
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fotografia
Contextos prévios:
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Como chegamos ao álbum digital
Partilha de olhares fotográficos
*A proposta convida as crianças para que, partindo da vivência com registros fotográficos, criem legendas para imagens que são de sua autoria. Por isso, é fundamental que a turma já esteja engajada em produções que envolvam fotografia. Selecionecom as crianças algumas fotografias, de modo que uma tenha uma foto de sua própria autoria. Identifique as imagens, inserindo o nome da criança autora do registro. Reúna-as em um arquivo digital, a fim de projetá-las utilizando tablets ou iPads. Caso não seja possível, faça a impressão das imagens para que o grupo possa utilizá-las como apoio no momento da criação da legenda.
Para a realização da atividade é necessário que você leia a respeito do fotógrafo Steve McCurry e selecione cerca de duas ou três imagens que possuam legendas. Você pode acessar informações sobre o fotógrafo e encontrar algumas fotografias dele aqui.
Materiais:
Esta atividade envolve a projeção de imagens e vídeos, portanto, considere organizarcomputador, projetor de imagens, tablets ou iPads e o arquivo com as imagens previamente identificadas. Faça a impressão das imagens que foram selecionadas pelo grupo. Reserve também uma prancheta, caneta e folhas de sulfite, que serão utilizadas no momento em que você assumirá o papel de escriba para apoiar as construções das crianças.
Espaços:
Preveja que a atividade acontecerá em um espaço interno. Cuide para que o ambiente tenha possibilidade de diminuição de luminosidade, tomadas disponíveis e mesa para acomodar o projetor de imagens. É fundamental que você teste os equipamentos e arquivos antes de propor a vivência para o grupo. Considere propor a disposição de um espaço acolhedor para as crianças, oportunizando, por exemplo, almofadas e cangas forradas para a acomodação do grupo. Cuide para que haja um espaço no qual as crianças possam se reunir em pequenos grupos escrever as legendas. ta.
Tempo sugerido:
Aproximadamente uma hora.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como as crianças expressaram suas impressões ao apreciar as fotografias? Nas fotografias em que o registro evidenciavam os colegas e a si próprias, o que seus olhares, movimentos e fala contavam?
2. De que maneira as crianças fizeram negociações ou defenderam seus pontos de vista nos momentos de discussões? Como fizeram para expressar pensamentos e emoções?
3. Ao ouvir as legendas criadas pelos outros grupos as crianças descobriram novas possibilidades demonstrando necessidade de recriar e repensar as frases? Quais as reações que tiveram enquanto os grupos se pronunciavam?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Para organizar as crianças em grupos, reúna a diversidade de habilidades delas, agrupando, por exemplo, aquelas que tendem a observar detalhes com aquelas que mostram um olhar mais global sobre a imagem. lAtente-se ainda às diversas formas de expressões que as crianças utilizam para imprimir suas construções e relações nas buscas de significados, sendo assim, escute-as atentamente, buscando acolher e interpretar seus gestos, expressões faciais, surpresas e encantos nos encontros estabelecidos na atividade.
1
Convide as crianças para se acomodarem no espaço de apreciação de fotografias que você organizou. Conte que hoje você reservou um momento do dia para elas apreciarem fotografias que possuem legendas. Investigue junto ao grupo os conhecimentos que possuem acerca de legendas fotográficas. Acolha esses conhecimentos e, com base neles, lance boas perguntas, de modo a ampliar os conhecimentos da turma. Evite perguntas para as quais as crianças tenham a possibilidade de responder apenas sim ou não. Escolha aquelas em que elas precisem fazer descrições e dar sugestões. Para um maior envolvimento do grupo, conte que você trouxe imagens do fotógrafo que você selecionou. Apresente às crianças um breve relato a respeito desse artista e das motivações que o inspiraram para tais registos, projetando as imagens selecionadas.
o título
2
Escolha uma das imagens e deixe-a projetada por alguns minutos, convidando as crianças a apreciarem-na, buscando colher dela sentimentos e impressões. Após um tempo, instigue-as a contarem suas percepções, acordando a necessidade do respeito à fala dos colegas. Neste momento, escute atentamente as percepções das crianças, buscando perceber o que observam; quais elementos trazem (cenário, cores, linhas, formas, entre outros); que sentimentos a imagem evoca nelas (se surpreendem? Não gostam de algo? Do que gostam?); que hipóteses levantam; quais relações fazem com o cotidiano e outras observações que julgar importante ou que surjam no contexto. Explore com o grupo a riqueza de detalhes que a fotografia traz, fazendo comentários, provocando os pequenos com perguntas e acolhendo as percepções que deles partirem. sr.
3
Aproveitando as inferências que as crianças já fizeram a partir da observação da imagem, pergunte ao grupo qual seria uma possível legenda para a foto apresentada. Potencialize para que se expressem, fazendo sugestões de possíveis títulos para aquela obra. Aja de forma responsiva, acolhendo as ideias e interagindo com o grupo. Após levantarem possíveis nomes, apresente a legenda criada pelo artista, contando as características de como uma legenda se apresenta, apresentando ainda o nome do autor e o ano da fotografia.
da.
Possíveis falas do professor neste momento: Ah! Vocês acham que aqui a legenda pode ser Menina, quem tem outra ideia? Vou ler para vocês o que está escrito na legenda. O autor chamou de Garota com o xale verde o que vocês acham? Poderíamos inventar outra? Que outras informações têm na legenda que eu li para vocês? Paquistão, alguém sabe o que é?
4
Antes de projetar a próxima imagem combine com a turma que primeiro você fará a leitura da legenda e que, a partir do texto lido, trará o desafio de levantarem hipóteses a respeito da fotografia que será apresentada, pensando em como será essa fotografia, em que cenário ela se apresenta, quais cores ela deve ter, dentre outras características que poderão ajudar o grupo na composição imaginativa. Em seguida, faça a leitura da legenda e instigue os pequenos a imaginar a composição da imagem. Interaja com eles enquanto se expressam e, depois que tiverem exposto ideias, projete a fotografia para as crianças. Investigue junto ao grupo se elas consideram que a legenda está em consonância com a imagem. Se corresponde àquilo que imaginaram ou se está muito diferente. Após essa conversa, retome com elas as vivências que tiveram, dentro ou fora do ambiente escolar, considerando visitas a exposições artísticas, e discuta com a turma a importância desse texto para a exposição de uma obra. Acolha os comentários das crianças, contextualizando ainda mais as características de uma legenda e sua relevância para as obras.
5
Após a contextualização acerca de legendas, conte ao grupo sobre a proposta da criação de legendas para as fotografias que registraram ao longo da sequência. Comente que para isso você as separou em pequenos grupos. Mostre que você organizou as imagens que cada criança selecionou e as disponibilizou em iPads. Conte também que cada componente do grupo é autor de uma imagem, entretanto, as legendas serão discutidas e decididas em coletivamente. Se não estiver utilizando ferramentas digitais, entregue a cada grupo as imagens impressas.Faça os acordos para a realização da atividade e peça para que as crianças, enquanto conversam e discutem nos pequenos grupos, observem a importância da postura respeitosa para que todos possam falar e ser ouvidos. Diga que elas terão um tempo de 30 minutos para a realização da proposta e que você indicará quando ela estiver próximo do fim. Combine ainda que, assim que definirem qual será a legenda das fotografias, é necessário que o grupo sinalize isso ao professor, para que ele assuma o papel de escriba.
6
Após os acordos, convide as crianças para iniciar a proposta. Enquanto elas criam em grupos, circule pelo espaço acompanhando as ideias e as relações que estão estabelecendo.
Possíveis falas do professor neste momento: Ao perceber que as crianças enfrentam um desafio quanto à escolha da legenda para uma imagem, o professor se aproxima do grupo e sugere: Quais sugestões vocês já levantaram para a legenda desta imagem? Que tal nós conversamos sobre cada uma delas? Quem sabe assim a gente encontre detalhes que, talvez, estejamos deixando passar. Lembre-se de que a legenda é um nome para a foto, ou seja, ela é a identidade da foto.
Se possível grave ou filme este momento intenso das crianças, em que se expressam, partilham olhares, defendem seus pontos de vista e se manifestam de formas variadas. Registre expressões orais, por meio das falas, considerações, concordâncias ou contrapontos e também as expressões corporais, por meio de gestos, movimentos, olhares e expressões faciais.
7
Enquanto acompanha os grupos e registra as legendas, observe o tempo, buscando atender ao combinado que estabeleceram. Quando faltarem minutos para a atividade acabar, sinalize isso para as crianças, com o intuito de que finalizem as discussões e definam as legendas. Seja sensível ao desenvolvimento da turma, percebendo se o tempo sugerido foi o suficiente para que todos pudessem criar frases, discutir as ideias e chegar a um consenso. Se achar necessário, ajuste o tempo para mais ou para menos, conforme a necessidade do grupo, ou proponha a finalização da proposta no dia seguinte. Decorrido o tempo, anuncie o término das discussões e convide novamente a turma para se sentar em roda com você. Peça que tragam as fotografias para serem apreciadas na roda.
Para finalizar:
Disponha as fotografias ao centro da roda e compartilhe com as crianças a informação de que as imagens e suas legendas comporão a coletânea de fotos da turma. Convide um grupo de cada vez para partilhar com os colegas as legendas criadas. Valorize as criações fazendo comentários positivos. Encerrada a partilha, oriente os pequenos para que organizem o espaço para a próxima atividade do dia.
*
Você podeutilizar as fotografias e as legendas que foram criadas para montar uma exposição fotográfica de autoria dos pequenos. Planejem e organizem coletivamente a exposição, definindo o local, as imagens que serão impressas e quais podem ser projetadas. Escolham um título para a exposição, que remeta ao que as imagens trazem, e elaborem convites para as outras turmas da escola e para a comunidade.
Considere imprimir as fotografias em tamanho 10X15. Cole-as em papéis A4 dobrados ao meio, de modo que fiquem como um cartão e que a fotografia fique na parte de dentro dele. Na parte de fora do cartão cole a legenda criada pelas crianças para cada fotografia e monte um mural para apreciação das famílias. Contudo, convide-as para uma brincadeira. Em um cartaz, solicite que primeiro leiam a legenda e imaginem como será a fotografia, a partir da leitura da legenda, e só depois apreciem a imagem. Considere deixar um cartaz em branco para que a comunidade faça registros de suas percepções acerca do exposto e da brincadeira.
Apresente a proposta
Selecione uma das fotografias de Steve McCurry que possuem legenda - sugestão: “Garota com o xale verde”, Peshawar, Paquistão, 2002 (disponível aqui) - e envie-a por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias junto a uma mensagem com um breve relato a respeito desse artista e das motivações que o inspiraram a fazer tais registros. Diga que a legenda é uma forma de apresentar a imagem para as pessoas ou ajudar a contar uma narrativa sobre ela. Ao final, faça o convite: “Que tal legendarmos algumas fotos para apresentá-las às outras famílias?”
Adaptações necessárias
Convide as famílias a realizar a apreciação de fotografias a partir da imagem de Steve McCurry sugerida por você e de algumas fotos de família. Depois da apreciação, sugira que elaborem legendas para as imagens que as crianças escolheram.
Sugira às famílias
Convide pais e responsáveis a apreciar uma imagem do fotógrafo Steve McCurry e algumas fotos de família. Sugira que, junto com as crianças, possam ver álbuns antigos, físicos ou digitais, e decidir se preferem fazer uma legenda de uma das fotos de família ou fotografar algo do cotidiano. Se a opção for por fotografar algo novo, é importante que pensem no que querem registrar, em que espaço e como vão narrar o contexto da imagem na legenda. As crianças deverão eleger uma fotografia para escrever a legenda, por consenso sobre qual seria a mais interessante de ser narrada. Proponha que, escolhida a imagem, conversem sobre o que vão escrever na legenda: nome do autor do registro, local, data e ainda qual descrição é mais adequada para narrar a fotografia escolhida. Sugira que as crianças possam escrever espontaneamente, em tiras de papel, o que foi definido em conjunto, ou que um adulto possa ser o escriba. É importante lembrar de fazer o registro do resultado para compartilhar com as outras famílias. Se a foto estiver digitalizada, a legenda pode ser fotografada no próprio dispositivo (celular, notebook, tablet etc.).
Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem fotos das produções das crianças (imagem e legenda), de modo que você possa agrupá-las e dividi-las com todo o grupo via Apresentações Google (disponível aqui) ou por WhatsApp, por exemplo, montando uma grande mostra virtual das imagens da turma. É possível que, no retorno à escola, as crianças montem essa mesma mostra com as imagens impressas.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Josiane Souza do Porto
Mentora: Camila Bon
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência: O eu, o outro e o nós; Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivos e códigos da Base:
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
Abordagem didática: Propor um conjunto de atividades nas quais as crianças aprendem a usar a máquina fotográfica e seus recursos, experimentando diversas formas de retratar objetos e materiais em diferentes perspectivas, pode ser muito rico. Durante propostas como essas, elas também exploram o artefato e as mudanças ocorridas ao longo do tempo. As atividades devem convidar as crianças a conversar sobre fotos envolvendo perspectivas e a conhecer fotógrafos (por meio de livros ou vídeos, por exemplo). Uma das atividades pode envolver fotos das próprias crianças em diferentes movimentos e expressões, também acompanhada de experiências nas quais conversam sobre seus corpos, gestos e as formas de retratá-los.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: