oriente as crianças sobre o tema da aula, informando-as de que trabalharão formas de leitura de poemas. Não é necessário apresentar este slide à turma.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Este slide não precisa ser apresentado aos alunos.
  • Organize as crianças em roda ou poderão ficar em seus lugares na sala, mas formando um U, de modo que todos consigam se ver.
  • Comente que, neste primeiro momento da aula, você apresentará a eles um poema de Cecília Meireles (clique aqui para acessar). Pergunte se eles a conhecem, se já leram/ouviram algum poema dela. Contextualize rapidamente a autora e, em seguida, apresente o título do poema.

Questões para mediação:

  • Este poema tem o título “Leilão de jardim”. Sobre o que vocês acham que ele falará?
  • Alguém sabe o que é um leilão?

  • Ouça duas ou três crianças e inicie a leitura para a turma, mantendo uma entonação adequada para que as crianças consigam perceber o ritmo, a sonoridade e o jogo de palavras constitutivos do texto, pois para adquirir fluência na leitura o aluno precisa da modelização de leitores fluentes, no caso, você, professor.
  • Embora o foco da aula seja a fluência na leitura de poemas, ao terminar a leitura você pode rapidamente retomar as hipóteses levantadas pelas crianças em relação ao título, confirmando-as ou corrigindo-as e, ainda, realizar algumas perguntas interpretativas sobre o poema, visando aprimorar a compreensão das crianças sobre o texto lido.

Questões para mediação:

  • O que a autora está leiloando?
  • Por que ela escolheu estes animais para ser leiloados?
  • Por que ela usa bastante a expressão “quem me compra”?
  • O que vocês acham da ideia da autora em realizar este leilão?

Tempo sugerido: 38 minutos.

Orientações:

1. Para esta parte da aula você utilizará 15 minutos.

2. Entregue o texto impresso para as crianças, peça que elas pintem as palavras que têm dificuldade para ler ou não conhecem o significado. Peça que, uma a uma, as palavras sejam identificadas em voz alta para que você as escreva no quadro, leia com a turma e discuta o significado das mesmas.

3. Caso ainda haja palavra que você perceba que algumas crianças terão dificuldade ao pronunciá-las devido ao nível de alfabetização em que se encontram, coloque-as no quadro também e repita o processo anterior, como: jardim, borboletas, lavadeiras, passarinhos, ninhos, compra, caracol, lagarto, hera, estátua, primavera, formigueiro, jardineiro, cigarra, canção, grilinho, dentro, chão. Esta etapa é importante, uma vez que esta intervenção possibilita trabalhar um dos componentes importantes para o desenvolvimento da fluência: a precisão na decodificação das palavras.

4. Discuta o significado das palavras desconhecidas com o grupo, procurando indicações no contexto para compreender o que o autor escreveu.

5. Solicite que as crianças, individualmente, leiam o texto silenciosamente para se prepararem para uma posterior leitura em voz alta.

6. Separe as crianças em cinco grupos para a realização da leitura compartilhada (cada grupo lerá uma parte do poema), que constitui uma forma de apropriação de estratégias utilizadas pelos outros, ampliando a proficiência leitora. Oriente a turma para que cada grupo leia o(s) verso(s) apontados por você (um grupo pode ler o primeiro verso, o segundo grupo pode ler o segundo e assim sucessivamente).

7. Oriente-as para que tentem ler a frase do seu grupo, sem interrupção, mantendo o ritmo e a entonação, mantendo a sequência da leitura do grupo anterior. Após a leitura, converse com as crianças, ressaltando os pontos positivos (quem leu com entonação adequada, respeitou a pontuação como forma de facilitar a compreensão etc) e aqueles aspectos que precisam ser melhorados.

Orientações:

8. Este slide não precisa ser apresentado às crianças.

9. Para esta parte da aula você utilizará 23 minutos.

10. Leve outros poemas (veja sugestões aqui) e entregue aos grupos, que farão a leitura silenciosa de cada um e se prepararão para uma leitura em voz alta. Organize o tempo de modo que haja espaço para a leitura, ensaio e apresentação. Como são textos novos para as crianças, caso sinta necessidade, ajude os grupos na leitura inicial, mostrando como ela deve ser feita.

Sugestões dos poemas:

  • Ou isto ou aquilo
  • A bailarina
  • As meninas
  • Jogo de bola
  • A chácara do Chico Bolacha
  • Doido varrido (Almir Correia)
  • Poema visual (Carluce Pereira)

11. Se houver mais de cinco grupos, você pode levar mais poemas.

12. Enquanto as crianças leem silenciosamente, passe pelos grupos verificando se há dúvidas na leitura e na compreensão de alguma palavra ou mesmo auxiliando crianças que ainda demonstram mais dificuldades na decodificação. Neste momento ajude na leitura do texto caso perceba que o grupo não está conseguindo realizá-la com o ritmo e a entonação adequados.

13. Oriente os grupos para que possam dividir a leitura em versos ou estrofes, que poderão ser lidos por cada criança individualmente, duplas ou como você e as crianças preferirem para que a sonoridade do mesmo possa ser evidenciada. Dê um tempo (no máximo 5 minutos) para que os grupos possam ensaiar. Lembre-se de mostrar às crianças que estiverem com o poema visual por onde começar a leitura.

14. Após esta leitura no grupo, as crianças deverão apresentar seu respectivo poema à turma. Não há necessidade de decorarem o poema. Por isso, eles podem levar o poema impresso como apoio para a leitura.

Sugestão de variação da leitura: Leve algumas músicas instrumentais para a sala e cada grupo deverá ler acompanhando o ritmo da música colocada por você. Desta forma, as crianças poderão praticar o ajuste do ritmo na leitura conforme a necessidade. Para isso, elas já deverão decodificar o poema com segurança.

15. Oriente as crianças em relação à forma adequada de apresentarem o poema (postura, tom de voz, ritmo da leitura etc.). No final de cada apresentação, questione sobre a temática do poema, visando verificar se todos conseguiram compreender o assunto geral do texto lido.

Materiais complementares:

Músicas sugeridas, caso você opte por realizar a variação de leitura:

Beethoven - Silence

Clint Mansell - Lux Aeterna

Arpa céltica irlandense

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações:

1. Este slide não precisa ser apresentado às crianças.

2. Após a leitura compartilhada, que permitiu que as crianças experimentassem uma leitura fluente e ritmada, converse com a turma sobre a atividade realizada.

Questões para mediação:

  • O que acharam da leitura do poema?
  • Tiveram dificuldades para lê-lo, respeitando seu ritmo e sonoridade?
  • De qual poema mais gostaram de ouvir? Por quê?
  • O autor utilizou algum recurso para deixar o poema mais interessante e ajudar na compreensão? - Direcionar para o uso das rimas.
  • Alguns textos que vocês leram não tinham nenhum desenho acompanhando o poema (como nos poemas visuais e concretos). Vocês acham que isso prejudicou o entendimento do texto?
  • Se houvesse este recurso, vocês acham que o poema ficaria mais interessante?
  • No poema visual “Doido varrido”, o autor utilizou a rima, mas usou outro recurso para chamar a atenção para o tema de seu poema. O que ele usou?
    Isso pode ser percebido quando os colegas o leram para nós?
    - Apontar que no poema visual, além da sonoridade, o poeta utiliza elementos visuais para enfatizar e facilitar a compreensão da mensagem.
  • Além dos sons das palavras, qual recurso o autor do poema “Doido varrido” utilizou para ajudar a compreensão? - Como é um poema visual, espera-se que as crianças percebam a mudança no tamanho das letras para brincar com o sentido do mesmo.

3. Para finalizar, você deverá retomar com as crianças a questão do imaginário e do mundo do encantamento que os poemas suscitam em seus leitores, articulando tal objetivo com sua estrutura e composição.

Sugestão, caso queira recorrer à tecnologia durante a aula:

  • Grave um vídeo das crianças lendo, para que em outro momento elas assistam e analisem o que precisam melhorar.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabella Patrícia Oliveira Madeira da Silva
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Leitura de poemas
Finalidade da aula: Aprimorar a leitura dos poemas, buscando lê-los com fluência, ritmo e entonação adequado para compreender o sentido pretendido.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Poema
Objeto(s) do conhecimento: Apreciação estética/estilo/decodificação/fluência de leitura
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF12LP18, EF15LP17, EF12LP01
Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.  

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

2º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes