
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Compartilhando descobertas
Contextos prévios:
Para realizar a filmagem proposta nesta atividade, é imprescindível que você já tenha construído uma agenda de etapas de produção do vídeo e um roteiro com as crianças do seu grupo. Observe que é importante que o tema do vídeo tenha sido estabelecido por meio de uma estratégia dialógica acerca de um projeto investigativo em que elas estejam engajadas. Dessa forma, elas utilizam a linguagem visual para compartilharem as descobertas feitas no percurso do projeto. Embasados no roteiro e agenda, vocês já selecionaram os locais para gravação, as falas e ações para compor o vídeo e os papéis que as crianças irão desempenhar: apresentando, filmando ou fotografando os bastidores. É necessário que você tenha planejado e organizado com elas os equipamentos para a gravação, registros fotográficos, entre outros ligados a temática do projeto partilhado.
Para apoiar os contextos de aprendizagens acerca da criação de vídeos com as crianças sugerimos que assista aqui uma série de vídeos que o ajudará a oportunizar propostas cada vez mais ricas para sua turma.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
1.Compartilhando descobertas em vídeo
4. Editando um vídeo em pequenos grupos.
5. Publicação de um vídeo das descobertas da turma.
Espaços:
Planeje, seguindo o roteiro inicial escrito com as crianças, a disponibilidade dos locais em que serão realizadas as filmagens. Partilhe a proposta da atividade com a coordenação, com o grupo de professores e demais educadores da escola, combinando com eles os horários que utilizará cada espaço, a fim de que observem a necessidade de que apenas seu grupo esteja nos locais durante a atividade. Observe a necessidade de um espaço para realização da grande roda no ínicio e término da atividade.
Materiais:
Organize o roteiro do vídeo que criou com as crianças e a agenda que construíram para prever cada etapa da produção do vídeo. Em relação as filmagens, selecione dois equipamentos eletrônicos: um para as filmagens, ou seja, que grave vídeos, e outro para as fotografias. Esses equipamentos podem ser câmeras digitais, filmadoras ou um celular que possua uma câmera de qualidade (para não interferir nas imagens registradas pelas crianças). Um cartão de memória ou memória interna suficiente para armazenar os arquivos que serão criados. Será necessário que você selecione anteriormente algumas cenas de filmes ou vídeos, para demonstrar às crianças o uso de funções das câmeras que ressaltam certas informações (como o foco utilizado para revelar detalhe de algo). Você poderá encontrar um exemplo de cena com ênfase no foco aqui. Atente-se para a classificação indicativa dos vídeos e a preparação do dispositivo eletrônico que será utilizado para exibição.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 1 hora e 30 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como as crianças interagiram durante as filmagens? Colaboraram umas com as outras? Quais estratégias elencaram para resolver desafios? Apoiaram-se umas nas outras? Acolheram e contrapuseram ideias?Você precisou mediar os desafios?
2. De que forma as crianças reagiram aos recursos de filmagem explorados no primeiro momento da grande roda? Elas utilizaram eles durante as filmagens? Expressaram curiosidade ou consciência do efeito dos diferentes tipos de luz nas imagens?
3.De que forma as crianças se expressaram em frente ao vídeo? Que formas utilizaram para expressar a mensagem? Como as crianças que filmavam buscavam ressaltar essas expressões? Aproximavam a câmera? Usavam outro recurso?
<inicio-h1>Para incluir todos:
<fim-h1>
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Assegure-se de que todas as crianças conseguirão se movimentar com liberdade e segurança nos locais de filmagem. Apoie todas em relação às possíveis dificuldades que podem surgir com a utilização dos equipamentos, dando oportunidades para que participem de diferentes formas, dentro de suas possibilidades.
1
Reúna as crianças na grande roda. Inicie a atividade revendo com elas na agenda de filmagem as datas e etapas da produção do vídeo, celebrando animadamente que vocês chegaram ao dia das filmagens. Rememore a organização dos três grupos: um para a fotografia dos bastidores, um para filmagem e outro para atuação. Acorde o papel de cada grupo, a importância de seguir o roteiro e que, ao final das filmagens, vocês retornarão a grande roda. Combine também a duração da atividade. É importante prever durante a leitura da agenda do vídeo com as crianças que, caso o roteiro seja muito longo, podem ser usados mais dias para as filmagens.
2
Ainda na grande roda, mostre os equipamentos de filmagem e fotografia, explicando algumas funções mais simples para as crianças e exemplificando os usos de cada função. Exiba cenas de filmes ou vídeos que propiciem às crianças o entendimento da lógica da construção da informação. Para isso, é necessário que você analise as cenas junto com elas, estimulando a perceberem a expressão da fala, a interpretação frente a câmera, a necessidade de focar algum detalhe para ressaltar uma informação etc. É sugerido que você passe o material de filmagem de mão em mão, para que todas as crianças possam ver como funciona e evitar que elas se dispersem dos grupos durante a filmagem. Por fim, releia o roteiro junto com as crianças.
3
Ajude as crianças a se organizarem nos três pequenos grupos planejados durante a escrita do roteiro. Disponibilize para cada grupo os equipamentos de filmagem e fotografia. Em seguida, sigam para o primeiro espaço previsto no roteiro.
4
Observe que, ao chegar em cada um dos espaços selecionados, é fundamental que você apoie as crianças,ajudando quanto às posições dos grupose relendo a parte do roteiro envolvendo aquele espaço, sustentando a construção da cena. Enquanto estão envolvidas nesta construção, busque observar como estão se expressando em frente e atrás das câmeras. Acompanhe os grupos que estão utilizando os equipamentos de filmagem e fotografia, dando apoio em relação ao foco e enquadramento das imagens, assim como demais recursos exemplificados na grande roda.
Ao concluírem a cena, observe se as crianças encontram necessidade de fazer algum ajuste, fazendo uma rápida consulta no equipamento digital que estão utilizando. Lembre-as de que alguns detalhes serão organizados no momento da edição do vídeo. Caso as crianças sintam necessidade de fazer uma nova filmagem, acolha a proposição que fazem, ajudando a vencerem o desafio que justificou a nova filmagem. Caso perceba que é necessário, você pode propor que as crianças façam pequenos testes ou ensaios antes da gravação da cena.
5
Atente-se para os momentos de transição entre um espaço e outro, certificando-se de que todas as crianças estão juntas e cientes do próximo espaço para gravação. Neste momento, recorra ao roteiro para apoiar a organização.Ao seguirem para a composição de novas cenas, encoraje as crianças a testarem diferentes posições com a filmadora, observando como a luz pode interferir na qualidade da imagem. Estimule-as também a utilizarem recursos da câmera, como os vistos nos vídeos exibidos na grande roda. Observe ainda que, mesmo com a construção do roteiro em que foram elencadas falas para as crianças narrarem, há possibilidade de que elas, espontaneamente, façam interpretações improvisadas. Neste momento, reflita com o grupo se a mensagem pensada para a cena não sofre alteração frente ao improviso. Ao construírem os entendimentos, considere acolhê-los ou combinar que eles irão para uma parte especial do filme, na qual juntarão diversas cenas que, porventura, não foram utilizadas. Considere realizar as gravações em dois ou mais dias, caso o roteiro seja muito longo, as crianças estejam cansadas ou ocorra algum imprevisto, como chuva.
6
Para finalizar:
Em seguida, consulte com as crianças na agenda de filmagem a data para a próxima etapa de produção do vídeo. Direcione-as para a próxima atividade do dia.
Em outro dia, você poderá explicar às crianças que alguns filmes e documentários, antes de publicarem o vídeo completo, publicam algumas pequenas cenas em um vídeo curto chamado “trailer”. Assim, o público fica mais curioso para assistir o material completo quando for lançado. Você poderá ilustrar essa explicação, utilizando trailers de filmes infantis conhecidos pelas crianças e identificar com elas alguns aspectos importantes, como um ar de mistério ou uma curiosidade que fica no ar e que deixa todos com vontade de assistir ao filme completo. Proponha a escolha de algumas pequenas cenas e montem juntos um trailer, utilizando um editor de vídeo simples para cortar as cenas, acrescentar o título no início e, ao final, a data de publicação do vídeo.
Caso tenha realizado a atividade proposta nos possíveis desdobramentos do plano, envie aos pais e demais membros da comunidade escolar o trailer do vídeo das crianças e/ou exiba-o em algum lugar de destaque na escola, como uma televisão localizada no pátio ou na recepção. Você também poderá utilizar as fotos feitas pelas crianças durante as filmagens, para que, ao final, seja confeccionado um painel com o making off do vídeo junto com as fotos de outras etapas do processo, para organizar uma exposição para as famílias apreciarem.
Apresente a proposta
A temática desta sequência sugere que as crianças possam compartilhar seus percursos investigativos. Nessa adaptação, a partir do repertório de descobertas feitas em alguma investigação realizada pela turma, é sugerido às famílias que criem um vídeo das descobertas sobre o assunto pesquisado pelas crianças, a fim de compartilhá-lo com todas as famílias. Você pode adaptá-la ao final de um projeto de investigação que esteja realizando com as crianças ou retomar alguma investigação já realizada para aprofundar um tema específico.
Para disparar o convite, marque um encontro virtual com as crianças, para conversar sobre o tema. Celebre com elas as descobertas feitas no projeto investigativo, destacando o quanto você está orgulhoso por todo o percurso do grupo. Diga-lhes que as descobertas precisam ser partilhadas, o que gera grandes aprendizados para outras pessoas. Um desses exemplos são os cientistas, que, ao partilharem suas descobertas, proporcionam grandes impactos à sociedade. Proponha um diálogo a partir da pergunta:
- Como acham que poderiam compartilhar suas descobertas com outras pessoas?
- O que vocês podem me falar sobre isso?
É importante dar espaço para que tragam suas contribuições, hipóteses, conhecimentos etc. Acolha as sugestões e verdadeiramente considere aquelas que são viáveis para além do vídeo. Por fim, desafie-as a pensar sobre como poderão compartilhar esse vídeo com muitas pessoas em diversos lugares. Conduza a conversa de maneira envolvente, para encantar as crianças e motivá-las a saber mais sobre o assunto. Depois desse momento com as crianças, convide as famílias a realizar um vídeo de compartilhamento das descobertas das crianças, e diga que irá enviar uma mensagem orientando as próximas atividades que irá sugerir, mas que todas serão adaptadas ao contexto familiar, de forma que elas possam aprender e interagir com seus familiares de maneira agradável. Essa conversa é a adaptação da atividade “Compartilhando descobertas em vídeo”, em que o tema é disparado para as crianças.
Adaptações necessárias
No plano “Construindo o roteiro”, as famílias serão convidadas a criar juntos o roteiro de filmagens para a realização de um pequeno vídeo (entre dois e três minutos) que conte sobre uma descoberta. Sugira que decidam o que querem compartilhar (qual descoberta ou curiosidade sobre o tema) e registrem como será o passo a passo (as cenas), que pode ser em formato ilustrado, como em um storyboard. Compartilhe com as famílias exemplos de storyboards de filmes conhecidos.
No plano “Filmando descobertas”, as famílias serão convidadas a fazer as filmagens das descobertas, incentivando as crianças a se expressar e as apoiando.
No plano “Editando o vídeo em pequenos grupos”, as famílias serão convidadas a editar os vídeos junto com as crianças, colocando títulos, trilha sonora, fotos de making of etc. Compartilhe com as famílias uma playlist de músicas clássicas adequadas para a faixa etária, sugerindo que escolham uma para a trilha sonora, se quiserem, e também alguns tutoriais em vídeo sobre edição simples em celular por meio de apps, como o VideoShow, por exemplo (disponível aqui).
No plano “Publicando o vídeo das descobertas da turma”, as famílias serão convidadas a realizar o compartilhamento do vídeo.
Sugira às famílias
No plano “Construindo o roteiro”, convide pais e responsáveis a oportunizar situações que incluam a escuta atenta das ideias e das curiosidades das crianças, bem como das decisões que precisam ser tomadas para a construção do roteiro. Proponha que assistam juntos aos exemplos de storyboards e que definam com as crianças quais cenas farão parte do vídeo, podendo ilustrá-las.
No plano “Filmando descobertas”, convide pais e responsáveis a retomar com as crianças o roteiro construído e realizar as filmagens. É importante que as famílias oportunizem a participação ativa das crianças e colaborem com o que for necessário, podendo revezar com as crianças entre encenar e filmar, e dando espaço para que elas se expressem nas mais diferentes linguagens.
No plano “Editando o vídeo em pequenos grupos”, convide pais e responsáveis a editar os vídeos a partir de seus conhecimentos ou sugestões oferecidas por você sobre edição. Considere apoiar as famílias nessa etapa e sugira que possam incluir as crianças nas decisões sobre a edição dos vídeos, a trilha sonora etc.
Para compartilhar com o grupo
Convide pais e responsáveis a compartilhar com você os vídeos construídos. Ao receber os registros, você pode dar devolutivas às famílias, validando as ações das crianças e parabenizando suas conquistas. Depois, agrupe-os e compartilhe-os com todo o grupo, de modo que as famílias possam se inspirar nas produções. Esse compartilhamento também pode ser feito num grupo fechado de Facebook, Instagram, Flickr (disponível aqui) ou outras plataformas digitais que mais se adequem à realidade das suas famílias, respeitando a política de divulgação de imagens da sua escola. Essa estratégia é a adaptação da última atividade da sequência: “Publicando o vídeo das descobertas da turma”.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Leiry Kelly Oliveira
Mentor: Camila Bon
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. O eu, o outro e o nós.
Objetivos e códigos da Base
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03ET02) Observar e descrever mudanc?as em diferentes materiais, resultantes de ac?o?es sobre eles, em experimentos envolvendo feno?menos naturais e artificiais.
(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
Abordagem didática:
As tecnologias digitais disponibilizam uma série de recursos que promovem e acionam aprendizagens de diferentes naturezas. Ao serem convidadas a produzir um material audiovisual sobre suas descobertas, para que outras pessoas possam aprender com elas sobre a sustentabilidade do planeta, as crianças se deparam com questões ligadas às características desse recurso midiático. Assim, aprendem tanto sobre a ferramenta, quanto sobre a situação comunicativa em si.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: