Atividade para impressão - CANÇÕES DO BOI DE MAMÃO
Plano de Aula
Plano de aula: Folclore: A festa do Boi em diferentes representações
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Músicas regionais
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Para essa atividade, pesquise o contexto das brincadeiras do “Boi de mamão”, que ocorrem no sul do país. Conheça os personagens dessa festa popular e a sequência em que aparecem, assim poderá ampliar as possibilidades de investigação das crianças. Durante a primeira etapa do plano, você encontrará referências à atividade anterior, onde foi abordado o Bumba meu boi, característico do Maranhão. A sugestão é seguir a sequência das atividades ou adequar a forma de apresentação da “Festa do Boi de Mamão”. Se você é da região onde essa festa é popular, terá mais elementos e materiais para enriquecer o plano e para encaminhar as proposições junto às crianças. Aproveite essa oportunidade para valorização da cultura local.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Diversidade Cultural - "Bumba meu boi".
A festa do boi em diferentes representações.
Conhecendo e explorando instrumentos da festa do Boi.
Brincando de Boi com outras turmas da escola.
Materiais:
Aparelho para reprodução de som e imagem, vídeo com apresentação do “Boi de mamão”, aqui a sugestão é: Brincadeiras Regionais, Região Sul - Nova Escola (reproduzir o vídeo a partir de 2 min e 20seg). Áudio das canções que apresentam os personagens da festa, sugestão: CD Boi de Mamão - Ndi. Ufsc (canções 1,8,9). Letra impressa das músicas, segue o link: letra das canções. Máscaras, microfones, instrumentos musicais disponíveis na escola, como pandeiros, maracás, tambores. Materiais de largo alcance, como: caixas de papelão, tecidos, caixas de ovos, embalagens de iogurte, tubos de papelão, lã, cabos de vassoura ou outros que possam ser interessantes para a proposta. Materiais para registro do professor: câmera fotográfica ou celular, gravador de voz ou material para registro escrito.
Espaços:
Essa atividade pode ser desenvolvida na sala de atividades ou em outro espaço que favoreça a reprodução de áudio e vídeo.
Tempo sugerido:
Entre 40 minutos e 1 hora.
Perguntas para guiar suas observações:
Como ocorre o envolvimento das crianças ao compartilhar as experiências familiares? De que forma demonstram interesse em contar suas experiências e conhecer as informações apresentadas pelos colegas?
Quais os elementos envolvidos nas apresentações do “Boi de mamão” que mais chamam a atenção das crianças e como demonstram esse interesse?
Como acontece a exploração de sons e movimentos corporais durante a encenação livre? Que critérios usam para formar seus pares durante essa vivência?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Como a proposta prevê o uso de áudios e vídeos, organize situações de ajuda entre as crianças para que todas possam compreender. Favoreça um ambiente agradável e convidativo onde todas se sintam motivadas a participar. Valorize suas hipóteses e comentários acerca da manifestação cultural. Durante a encenação livre, garanta um espaço adequado à movimentação e evite locais com degraus, piso muito liso ou ocupado por muitos móveis.
O que fazer durante?

1
Reúna as crianças em grande rodae compartilhe que é o momento de contarem o que descobriram com suas famílias sobre a festa do Boi. As crianças devem apresentar seus relatos, fotos e objetos que trouxeram. Aproveite para problematizar as informações que as crianças trazem, talvez perguntando em que lugar ocorreu a festa registrada na foto, ou como acham que essa festa foi organizada. Objetos podem ajudar a construir um contexto. Por exemplo, se uma criança traz um pequeno boi de cerâmica, você pode perguntar por que acham que aquele boi pode representar o Boi da festa e se existe alguma semelhança entre esse boi e o que viram no vídeo da atividade anterior (Bumba meu boi). Isso também poderá acontecer a partir de um instrumento musical. Será que em todas as festas de Boi se usa esse instrumento? Fique atento se as crianças trazem informações de diferentes formas de dançar o Boi. Se necessário, retome alguns relatos que as próprias crianças fizeram para que elas percebam a diversidade. Você pode antecipar algum objeto ou imagens para compartilhar com o grupo, garantindo algum elemento para a conversa, caso nenhuma criança tenha trazido algo. A partir desse diálogo e da exploração dos materiais, pergunte se elas já ouviram falar do Boi de mamão. Convide as crianças para conhecer essa brincadeira típica no sul do Brasil.
2
Proponha que, para conhecer esse outro Boi, as crianças irão assistir a um vídeo que mostra como brincam o Boi de mamão em Santa Catarina. Em seguida, elas poderão brincar o Boi de Mamão junto com os colegas da sala. Inclusive, enquanto assistem ao vídeo, elas podem escolher um personagem e observar como ele participa da festa. Reproduza o vídeo sugerido: Brincadeiras Regionais, Região Sul - Nova Escola, (a partir de 2min e 20seg) ou outro que tenha pesquisado com antecedência.
Observe como as crianças reagem enquanto assistem ao vídeo, suas falas e gestos, quais as associações fazem com o Bumba meu boi e se relacionam alguma característica do Boi de mamão com relatos trazidos de casa. Após o vídeo, converse com elas sobre as impressões, o que gostaram e como as crianças brincavam com o Boi no vídeo. Traga a atenção para os demais personagens, além do Boi, para que elas comentem o que observaram sobre os personagens que entram na brincadeira e a possível função deles na festa do Boi de Mamão.
3
Convide as crianças para conhecer mais sobre esses personagens, diga que ouvirão três canções, uma para cada personagem. Peça para que fiquem atentas para perceber quais são! O áudio sugerido: CD Boi de Mamão - Ndi. Ufsc (canções 7,8,9), traz a canção do boi, do cavalinho e da cabra, personagens que aparecem no vídeo. Se as crianças desejarem, reproduza novamente os áudios. Elas podem cantar junto ou acompanhar o ritmo, batendo palmas ou realizando movimentos expressivos, como preferirem. Depois de ouvir com as crianças, mostre que você trouxe a letra das canções que falam sobre os personagens. Apresente os cartazes com as letras e pergunte onde querem fixar. Negocie com as crianças um lugar de fácil acesso onde todas possam consultar, sempre que quiserem. Outros materiais apresentados durante a conversa inicial também podem compor esse espaço. Proponha que escolham um personagem da festa, e convide-as para brincar de Boi de mamão.
4
Pergunte sobre o que será que precisamos para brincar de Boi de mamão. Diga que trouxe alguns objetos que elas poderão escolher para improvisar o personagem escolhido. Se notar que alguma criança ainda está indecisa, ajude-a para que ela possa construir seu personagem, ou, se preferir, auxiliar algum colega e brincar com ele.Disponibilize alguns objetos que podem ser relacionados a festa, como máscaras, instrumentos musicais (pandeiros, maracás, tambores ou outros disponíveis na escola), microfones e alguns de largo alcance, como tecidos, caixas de papelão ou outros que podem ser interessantes para a proposta.As crianças podem escolher construir individualmente ou em pequenos grupos. Observe como interagem com os colegas e formam seus pares, auxilie se tiverem dificuldade para definir os materiais.
Possíveis falas do professor neste momento: Caso uma criança mostre dificuldade ou indecisão para escolher o material, você poderá dizer: Você já pensou com qual personagem quer brincar? Nós temos caixas, tecidos, máscaras (cite alguns dos materiais). O que podemos usar para fazer o Boi, ou o cavalinho, ou a cabra? Qual deles você gostou mais?
5
Reproduza os áudios com as canções já ouvidas. As crianças devem ficar livres para dançar e encenar os personagens da festa a partir das referências que construíram com base nas conversas e vídeos que assistiram. Caso alguma criança não queira encenar, ofereça os instrumentos musicais como alternativa para que acompanhem o ritmo da música.
Combine o tempo que terão para a brincadeira e aproveite esse momento para observar e registrar. Perceba os movimentos que elas realizam, se buscam reproduzir algumas cenas da história do Boi, se acompanham as canções etc. A partir das letras das canções você pode indicar algumas interações dos personagens no contexto das brincadeiras das crianças.
Para finalizar:
Diga que terão a oportunidade de brincar mais quando estiver perto do horário de saída. Assim, elas poderão mostrar para as famílias suas descobertas e construções da festa do Boi de mamão. Combine com as crianças um local adequado para guardar os materiais até a hora de retomar a brincadeira.
