Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

NOVA ESCOLA lança curso grátis ao vivo sobre como usar jogos matemáticos para melhorar a aprendizagem dos alunos do Fundamental 1

Na transmissão, que será no dia 25 de abril, às 19h, dois professores vão analisar um estudo de caso com uma turma dos anos iniciais e falarão sobre como planejar uma aula com jogos

POR:
Karina Padial

O professor que nunca recorreu a um jogo para tentar engajar os alunos que atire o primeiro dado. Os jogos estimulam a criatividade, propiciam interação entre os alunos e promovem momentos de diversão. Por isso, estão sempre entre os recursos mais buscados pelos educadores para o trabalho em sala de aula.

Mas qual a importância dos jogos na aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Como usá-los a favor de um processo que objetive a construção de pensamento lógico nos alunos e o protagonismo deles na construção de estratégias de resolução de problemas?

São estas respostas que você vai encontrar no curso “Como usar jogos para melhorar a aprendizagem de Matemática no Fundamental 1”, que terá sua transmissão gratuita e ao vivo realizada no dia 25 de abril, às 19h

(horário de Brasília).

Por meio da análise de um estudo de caso realizado com o Jogo Feche a Caixa, o professor Fabrício Ferreira, professor da rede estadual de São Paulo, mestre em Matemática e mentor do Time de Autores responsável pela produção de planos de aula da NOVA ESCOLA, vai contar como o jogo melhorou as habilidades da turma em relação aos cálculos mentais e possibilitou que os estudantes criassem diferentes estratégias de resolução.
       

                                   INSCREVA-SE AQUI                              


No mesmo curso, o professor Fernando Barnabé, formador de professores, mestre em Matemática e especialista do Time de Autores, vai discutir como planejar uma boa aula com jogos matemáticos, a intencionalidade que deve existir para a escolha do jogo e como esse trabalho se relaciona com as habilidades específicas trazidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A transmissão será mediada por Rodrigo Blanco, da equipe pedagógica de NOVA ESCOLA, mestre em Matemática e professor com experiência em escolas de Ensino Fundamental e Médio.

O objetivo é que, ao final do curso, você identifique as vantagens do trabalho com jogos matemáticos em sala de aula, conheça duas propostas de jogos para os anos iniciais e consiga estruturar um plano de aula que proponha uma atividade com jogo.

Para participar, é necessário se inscrever aqui. Neste mesmo link, você também pode enviar suas perguntas. Nós enviaremos um lembrete para o seu e-mail de cadastro um pouco antes de cada curso começar.

Após as transmissões, que são retiradas do ar assim que finalizadas, os cursos vão ganhar novos materiais e serão disponibilizados para venda na plataforma da NOVA ESCOLA. Para receber o certificado, é necessário comprar o curso pago e fazê-lo até o final.

Aproveite para conhecer também os jogos matemáticos disponibilizados pela NOVA ESCOLA em parceria com a Matific. São mais de cem sugestões para serem trabalhadas com os alunos em sala de aula. Acesse aqui.

Você também pode acessar os nossos mais de 1,5 mil planos de aula de Matemática alinhados à BNCC. Vários deles que trazem atividades com jogos para serem trabalhadas com os alunos, como o “Jogo cinco em linha: desafio multiplicativo”, voltado para turmas de 5º ano. Veja um exemplo (Clique aqui para fazer download).

 

.

Tags

Guias