Plano de Aula

Plano de aula: Iniciando coleções

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Colecionando objetos

Habilidades BNCC:

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para realizar esta atividade é necessário que você pesquise sobre colecionadores e suas coleções, escolhendo alguns deles para compartilhar com as crianças no início da atividade. Planeje o espaço e os recipientes onde as coleções serão armazenadas.Observe também a necessidade da preparação prévia de uma tabela, em uma folha de cartolina, já contendo o nome das crianças, separados em pequenos grupos de três a cinco integrantes, para que elas registrem o planejamento da criação das coleções.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

1. Iniciando coleções;

2. Classificando elementos das coleções;

3. Acompanhando o crescimento das coleções;

4. Estimativa de quantidade com coleções;

5. Montagem de acervo de coleções.

Espaços:

Preveja um espaço para a roda que será realizada no decorrer da proposta e deixe todos os materiais necessários ao seu alcance, fixando a tabela em uma parede central e em uma altura que facilite o preenchimento dela pelas crianças.Observe também a necessidade de um espaço para elas se reunirem em pequenos grupos para planejarem suas coleções.

Materiais:

Para a contextualização da atividade, serão necessárias imagens de colecionadores e de suas coleções. Essas imagens poderão ser digitais, mostradas às crianças a partir de um dispositivo eletrônico como uma TV, um computador, um tablet etc. Nesse caso, até mesmo vídeos podem ser utilizados. Ou você poderá usar imagens impressas. Também será necessária uma cartolina de cor clara e um marcador permanente, para a confecção e o preenchimento da tabela. Você pode acessar o modelo da tabela aqui.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Quais são as hipóteses apresentadas pelas crianças sobre as coleções e os colecionadores mostrados nas imagens e nos vídeos? Elas já estavam familiarizadas com o ato de colecionar? Elas já possuem coleções ou conhecem alguém que colecione?

2. De que forma as crianças reagiram à proposta de criação das coleções? Ficaram animadas? Propuseram objetos para colecionar?

3. Como as crianças interagiram durante a escolha e o registro dos grupos das coleções? Ajudaram umas às outras? Escreveram de forma espontânea? Solicitaram ajuda da professora?


<inicio-h1>

Para incluir todos:

<fim-h1>

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Assegure-se de que a tabela e as imagens estejam em um local que facilite a visualização de todas. Busque estar atento quanto às relações estabelecidas entre as crianças, especialmente no momento de escolha dos grupos, propondo alternativas para a qualidade das interações, traçando estratégias para que uma ajude a outra.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Convide as crianças para se sentar com você em uma grande roda e compartilhe o propósito do encontro dizendo que hoje você preparou imagens ou vídeos para que elas investiguem sobre uma atividade de lazer, ou um hobby, chamada colecionar. Acorde com as crianças que você mostrará algumas imagens (primeiro para todo o grupo e depois passará a imagem de mão em mão), para que cada uma delas possa observar melhor os detalhes.Mostre as imagens aos poucos, explorando com as crianças as coleções, a história dos colecionadores e o porquê de eles colecionarem. Estimule-as a criar hipóteses sobre os motivos para alguém ser colecionador de algo e as razões pelas quais se escolhe determinado objeto. Sonde o que elas já conhecem sobre coleções: alguém tem alguma coleção em casa ou já colecionou algo? Conhece alguém que seja um colecionador?


2

Proponha àscrianças a criação de coleções no grupo. Conte que elas irão se organizar em equipes e sugerir objetos para colecionar e decidir conjuntamente qual deles será melhor para colecionarem. Também vão combinar quantos desejam obter, ou seja, qual será a meta de quantidade: 50, 60, 100? Explique ainda que, ao terem escolhido o objeto e a quantidade, elas deverão ir até a tabela fixada na parede e escrever essas informações. Organize a turma em pequenos grupos, de no mínimo três integrantes e no máximo cinco, atendo-se para as competências matemáticas de contagem, correspondência numérica, reconhecimento e registro de numerais, de forma que crianças com conhecimentos matemáticos distintos fiquem em um mesmo grupo, apoiando o aprendizado umas das outras no decorrer das atividades com as coleções.Além disso, considere as relações de interação delas, para que todas sintam-se acolhidas nos grupos. Assegure-se de que compreendem quais tipos de materiais podem ser usados na coleção da sala: objetos pequenos e leves, que sejam fáceis de armazenar. Se possível, deixe as imagens das coleções acessíveis às crianças nos pequenos grupos.

Possíveis falas do professor neste momento: Crianças, depois de termos falado tanto sobre colecionadores e coleções, eu tenho algo para propor a vocês. O que acham de termos nossas próprias coleções aqui na sala? Iremos nos organizar em grupos e cada um fará uma coleção diferente. Eu trouxe uma tabela para podermos registrar nossas ideias, será o planejamento das nossas coleções. Vocês podem propor que objetos querem colecionar e em qual quantidade. O que acham? Eu vou dizer como pensei a organização das equipes, podem começar a pensar no que podem colecionar. Mas lembrem-se de que precisam ser objetos pequenos, leves, para facilitar o armazenamento aqui dentro da sala.


3

Circule entre os pequenos grupos incentivando as crianças a expressarem oralmente objetos que podem colecionar e em qual quantidade querem chegar. Acolhatodas as sugestões, celebrando-as: Que grande ideia! Será ótimo colecionarmos isso! Caso o objeto proposto seja algo inacessível para a coleção, instigue as crianças a repensarem a sugestão e a apresentarem outra, atentando-se para que seu apoio nessa construção seja de forma positiva e para que as crianças se sintam estimuladas a trazer novas ideias. Assim que o grupo entrar em um consenso sobre qual objeto irão colecionar, incentive-as a refletir sobre uma meta de quantidade, perguntando, por exemplo, sobre quantos botões o grupo que fez essa escolha considera adquirir para considerar a coleção completa/finalizada.

Possíveis falas das crianças: Um exemplo desse acolhimento e estímulo positivo sobre as sugestões das crianças é, supondo que um grupo proponha uma coleção de bonecas, estimulá-las a refletirem sobre o objeto e a proposta da coleção em sala: Uau, é verdade, muitas pessoas colecionam bonecas. Mas será que conseguiremos deixar muitas bonecas aqui? Você traria suas bonecas de casa para deixar na escola? Hum, e será que teríamos espaço para guardar todas as bonecas aqui na sala? O que será que poderíamos colecionar que fosse pequeno e que você não se importaria de deixar na escola?


4

De acordo com o combinado no início da atividade, assim que um grupo tiver escolhido o objeto e a meta de quantidade para a coleção, direcione as crianças para a tabela fixada na parede. Na coluna sobre o nome de objetos, pergunte se alguma delas gostaria de escrevê-lo. Acolha a escrita espontânea delas, celebrando sua produção. O mesmo processo deve acontecer na coluna para a meta de quantidade, onde é sugerido que as crianças possam se apoiar em alguma tabela com numerais já disposta na sala, para a escrita dos mesmos na tabela. Ao fim desta etapa, explique às crianças que você também registrará para todos os grupos o nome dos objetos e a quantidade esperada, ao lado da escrita deles. Assim você também fará parte do processo de coleção.


Para finalizar:

Quando todos os grupos já tiverem escolhido e registrado seus objetos e a meta de coleção, peça às crianças que retornem à grande roda. Leia com elas os objetos escolhidos pelos grupos, as metas de quantidades e acorde com elas os dias em que os objetos poderão ser adicionados às coleções (será todo dia? Em um dia específico?) e o horário (no começo da aula? No fim da aula?).Após os combinados, organize o grupo para a próxima vivência do dia.

Conteúdos relacionados