Desdobramentos
Você pode propor para as crianças conhecer os outros personagens da festa do Boi de mamão. Se for possível, organize uma pesquisa usando as mídias digitais ou reproduza as músicas do CD Boi-de-mamão, que contam sobre os demais personagens típicos da festa do Boi no Sul do país. Assim, as crianças poderão ampliar as possibilidades de brincar inserindo outros personagens dessa festa popular. Aproveite os materiais que você e as crianças trouxeram durante a investigação sobre o Boi e a impressão com a letra das canções, para organizar com as crianças uma pequena exposição em um canto da sala de atividades.
Engajando as famílias
Peça para que as crianças reorganizem os materiais usados em um ambiente externo, agradável e de fácil acesso aos pais, para brincarem novamente de Boi de mamão. Faça isto em horário próximo ao de saída. Dessa forma, enquanto as famílias chegam para buscá-las, podem observar a vivência das crianças com a música e dança do boi de mamão, brincando juntos ao convite das crianças.
A festa do boi em diferentes representações
Apresente a proposta
Envie, por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias, uma mensagem dizendo que você gostou muito de conhecer a festa do Boi de Mamão, e questionando as crianças se elas sabem que tipo de festa é essa. Faça o convite:
- Vocês não estão curiosos para saberem que festa é essa e conhecerem um pouco mais sobre o Boi de Mamão? Que tal aprendermos juntos e fazermos uma ilustração sobre nossa descobertas?
Adaptações necessárias
As famílias serão convidadas a ilustrarem as descobertas sobre a festa do Boi de Mamão. Proponha que adultos e crianças possam conhecer mais através de uma pesquisa na internet, com familiares (caso sejam da região da festa), ou assistindo a um vídeo sugerido por você (sugestão: Brincadeiras Regionais | Sul, Nova escola, disponível aqui). Se você é da região onde essa festa é popular, terá mais elementos e materiais para enriquecer o plano e encaminhar as proposições.
Sugira às famílias
Convide pais e responsáveis a se envolverem com as descobertas sobre a festa do boi de Mamão através do vídeo sugerido. Sugira que adultos e crianças possam, juntos, conversarem sobre as impressões, curiosidades e descobertas. Diga para aproveitarem o momento para potencializar as manifestações corporais, brincando de boi, imitando a dança, brincando de palmas, dançando ou pulando no ritmo etc., possibilitando que as crianças possam viver essa experiência de modo significativo e prazeroso. Proponha que busquem, juntos, os materiais possíveis para desenhar as impressões sobre a festa: papelão, cartolina, papel cartão ou sulfite, giz de cera, lápis de cor, lápis grafite, canetinhas hidrocor, giz de quadro, conforme o material disponível em casa. É importante que os adultos dialoguem sobre as descobertas e o que vão representar na produção. Ao final, solicite que ilustrem o que mais chamou atenção sobre a festa do Boi de Mamão.
Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a compartilharem com você as produções por meio de fotografias dos desenhos. É possível compartilhar com todo o grupo via Apresentações Google ou por Whatsapp. É esperado que, conforme você compartilhar essas ações, mais famílias se sintam estimuladas a realizarem a atividade. No retorno a escola, vocês podem imprimir as imagens e organizarem um mural dos desenhos das crianças sobre a festa do Boi de Mamão.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cristiane Martins Soares
Mentor: Wildes Gomes de Campos
Especialista do subgrupo etário: Mônica Samia
Campos de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Traços, sons, cores e formas. Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivos e códigos da Base
(EI03ET06) Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.
(EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
Abordagem didática:
As crianças aprendem sobre o mundo com base em suas vivências. Assim, a diversidade e as especificidades culturais são um importante elemento do currículo da Educação Infantil, pois promovem aprendizagens relativas ao mundo social, à valorização das culturas locais, às diversas funções da escrita e à construção das identidades dos pequenos. Ao interagir e apreciar as músicas características da região em que estão, as crianças terão assegurados os direitos de aprender a explorar, a se expressar, a se conhecer, a conviver, a participar e a brincar com diferentes sons, ritmos, timbres e gestos.