Plano de aula: Cantando as sílabas

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Atividades de sistematização

Sobre esta aula: Esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é segmentar oralmente e através da escrita palavras em sílabas, identificando semelhanças e diferenças entre os sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

Materiais necessários: Papel metro, cartolina, piloto, fita adesiva, atividades impressas.

Dificuldades antecipadas: As crianças que estiverem nos níveis pré-silábico e silábico podem apresentar dificuldades para perceber as estruturas possíveis e impossíveis da sílaba dentro de nossa língua, pois as crianças nos níveis pré-silábico ainda não relacionam os sons da fala a grafia das letras correspondentes e as crianças no nível silábico representam a sílaba com apenas uma letra.

Referências sobre o assunto:

GIACOMOZZI, G. Descobrindo a gramática: nova proposta. São Paulo: FTD, 2006.

MORAIS, A.G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

KATO; M.A; No mundo da escrita, uma perspectiva psicolinguística. São Paulo, Ed. Ática, 1992.

https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/silabas.htm Acesso em 26 de setembro de 2018.

Letramento e alfabetização: http://portal.mec.gov.br/index.phpoption=com_docman&view=download&alias=5707-escola-ativa-alfabetizacao1educador&Itemid=30192 Acesso em 26 de setembro de 2018.

Tema da aula

Orientações: Apresente o tema da aula para as crianças. Diga que iremos cantar uma parlenda para perceber os sons das sílabas quando pronunciamos as palavras. Iremos também escrever a parlenda juntando as sílabas para formar palavras.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA