Plano de Aula
Plano de aula: Nossas Comidas Favoritas
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alimentação
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Esta atividade prevê uma roda de conversa na qual as crianças trazem de casa suas receitas favoritas a fim de compartilhá-las com o grupo. Por isso é necessário que anteriormente você oriente as famílias a escolherem, junto às crianças, a receita de uma comida favorita ou que seja especial. Peça para que as crianças tragam a receita por escrito e, se desejarem, alguma foto do prato preparado. Também é necessário que você traga uma receita preferida ou típica de sua família e se possível alguma foto que mostre ou te recorde da receita da família, para compartilhar com as crianças na conversa inicial, servindo como disparador para que as crianças também possam socializar seu material com a turma.
Materiais:
Materiais para a produção das crianças: cartolinas, papel sulfite, cola, lápis grafite, lápis de cor, canetinhas, giz de cera. Materiais para os grupos que estarão envolvidos em atividades autônomas, como: jogos de montar ou de mesa, massinha, material para desenho. Caso seja possível, disponibilize revistas de culinária para recorte ou livros de receitas com fotos para consulta na etapa de elaboração do cartaz de acordo com a necessidade dos pequenos grupos.Para documentação do professor você pode usar celular ou câmera fotográfica, se desejar ter fotos e vídeos. Varal ou mural para exposição dos registros de forma a compartilhá-los com as famílias.
Espaços:
Essa atividade pode ser feita dentro da salade atividades ou em algum outro espaço onde as crianças possam se organizar em roda e depois em pequenos grupos. Ela irá iniciar com uma conversa envolvendo o grande grupo. Posteriormente, as crianças se organizam em pequenos grupos para trocar as impressões sobre as receitas trazidas e realizar seus registros. O exercício termina em uma nova roda com o grande grupo, na qual será possível socializar as conversas dos pequenos grupos e as produções, observando as preferências dentro da turma.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 1 hora.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Quais são as manifestações das crianças sobre as comidas favoritas? Que envolvimento ocorre ao trazerem as receitas e fotos para compartilharem no grande grupo?
2. Como as crianças se envolvem durante as trocas de experiências nos pequenos grupos? De que forma se dá a recepção às preferências dos colegas?
3. Ao reunirem as preferências da turma em um registro coletivo, as crianças consideram os diferentes hábitos e costumes presentes dentro do grupo bem como a contribuição de cada uma nesse registro, seja com falas, desenhando ou escrevendo?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo.
Esteja atento para que sejam valorizadas as diferentes ações e interesses de todas as crianças durante a atividade: na participação nos momentos com o grande grupo, nos pequenos grupos, na manifestação de suas ideias e recepção das ideias dos colegas etc. Ofereça recursos necessários para que isso seja garantido, respeitando aquelas que não quiserem se envolver na situação.
O que fazer durante?

1
Reúna a turma no grande grupo em roda, dizendo que é o momento de compartilharem como se dão as preferências de alimentação nas diferentes famílias. Para iniciar a conversa e buscando oferecer um exemplo às crianças de como compartilhar estas informações, mostre a foto e a receita selecionadas por você contando porque ela é importante para sua família, se é algo que você come com frequência ou não, quem da família costuma fazer essa receita, etc. As crianças ficam curiosas em saber de histórias do professor, aproveite seus questionamentos para mostrar quão importante essa tradição para sua família.
Diga que agora você está curioso em saber dos alimentos preferidos de suas famílias. favorecendo que apresentem qual foi a receita que escolheram com seus familiares para compartilhar com o grupo. Avise que irão compartilhar com mais detalhes este material depois em pequenos grupos.
Desperte a atenção do grande grupo para a diversidade apresentada pelas crianças, chamando a atenção paraas diferentes preferências dentro do grupo, convidando-as a observar quais comidas se repetem e quais aparecem pouco, possibilitando uma conversa sobre as diferenças e semelhanças culturais presentes nesta turma.
2
Convide as crianças a se organizarem em pequenos grupos (4 a 5 crianças, de livre escolha) para que possam trocar informações mais detalhadas sobre as comidas favoritas a partir da socialização das fotos e receitas. Diga que agora podem contar com mais detalhes para os colegas o porquê de terem selecionado esta receita e instigue-as, a partir disto a observar as semelhanças e diferenças e quais as preferências dentro do pequeno grupo: se são pratos salgados ou doces, comidas que podem ser servidas em uma refeição específica, como almoço ou jantar e café da manhã ou lanche, dentre outras possíveis comparações que podem ser estabelecidas. Mesmo as crianças que não leem convencionalmente podem utilizar estratégias de leitura e se apoiarem na memória que têm das receitas ou do que conversaram com as famílias.
3
É fundamental que você acompanhe cada pequeno grupo, auxiliando no que for necessário para o conhecimento do material que trouxeram, bem como para o registro que será sugerido na etapa seguinte. Assim, dependendo da quantidade de crianças que tiver em sua turma, é mais adequado que organize a proposta em mais de um dia. Dessa forma, um ou dois grupos trabalham com sua ajuda enquanto os demais participam de atividades de forma autônoma. Ofereça às crianças jogos de montar ou de mesa, massinha, material para desenho etc.
Desta forma, acompanhe os grupos problematizando a partir do que as crianças trazem, ampliando as reflexões ou apontando algumas questões, como, por exemplo, se a família dispõe de algum costume para o preparo deste prato, se a criança já participou da produção etc. É importante que você faça perguntas que incentivem as crianças a observar mais minuciosamente as diferenças e semelhanças a partir desta troca nos grupos, quais os critérios que tornam suas comidas favoritas são diferentes umas das outras, quem são as pessoas nas famílias que cozinham etc.
4
Após conhecerem sobre as preferências dos colegas e de suas famílias, compartilhe a ideia de organizarem um registro das informações constatadas e selecionadas pelo grupo através de um cartaz. Ofereça os materiais disponíveis para que elas possam utilizar de colagens das fotos, escrita espontânea de legendas ou pequenos textos e desenhos. Como este é o momento das crianças realizarem seus registros, esteja atento à forma que se organizam, dividem tarefas, selecionam informações nos materiais de consulta, decidem o que colar, escrever etc. Indique que coloquem um título no cartaz, como, por exemplo, “nossas comidas favoritas”. Faça intervenções que as auxiliem a garantir no registro os diferentes costumes e preferências das famílias das crianças do grupo. Esteja disponível para auxiliá-las conforme solicitam. Busque envolver todas as crianças na elaboração do registro coletivo. Caso alguma criança não queira participar, convide-a para utilizar os materiais disponíveis para criar individualmente alguma composição que a agrade.
5
Auxilie as crianças no controle do tempo, para que elas possam se organizar garantindo que todas tenham a oportunidade de compartilhar suas experiências sobre as comidas favoritas, as receitas que foram trazidas e de participar do registro. Quando estiver chegando próximo do momento de finalizar esta etapa da atividade, avise que em cinco minutos precisam concluir e se reunir novamente em roda. Ressalte esta informação em três minutos.
Passados os cinco minutos, comente que chegou o momento de todos juntos se organizarem para o outro momento, no qual vão se reunir novamente em roda no grande grupo para compartilhar seus registros.
6
Já em nova roda com o grande grupo, convide as crianças para conversar sobre como foi se reunir com os colegas para compartilhar suas preferências de comida, os hábitos das famílias e o que elas puderam observar e registrar a partir desta troca. Garanta que cada grupo apresente e fale sobre o cartaz que elaborou. Caso alguma criança não tenha participado da etapa anterior e queira neste momento participar da conversa coletiva, favoreça que ela fale das preferências de sua família.
Se a atividade nos pequenos grupos foi desenvolvida em diferentes dias, esta etapa será realizada após a conclusão do cartaz por todos os grupos.
Para finalizar:
Combine com a turma que podem montar uma exposição com os cartazes para apreciarem depois, com mais tempo e com suas famílias na hora de saída. Caso achem interessante socializar também em algum meio digital do qual a escola disponha (como facebook, blog, site, grupos de whatsapp), proponha que as crianças fotografem os cartazes. Ao concluir os combinados, veja com elas o que precisa ser organizado na sala para se dirigirem à próxima atividade do dia.
Desdobramentos
Um interessante desdobramento a partir desta atividade é se organizar junto às crianças, a partir de seus interesses, para realizar uma ou várias das receitas que mais aparecem nos registros da turma.Esta ação também pode ser feita em conjunto com as famílias, convidando-as para participar deste momento.
Engajando as famílias
Esta é uma atividade que prevê o engajamento com as famílias desde o princípio. Entretanto, é importante compartilhar também as ações das crianças a partir do que foi solicitado às famílias. Uma estratégia interessante é a exposição dos cartazes feitos pelas crianças em local que todos tenham acesso no momento de entrada ou saída. Além disso, seria interessante convidar a família para participar presencialmente, seja compartilhando com mais detalhes algum fato interessante sobre esta comida favorita que foi trazida ou algo que seja tradicional das famílias, seja para elaborar uma receita com as crianças.
Nossas Comidas Favoritas
Apresente a proposta
Grave um breve vídeo preparando uma de suas receitas favoritas ou contando às crianças qual é ela e porque gosta tanto dela. Diga, por exemplo, que a receita te lembra a infância ou que sua mãe gostava de fazê-la. Encerre com um convite:
- E você, qual sua receita favorita?
Envie-o por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.
Adaptações necessárias
Os pais ou responsáveis serão convidados a, junto às crianças, reconhecerem as preferências alimentares dos membros da família. Posteriormente, poderão fazer registros da receita preferida da família.
Sugira às famílias
Convide os pais ou responsáveis a conversarem com as crianças sobre a receitas favoritas das pessoas da família. De forma que as crianças e cada membro possam contar qual é a receita e porque gostam tanto dela. Sugira que, depois de falarem sobre as preferências alimentares, elejam qual é a favorita de toda a família, numa votação simples. Proponha que, junto das crianças, façam desenhos dessa receita, assim, poderão conversar com elas sobre os ingredientes e o modo de fazer. Depois, podem expor os desenhos em algum lugar da casa que fique visível à todos.
Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a compartilhar a receita e os desenhos de modo que você possa agrupá-los e partilhá-los com as outras famílias. Sugira a construção de um compilado de receitas favoritas da turma, que poderá ser compartilhado via Documentos Google ou por WhatsApp. As famílias poderão testá-las em outros momentos de convívio familiar. Você pode fazer uma indicação de sua receita favorita também! No retorno à escola, as crianças podem confeccionar um livro de receitas da turma.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Sandra Bonotto
Mentor: Wildes Gomes de Campos
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência: O Eu, o Outro e o Nós. Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação. Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.
Objetivos e códigos da Base
(EI03ET06) Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
Abordagem didática: Além de a alimentação estar diretamente relacionada às condições essenciais da vida humana, os hábitos alimentares dizem muito das tradições culturais de um povo. Dessa maneira, a temática é rica em possibilidades exploratórias relativas ao campo sensório, à aquisição de hábitos saudáveis e à ampliação de referências alimentares. Sendo a maioria das descobertas de ordem sensorial, é fundamental que esta natureza seja reconhecida e valorizada nas vivências planejadas com e para as crianças.