Plano de Aula

Plano de aula: Apresentando nosso catálogo de animais brasileiros

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Animais dos biomas brasileiros

Habilidades BNCC:

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para esta atividade, é necessário ter realizado as etapas dos planos anteriores desta sequência, chegando à finalização do Catálogo de Animais Brasileiros da turma. Já deve ter ocorrido o convite (feito pelas crianças) às pessoas com quem as crianças escolheram compartilhar o catálogo (familiares, outra turma, funcionários ou comunidade em geral). Se for opção da turma,vocês já devem ter planejado e elaborado elementos para a decoração da sala.

Para ambientação da sala e compartilhamento com os visitantes,é importante que tenham selecionado juntos alguns livros, vídeos e músicas utilizados na pesquisa, fotos do processo e demais recursos que permearam a construção do catálogo.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

1- Conversando sobre animais

2- Escolhendo alguns animais para conhecer melhor

3- Pesquisando sobre animais dos biomas brasileiros

4- Organizando o catálogo de animais brasileiros

5- Apresentando nosso catálogo de animais brasileiros

Materiais:

1) Catálogo de Animais Brasileiros da turma.

2) Outros materiais utilizados durante a pesquisa, como: vídeos escolhidos pelas crianças, aparelho de reprodução de imagem (televisão, notebook ou tablet, por exemplo); imagens dos animais pesquisados e de seus habitats; livros, revistas, informativos, enciclopédias e catálogos; áudios com sons da natureza e dos animais do catálogo; aparelho de reprodução sonora (aparelho de som ou celular, por exemplo); fotos tiradas durante o processo.

2) Elementos decorativos preparados anteriormente pela turma (se houver).

3) Recursos para sinalização, identificação e organização da exposição: cartolina, canetinhas, lápis grafite, borracha, apontador, fita adesiva, cola, tesoura.

Espaços:

Este momento de compartilhamento do Catálogo de Animais Brasileiros da turma e do processo de pesquisa e construção que o envolveu pode ser planejado para ocorrer na sala da turma, na biblioteca ou em um auditório. Deve ser um espaço amplo, para comportar as crianças da turma e seus convidados.Esta organização também dependerá de quem as crianças escolheram convidar, da quantidade e tipo de público, (se serão as próprias crianças da escola ou familiares). Planeje tanto em relação à quantidade de pessoas como do local e equipamentos para acomodação delas. É importante definir estas questões previamente, acertando que for necessário com a gestão da escola, limpeza e arrumação prévia dos espaços.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças escolhem os recursos com os quais querem trabalhar durante a organização? Como se dá a interação entre elas para estas escolhas?

2. Que expressões verbais e gestuais as crianças utilizam para compartilhar os conhecimentos e vivências que foram significativos à elas durante as atividades da sequência?

3. Como as crianças se comunicam com os convidados? Demonstram segurança e tranquilidade? Em que situações isso fica evidente?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Esta atividade envolve diversidade de recursos e linguagens para a apresentação do percurso do grupo durante a Sequência. Sendo assim, as crianças têm múltiplas possibilidades de envolvimento e interação, conforme suas preferências. Converse com elas sobre estas possibilidades, buscando estratégias para que todas participem e respeitando as individualidades.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Com o grande grupo reunido, retome o propósito de compartilhamento do Catálogo de Animais Brasileiros da turma. As crianças podem ter optado por uma apresentação do catálogo aos familiares e colegas da escola, ou podem ter escolhido fazer o lançamento na biblioteca. Chegou o dia de receberem os convidados e agora precisam planejar como será este momento. Conversem trocando ideias sobre como irão expor. Enriqueça a discussão com questões como: quando os convidados chegarem, irão encontrar o catálogo em que local do ambiente? O que é importante dizer sobre ele? Como iremos apresentá-lo?


2

Diga às crianças que, para os convidados saberem como foi o processo de elaboração do catálogo, vocês podem usar os recursos utilizados na pesquisa, as imagens dos animais brasileiros da exposição, os livros, vídeos e músicas (previamente selecionados). Podem também expor as fotos dos processos de pesquisa e construção do catálogo. Conversem sobre os elementos que dispõem para compor o ambiente e planejem sua organização. Onde podemos dispor cada um? Onde ficariam boas as fotos? Onde colocaremos o catálogo? E os vídeos que selecionamos, onde ficaria melhor transmiti-los? Nós separamos estes livros, como os organizaremos?

Faça um registro no quadro das soluções encontradas pela turma para a organização dos recursos: catálogo de Animais Brasileiros, vídeos, imagens dos animais, pesquisas impressas enviadas pelos familiares, livros infantis, informativos, fotos dos grupos pesquisando e trabalhando na organização do catálogo, áudios com som de natureza, de animais e elementos decorativos.


3

A partir do registro, problematize sobre qual a maneira de apresentar cada um dos elementos. Exemplos: quem irá apresentar o catálogo? É necessário ter um grupo de crianças em frente ao painel de fotos? O que elas contarão aos convidados? Quem gostaria de ficar com esta tarefa? E na transmissão dos vídeos, quais serão os responsáveis? Que informações podem dar?


Vocês podem, por exemplo, combinar que uma criança de cada grupo que realizou a pesquisa explique sobre a ficha do animal pesquisado (no momento de apresentação do catálogo). É importante promover a reflexão sobre aspectos relacionados às diferenças individuais. Algumas crianças podem se sentir mais à vontade para se expressar oralmente, interagindo mais com os convidados, dialogando e esclarecendo as dúvidas, enquanto outras podem assumir funções, como operar os aparelhos de transmissão de vídeo e áudio.

4

Planejem como será a dinâmica de recepção dos convidados. Por exemplo, primeiro será apresentado o catálogo, depois eles terão tempo para circular pela sala e interagir com os elementos expostos e, ao final, ocorrerá um encerramento. Para o encerramento, vocês podem convidá-los a dançarem juntos uma canção que a turma tenha vivenciado. Por exemplo, a Ciranda dos Bichos, Eco Bebê Biomas do Brasil. Também é possível aumentar o volume do som de natureza e chamá-los para imitar um dos animais estudados nas pesquisas. É importante conversarem sobre como irão interagir com os visitantes em cada momento: como irão recepcioná-los, o que as pessoas costumam dizer ao receber convidados, onde vão acomodá-los, o que dirão na despedida e como podem expressar gratidão por terem aceitado o convite. Vocês podem combinar algumas frases para recebê-los quando chegarem, como: “Sejam bem vindos! Estamos felizes que tenham vindo para conhecer nosso Catálogo de Animais Brasileiros”.


5

Proponha que as crianças dividam-se em pequenos grupos, com quantidades semelhantes de participantes. Diga para escolherem o que querem organizar na sala (catálogo, fotos, pesquisas enviadas pelas famílias, livros, vídeos etc.), seguindo o que ficou acordado no grande grupo em relação à divisão do espaço e maneira que deve ser exposto. Observe como as crianças se dividem e as opções que fazem. Converse com elas perguntando por que escolheram determinado material para organizar. Ouça suas expressões e argumentos. Faça intervenções, por exemplo, se um grupo ficar muito grande e outro com número reduzido de crianças, ou se um dos materiais não for escolhido. Converse com os pequenos levantando ideias para solucionar tais questões. Indique o tempo que terão para essa organização, respeitando o horário combinado para a chegada dos convidados.


6

Enquanto as crianças organizam os recursos nos espaços previamente combinados, circule entre os grupos e observe como trabalham em equipe. Se perceber que alguma criança não está envolvida com a tarefa, faça intervenções. Combine com o grupo uma atividade que possa ser desempenhada por todos. Apóie as instalações ou incentive o apoio entre os pequenos, por exemplo, ao manusear uma fita adesiva, na construção do painel de fotos, ou caso o grupo deseje sinalizar e identificar o espaço. Auxilie quanto ao acesso aos materiais necessários e na escrita. Seja o escriba ou sugira que uma criança alfabetizada escreva, se desejar.

Após a finalização da organização. Verifiquem se está tudo pronto como o planejado, se querem mudar ou acrescentar algo na arrumação, se todos os elementos estão visíveis, se há espaço para acomodar os convidados e para circulação. Façam as alterações necessárias. Retome com os pequenos a dinâmica planejada. Façam os últimos combinados, revisando a divisão de tarefas feita anteriormente. Peça que as crianças se disponham pelo ambiente conforme as ações que irão desempenhar.


7

Recebam os convidados no ambiente preparado. Incentive as crianças responsáveis por este acolhimento inicial a expressarem palavras de boas vindas aos visitantes, conforme conversaram no planejamento. Conte a elas o propósito deste momento (apresentação do Catálogo de Animais Brasileiros da turma) e indique onde podem se acomodar. Com todos acomodados, iniciem a apresentação do catálogo. Apoie, sempre que necessário, quem estará explicando para os visitantes.

<início-prof>

Possíveis falas do professor neste momento: (para os alunos que estiverem explicando para os convidados) você poderia explicar aos nossos convidados o que é um catálogo? Conte pra eles como foi a escolha do animal pesquisado? Fale um pouco sobre as fontes de informação que usaram na pesquisa. Explique como vocês ordenaram as fichas.


8

Finalizada a apresentação, as crianças devem convidar os visitantes a circular pelo espaço, conhecer a história da elaboração do catálogo e um pouco mais das investigações que realizaram através dos elementos expostos. Atente-se como os pequenos estão interagindo com os convidados. Circule pelo espaço e observe os diálogos. Veja como comunicam suas vivências, se contam para os familiares sobre as pesquisas, que visitaram sites, assistiram aos vídeos, o que descobriram etc. Auxilie quando necessário. Garanta uma boa circulação dos visitantes pelos diversos ambientes construídos pelas crianças.

<início-prof>

Possíveis falas do professor neste momento: Por que você não convida aquele grupinho para assistir ao vídeo? Explique aos visitantes o que vocês estavam fazendo quando esta foto foi tirada.


Para finalizar:

Após os convidados interagirem com as crianças e com os materiais e recursos disponíveis, convide-os, ou peça para uma criança convidar, a encerrar este momento com a atividade planejada. O encerramento pode ser com uma música para dançar ou uma imitação de animais. Aproveitem juntos este tempo de descontração e brincadeira. Após dançarem ou brincarem, agradeçam a presença dos convidados e sugira que eles se manifestem sobre este tempo de compartilhamento. Dê oportunidade para que as crianças da turma também expressem suas opiniões e impressões sobre esta vivência.

Conteúdos relacionados