Plano de Aula

Plano de aula: Folclore: A festa do Boi em diferentes representações

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Músicas regionais

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para essa atividade, pesquise o contexto das brincadeiras do “Boi de mamão”, que ocorrem no sul do país. Conheça os personagens dessa festa popular e a sequência em que aparecem, assim poderá ampliar as possibilidades de investigação das crianças. Durante a primeira etapa do plano, você encontrará referências à atividade anterior, onde foi abordado o Bumba meu boi, característico do Maranhão. A sugestão é seguir a sequência das atividades ou adequar a forma de apresentação da “Festa do Boi de Mamão”. Se você é da região onde essa festa é popular, terá mais elementos e materiais para enriquecer o plano e para encaminhar as proposições junto às crianças. Aproveite essa oportunidade para valorização da cultura local.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Diversidade Cultural - "Bumba meu boi".

A festa do boi em diferentes representações.

Conhecendo e explorando instrumentos da festa do Boi.

Construindo nosso Boi

Brincando de Boi com outras turmas da escola.

Materiais:

Aparelho para reprodução de som e imagem, vídeo com apresentação do “Boi de mamão”, aqui a sugestão é: Brincadeiras Regionais, Região Sul - Nova Escola (reproduzir o vídeo a partir de 2 min e 20seg). Áudio das canções que apresentam os personagens da festa, sugestão: CD Boi de Mamão - Ndi. Ufsc (canções 1,8,9). Letra impressa das músicas, segue o link: letra das canções. Máscaras, microfones, instrumentos musicais disponíveis na escola, como pandeiros, maracás, tambores. Materiais de largo alcance, como: caixas de papelão, tecidos, caixas de ovos, embalagens de iogurte, tubos de papelão, lã, cabos de vassoura ou outros que possam ser interessantes para a proposta. Materiais para registro do professor: câmera fotográfica ou celular, gravador de voz ou material para registro escrito.

Espaços:

Essa atividade pode ser desenvolvida na sala de atividades ou em outro espaço que favoreça a reprodução de áudio e vídeo.

Tempo sugerido:

Entre 40 minutos e 1 hora.

Perguntas para guiar suas observações:

Como ocorre o envolvimento das crianças ao compartilhar as experiências familiares? De que forma demonstram interesse em contar suas experiências e conhecer as informações apresentadas pelos colegas?

Quais os elementos envolvidos nas apresentações do “Boi de mamão” que mais chamam a atenção das crianças e como demonstram esse interesse?

Como acontece a exploração de sons e movimentos corporais durante a encenação livre? Que critérios usam para formar seus pares durante essa vivência?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Como a proposta prevê o uso de áudios e vídeos, organize situações de ajuda entre as crianças para que todas possam compreender. Favoreça um ambiente agradável e convidativo onde todas se sintam motivadas a participar. Valorize suas hipóteses e comentários acerca da manifestação cultural. Durante a encenação livre, garanta um espaço adequado à movimentação e evite locais com degraus, piso muito liso ou ocupado por muitos móveis.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Reúna as crianças em grande rodae compartilhe que é o momento de contarem o que descobriram com suas famílias sobre a festa do Boi. As crianças devem apresentar seus relatos, fotos e objetos que trouxeram. Aproveite para problematizar as informações que as crianças trazem, talvez perguntando em que lugar ocorreu a festa registrada na foto, ou como acham que essa festa foi organizada. Objetos podem ajudar a construir um contexto. Por exemplo, se uma criança traz um pequeno boi de cerâmica, você pode perguntar por que acham que aquele boi pode representar o Boi da festa e se existe alguma semelhança entre esse boi e o que viram no vídeo da atividade anterior (Bumba meu boi). Isso também poderá acontecer a partir de um instrumento musical. Será que em todas as festas de Boi se usa esse instrumento? Fique atento se as crianças trazem informações de diferentes formas de dançar o Boi. Se necessário, retome alguns relatos que as próprias crianças fizeram para que elas percebam a diversidade. Você pode antecipar algum objeto ou imagens para compartilhar com o grupo, garantindo algum elemento para a conversa, caso nenhuma criança tenha trazido algo. A partir desse diálogo e da exploração dos materiais, pergunte se elas já ouviram falar do Boi de mamão. Convide as crianças para conhecer essa brincadeira típica no sul do Brasil.


2

Proponha que, para conhecer esse outro Boi, as crianças irão assistir a um vídeo que mostra como brincam o Boi de mamão em Santa Catarina. Em seguida, elas poderão brincar o Boi de Mamão junto com os colegas da sala. Inclusive, enquanto assistem ao vídeo, elas podem escolher um personagem e observar como ele participa da festa. Reproduza o vídeo sugerido: Brincadeiras Regionais, Região Sul - Nova Escola, (a partir de 2min e 20seg) ou outro que tenha pesquisado com antecedência.

Observe como as crianças reagem enquanto assistem ao vídeo, suas falas e gestos, quais as associações fazem com o Bumba meu boi e se relacionam alguma característica do Boi de mamão com relatos trazidos de casa. Após o vídeo, converse com elas sobre as impressões, o que gostaram e como as crianças brincavam com o Boi no vídeo. Traga a atenção para os demais personagens, além do Boi, para que elas comentem o que observaram sobre os personagens que entram na brincadeira e a possível função deles na festa do Boi de Mamão.


3

Convide as crianças para conhecer mais sobre esses personagens, diga que ouvirão três canções, uma para cada personagem. Peça para que fiquem atentas para perceber quais são! O áudio sugerido: CD Boi de Mamão - Ndi. Ufsc (canções 7,8,9), traz a canção do boi, do cavalinho e da cabra, personagens que aparecem no vídeo. Se as crianças desejarem, reproduza novamente os áudios. Elas podem cantar junto ou acompanhar o ritmo, batendo palmas ou realizando movimentos expressivos, como preferirem. Depois de ouvir com as crianças, mostre que você trouxe a letra das canções que falam sobre os personagens. Apresente os cartazes com as letras e pergunte onde querem fixar. Negocie com as crianças um lugar de fácil acesso onde todas possam consultar, sempre que quiserem. Outros materiais apresentados durante a conversa inicial também podem compor esse espaço. Proponha que escolham um personagem da festa, e convide-as para brincar de Boi de mamão.


4

Pergunte sobre o que será que precisamos para brincar de Boi de mamão. Diga que trouxe alguns objetos que elas poderão escolher para improvisar o personagem escolhido. Se notar que alguma criança ainda está indecisa, ajude-a para que ela possa construir seu personagem, ou, se preferir, auxiliar algum colega e brincar com ele.Disponibilize alguns objetos que podem ser relacionados a festa, como máscaras, instrumentos musicais (pandeiros, maracás, tambores ou outros disponíveis na escola), microfones e alguns de largo alcance, como tecidos, caixas de papelão ou outros que podem ser interessantes para a proposta.As crianças podem escolher construir individualmente ou em pequenos grupos. Observe como interagem com os colegas e formam seus pares, auxilie se tiverem dificuldade para definir os materiais.

Possíveis falas do professor neste momento: Caso uma criança mostre dificuldade ou indecisão para escolher o material, você poderá dizer: Você já pensou com qual personagem quer brincar? Nós temos caixas, tecidos, máscaras (cite alguns dos materiais). O que podemos usar para fazer o Boi, ou o cavalinho, ou a cabra? Qual deles você gostou mais?


5

Reproduza os áudios com as canções já ouvidas. As crianças devem ficar livres para dançar e encenar os personagens da festa a partir das referências que construíram com base nas conversas e vídeos que assistiram. Caso alguma criança não queira encenar, ofereça os instrumentos musicais como alternativa para que acompanhem o ritmo da música.

Combine o tempo que terão para a brincadeira e aproveite esse momento para observar e registrar. Perceba os movimentos que elas realizam, se buscam reproduzir algumas cenas da história do Boi, se acompanham as canções etc. A partir das letras das canções você pode indicar algumas interações dos personagens no contexto das brincadeiras das crianças.


Para finalizar:

Diga que terão a oportunidade de brincar mais quando estiver perto do horário de saída. Assim, elas poderão mostrar para as famílias suas descobertas e construções da festa do Boi de mamão. Combine com as crianças um local adequado para guardar os materiais até a hora de retomar a brincadeira.

Conteúdos relacionados