Plano de Aula

Plano de aula: Desenho de perspectiva

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Desenho de observação

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Nesta proposta as crianças irão retornar ao mesmo local (área verde) em que estiveram para a atividade do plano 1 desta sequência. Da mesma forma, se a visita for a algum local externo, organize os combinados prévios e autorizações, verificando também a possibilidade de ter outros funcionários acompanhando a visitação.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Desenho de observação da natureza

Desenhando em parceria

Aprimorando o desenho

Desenho de Perspectiva

Desenho de observação: Organizando a exposição

Materiais:

Fotografias impressas tiradas no plano Desenho de observação da natureza.

Máquinas fotográficas e ou celular de acordo com a disponibilidade da escola.

Equipamento para projeção das fotos (datashow, notebook, tablet ou mesmo celular, conforme recurso disponível). Suportes para o desenho: cartolina (cortada em tamanhos variados), folha sulfite ou A4. Lápis grafite, borracha, diversidade de gizes de cera, lápis de cor, canetinhas hidrocor, conforme o material disponível.Organize os materiais sobre uma mesa, para fácil acesso e escolha pelas crianças.

Espaços:

A atividade ocorrerá em dois espaços distintos, observações na área verde e o desenho na sala de atividades do grupo .

Na sala de atividades organize o espaço de forma a facilitar o acesso aos materiais que serão usados para desenhar. Cuide também para que esta arrumação fique chamativa e interessante para as crianças.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1hora e 15 min.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Na investigação, as crianças observam algo novo no elemento natural? Como reagem a isto?

2. Que ideias são trocadas entre as crianças sobre como se posicionar para examinar o elemento sob outro ponto de vista? De que forma atribuem estes novos olhares à ação de fotografar?

3.Durante a apreciação dos desenhos do grupo, as crianças identificam elementos, como traçados, formas e cores, que determinam serem os desenhos criados sobre uma mesma perspectiva? Como manifestam estas relações?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança.

Explorações em área verde são prazerosas e favorecem o envolvimento do grupo. Garanta que todas as crianças experimentem novas possibilidades de observação do elemento natural e façam seus registros fotográficos. Encoraje as narrativas e outras formas de socializarem suas descobertas, o modo de olhar e os detalhes percebidos, para que a troca favoreça o aprimoramento do desenho.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Partilhe com o grande grupo a proposta de retornarem à área verde para observarem novos elementos e tirarem outras fotografias. Para isso, mostre que você organizou no varal ou painel, ou mesmo em uma mesa, as fotografias tiradas no plano Desenho de observação da natureza. Conte às crianças que elas farão a escolha de uma nova imagem de um componente da natureza, para, em seguida, voltarem ao local em que a fotografia foi tirada para novas investigações das características do elemento natural.

Compartilhe que irão experimentar formas diferentes de apreciação, conferir se é possível vê-lo da mesma maneira que está representado na foto, olhar atentamente se houve alguma mudança e também tirar novas fotografias deste elemento.Adiante para a turma que após a vivência, todos retornarão para a sala de atividades onde farão um novo desenho.

Informe que vocês farão uma roda de conversas na área verde, para discutir e trocar ideias sobre as apreciações realizadas e para pensar em possibilidades de registro das informações obtidas nesta nova visita.


2

Convide as crianças a iniciarem seu processo de escolha. Programe um tempo de aproximadamente 10 minutos para que vejam as fotografias e selecionem entre si apenas uma imagem para direcionar a exploração externa.

Defina com elas a forma de escolha da imagem, combinando que terão outras oportunidades de atividade para as demais fotos.Feito a escolha, planeje acordos em relação a visita à área externa. Indique que realizem as observações junto a um colega, em duplas, para que conversem sobre a exploração e um possa auxiliar o outro no registro fotográfico .


3

Na área externa, conforme as possibilidades da escola, ofereça algumas cópias da fotografia escolhida para que as crianças possam utilizar como referência de posição. Se na primeira vez tiraram a foto em pé, por exemplo, de uma flor, agora irão buscar novas perspectivas, fotografando de diferentes lugares, sentadas, deitadas, de lado, distantes etc. Avise sobre o tempo que terão para essa investigação e acompanhe o processo de observação do elemento natural. FIque atento às falas, diálogos, movimentos e gestos que emergem desta ação. As crianças, por sua atitude investigativa, naturalmente irão explorar outras formasde visualização do elemento sem sua interferência direta. Por isso, neste momento de descobertas, observe como elas manifestam o olhar e as diferentes perspectivas, que movimentos fazem e como se posicionam. A partir destes observáveis, proponha que experimentem algo que o colega já vivenciou, podendo também participar com as crianças dessa investigação.

Possíveis falas do professor neste momento: Pessoal, olhem como o nosso amigo está fazendo para observar a flor (exemplo)! Eu também vou me deitar aqui para saber o que ele vê!


4

Após o tempo dado para a exploração, convide as crianças para se sentarem em roda com você no grande grupo e em volta do elemento investigado. Conversem sobre as observações e novas descobertas que estão sendo feitas. Interaja com elas, partilhando também suas investigações. Conte, por exemplo, como foi diferente olhar o elemento natural agora de outro jeito, de outra perspectiva e pergunte se alguém achou outra posição para a investigação e o que tem a compartilhar sobre isso. Durante a interação, oportunize também que algumas crianças se posicionem novamente em volta do elemento e o observem por cima, por baixo, de um lado, de outro, descrevendo para a turma conforme se movimentam. Destaque as diferenças relatadas para despertar a percepção de mudança conforme o ponto de vista.


5

Proponha novo registro com fotos a partir destes diferentes ângulos, informando que, retornando à sala de atividades, vão produzir seu desenho de observação a partir da posição escolhida. Novamente em duplas, as crianças combinam como vão tirar a fotografia, trocam sugestões e impressões, retomam os olhares e ângulos investigados antes para o registro da imagem por meio de nova fotografia.


6

De volta a sala de atividade do grupo, convide a turma para selecionar o material necessário, para que, individualmente, façam um desenho do elemento natural que foi visualizado e fotogrado em diferentes posições. Conforme as possibilidades, projete as novas fotografias para que as crianças tenham referências das diferentes perspectivas ao fazerem seu desenho. Durante a produção das crianças, circule entre elas observando o processo criativo e atentando-se às narrativas espontâneas. Esta interação lhe fornecerá informações sobre figurações e traços que as crianças representam. Ao notar que algumas crianças já estão terminando o desenho, comunique o tempo restante para o final da atividade.

Disponibilize uma caixa com materiais de largo alcance para que as crianças que concluírem a proposta possam criar brincadeiras com autonomia, enquanto as demais estão finalizando.


7

Conforme as crianças concluem seus desenhos, convide-as para colocarem eles no varal ou em um painel para apreciação do grupo. Durante este momento, elas podem buscar por semelhanças de perspectiva, percebendo colegas que desenharam o elemento natural a partir da mesma posição e como foi a representação. Ao observar que os diálogos se encerram, proponha que guardem os materiais usados durante a atividade e ajudem na organização dos espaços.


Para finalizar:

Informe às crianças que esta produção é a última da sequência de desenhos de observação e que logo vocês irão organizar uma exposição para mostrar as criações a todos familiares e amigos da escola.

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