Plano de Aula

Plano de aula: Bingo das sílabas

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Atividades de sistematização

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é segmentar oralmente e através da escrita palavras em sílabas, identificando semelhanças e diferenças entre os sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

Materiais necessários: Piloto ou giz para quadro, saco plástico para colocar as fichas com as palavras do bingo, cartelas do bingo e das regras do jogo impressas, atividade impressa.

Dificuldades antecipadas: As crianças nos níveis pré-silábico e silábico podem confundir a quantidade de letras de uma palavra com a quantidade de sílabas da mesma, pois aqueles que estão nas hipóteses SSV e SCV ainda não compreendem a estrutura da sílaba dentro das palavras, podendo uma criança na hipótese SCV, por exemplo, para a palavras TOMATE escrever TAE, pois não percebe que para formar a sílaba TO é necessário a consoante (T) + a vogal (O), achando que cada sílaba deve ser escrita com uma única letra, portanto, é importante refletir sobre a quantidade de sílabas e de letras, mostrando que, via de regra, temos mais letras do que sílabas nas palavras.

Referências sobre o assunto:

Descobrindo a gramática: nova proposta. Gilio Giacomozzi, Gildete Valério, Geonice Valério. FTD, 2006.

https://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono5.php Acesso em 27 de setembro de 2018.

Letramento e alfabetização: http://portal.mec.gov.br/index.phpoption=com_docman&view=download&alias=5707-escola-ativa-alfabetizacao1educador&Itemid=30192 Acesso em 26 de setembro de 2018.

MORAIS, A. G. de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

BRANDÃO, Seal, A. C. P. A; Ferreira, A. T. B.; Albuquerque, E. B. C. de; Leal, T. F. (orgs.). Jogos de alfabetização. Recife: Editora Universitária UFPE, 2009.

KATO;A.MARY; No mundo da escrita, uma perspectiva psicolinguística.Ed.Ática, São Paulo,1998.

https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/silabas.htm Acesso em 05 de setembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente tema da aula para as crianças. Diga que nesta aula vocês irão participar do jogo bingo das sílabas.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados