Atividade para impressão - Modelo de roteiro ilustrado
Plano de Aula
Plano de aula: Construindo um roteiro
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Compartilhando descobertas
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Para que essa atividade seja executada apropriadamente, é essencial que as crianças já tenham escolhido o tema do vídeo que produzirão, partindo de uma reflexão sobre as descobertas realizadas por meio de um projeto investigativo no qual estejam envolvidas. É fundamental também que elas já tenham pensado sobre a lógica de partilha de informações por meio de vídeos em plataformas digitais e que tenham elencado as ideias iniciais do conteúdo que querem partilhar, pois elasguiarão a construção do roteiro. Considere ainda planejar a visita de um profissional de vídeo na escola, a fim de apoiar as crianças no percurso desta proposta. Caso não seja possível a visita, exiba vídeos em formato de tutoriais que revelemàs criançasmaneiras de fazer roteiros de forma simplificada. Contudo, atente-se ao conteúdo do vídeo. Cuide para que a linguagem e o conteúdo sejam acessíveis às crianças. Para apoiar sua busca, selecionamos um exemplo de tutorial aqui.Com o intuito de acompanhar a produção do roteiro com mais qualidade, é recomendado que você organize a turma em pequenos grupos, planejando uma atividade que as crianças possam realizar com autonomia enquanto aguardam sua vez para contribuir com a proposta. Aqui você encontra mais um exemplo de como produzir um roteiro.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
1.Compartilhando descobertas em vídeo
4. Editando um vídeo em pequenos grupos.
5. Publicação de um vídeo das descobertas da turma.
Espaços:
Preveja um espaço adequado para a organização das crianças em uma grande roda para receber o convidado ou para que elas possam assistir ao vídeo tutorial de roteiro. Prepare ainda dois ambientes diferenciados para as atividades em grupos. Considere que um dos espaços será destinado à criação do roteiro e, o outro, à realização de alguma proposta que as crianças já sejam capazes de fazer com autonomia.
Materiais:
Você irá precisar de lápis de cores variadas, um marcador permanente ou caneta para registros no roteiro, cerca de três de folhas de papel ofício branco para cada criança. Também será necessário um cartaz ou outro material, no qual as crianças já tenham escrito as ideias iniciais em relação ao conteúdo que querem compartilhar e as perguntas que desejam fazer ao convidado. Caso tenha decidido pela exibição do vídeo tutorial, é essencial prever um aparelho com acesso à internet ou com o vídeo em arquivo, para exibi-lo para as crianças. Observe ainda a necessidade de organizar o material para a atividade que você selecionou para um grupo de criança vivenciar com autonomia. Considere atividades do cotidiano, tais como modelagem com massinha, jogos de montar, jogos de tabuleiro, pintura ou outras que preferir.
Tempo sugerido:
Aproximadamente uma hora e 20 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. De que forma as crianças se expressaram em relação ao convidado ou ao vídeo? Apontaram dúvidas, fizeram perguntas, quais? Quais ideias compartilharam sobre o vídeo que desejam criar?
2. No momento de construção do roteiro, como as crianças interagiram entre si? Que apoios buscaram ao encontrarem desafios? Os pares? O professor? Como acolheram os pontos de vistas e os contrapontos que emergiram nesse processo?
3. Como registraram as ideias de ilustração no roteiro? Que apoios sugeriram? Observaram imagens reais? Organizaram-na de forma a considerar a posição dos personagens que atuarão na cena? Como aconteceu a parceria do desenho em dupla?
<inicio-h1>Para incluir todos:
<fim-h1>
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Atente-se para a visualização efetiva do visitante ou do vídeo por parte de todas as crianças. Certifique-se também de prever para todas as crianças o suporte adequado para a realização da atividade que o grupo fará com autonomia e para a construção do roteiro.
O que fazer durante?

1
Convide as crianças para se reunir na grande roda e receber o convidado ou assistir ao tutorial de roteiro. Conte que o objetivo da atividade que você organizou é que elas investiguem, por meio de uma conversa com o profissional ou do vídeo, quais são as formas de organizar um roteiro de vídeo, para que partilhem as descobertas do projeto que selecionaram. Para ambas situações é importante organizar com as crianças uma lista de perguntas e curiosidades que possuem sobre a elaboração do roteiro, questionando-as sobre o que querem e precisam saber para dar continuidade ao trabalho que estão desenvolvendo. Procure apoiar o grupo e utilizar palavras típicas de perguntas como, por exemplo, qual (quais), quando, onde, por que, como etc. Organize as perguntas em um cartaz visualmente acessível e sirva de escriba do grupo. Após esta contextualização, exiba o vídeo ou apresente o profissional e peça que ele partilhe com as crianças sua profissão e o que é um roteiro. Combine que ele dê ênfase acerca da importância do roteiro como apoio à produção de um vídeo. Observe que a atividade será mais rica se o convidado oferecer ao grupo exemplos de roteiros desenhados e/ou escritos ou outras contribuições concretas para engajar ainda mais as crianças.
2
Inicie a entrevista do convidado, utilizando as perguntas elencadas anteriormente pelas crianças e dispostas em um cartaz. Combine com elas e com o convidado, que após as perguntas preparadas previamente, elas terão um tempo para perguntas livres. Avise que será necessário que elas levantem a mão a cada pergunta ou contribuição que desejarem fazer e que esperem ser apontadas pelo convidado para falar. Ao fim da entrevista, agradeça a presença e despeça-se do convidado junto com as crianças. Na hipótese de exibição do tutorial, é fundamental que você converse com as crianças sobre cada passo apresentado no vídeo e sobre como vocês poderão utilizar as dicas para criar o roteiro da turma. Cheque se as perguntas e as curiosidades que elas tinham anteriormente foram respondidas pelo vídeo e, em caso negativo, combine de realizarem em outro dia uma nova pesquisa que ajude a respondê-las, digitando-as em um buscador de internet, por exemplo.
3
Uma vez contextualizada a importância de um roteiro para o grupo, convide as crianças para produzir o próprio roteiro para o vídeo, partindo do objetivo de compartilhar as descobertas do projeto em que estão envolvidas e das ideias que escreveram anteriormente no cartaz. Conte-lhes que o roteiro que irão produzir será ilustrado, também conhecido como storyboard. Será enriquecedor para o momento demonstrar o storyboard ou roteiro ilustrado a partir de exemplos de storyboards de filmes conhecidos pelas crianças. Diga-lhes que elas irão se organizar em dois grupos. Um deles iniciará a atividade do roteiro, criando o início do vídeo junto com você, enquanto o outro realizará uma atividade que já fazem com autonomia. Logo após, haverá a troca dos grupos, de modo que todos participarão da criação do roteiro.
4
Com as crianças separadas em dois grupos, direcione um deles para a atividade que as crianças realizam com autonomia e acompanhe o outro para o espaço que você preparou para a elaboração do roteiro.
Junto ao primeiro grupo de elaboração do roteiro, releia as ideias que as crianças levantaram e que estão registradas no cartaz. Depois, apresente o documento que você preparou para acolher o roteiro ilustrado (veja um exemplo aqui). Leia a descrição do que é necessário haver em uma cena e acorde com o grupo qual será a primeira cena do vídeo e quem assumirá os papéis e as responsabilidades necessárias para a compor. Anote as informações e as decisões das crianças e escreva-as em cada uma das partes do roteiro, explicando o que acontece na cena, onde ela acontece, quem está presente no vídeo, quem está falando e quem está gravando e de quais materiais precisam organizar para realizá-la. Considere que este primeiro grupo se responsabilizará por três ou quatro cenas. Dessa forma, preencha o roteiro de cada cena, acordando com as crianças e especificando os detalhes de cada uma delas.
5
Em seguida, organize o grupo em trios, para que cada um ilustre uma cena do roteiro. Instigue as crianças a pensar nos detalhes para a composição do desenho, ressaltando que ele guiará todos os envolvidos na filmagem e na representação do vídeo.
Apoie a produção das crianças, principalmente porque elas podem se esquecer do que está descrito na cena que estão ilustrando. Considere circular entre os trios e ler junto com eles o que foi decidido para a cena, para que atentem-se aos detalhes do cenário, do números de pessoas envolvidas e às funções de cada um naquela cena. Considere sugerir que as crianças, caso necessitem, se dirijam ao local onde acontecerá a cena, para representá-lo com mais consistência no desenho. Incentive ainda que peçam apoio aos colegas e que compartilhem suas produções. Acolha todas as expressões gráficas representadas no roteiro, celebrando-as. Ao fim da ilustração de cada cena, auxilie as crianças a fixá-las na parede em ordem cronológica, como uma grande linha do tempo do vídeo.
6
Quando o primeiro grupo estiver quase terminando, sinalize a necessidade de organização do espaço e o término da atividade do segundo grupo. Ao encerrarem, possibilite a troca de atividades entre os grupos e inicie a produção do roteiro com a segunda equipe, revelando as cenas que o primeiro grupo criou e fazendo um link com o cartaz que criaram anteriormente, que continha as ideias iniciais. Em seguida, siga as mesmas estratégias que utilizou com o primeiro grupo e apoie as crianças nas elaborações das novas cenas e na finalização do roteiro. Atente-se ao engajamento e ao cansaço das crianças, considerando, se necessário, continuar a atividade no próximo dia. Após a finalização do roteiro com o segundo grupo, convide as crianças de volta para a grande roda e apreciem o storyboard que foi construído.
Para finalizar:
Leia o roteiro junto com as crianças e converse com elas sobre o que acharam do resultado final. Chequem a agenda de produção do vídeo, prevendo o próximo passo de criação. Em seguida, convide o grupo para vivenciar a próxima proposta do dia.
Desdobramentos
Como preparativo para a filmagem, é essencial que você elabore junto com as crianças uma lista de materiais que utilizarão nas filmagens, tais como figurinos, câmera fotográfica para registrar o making off e câmera para filmagem, organizando-os posteriormente. A lista poderá ser escrita coletivamente em uma cartolina branca, a partir de uma conversa sobre esses equipamentos e acessórios necessários para o vídeo.
Engajando as famílias
Selecione alguns registros que você fez no decorrer da atividade, considerando fotografias, falas das crianças e suas reflexões, para criar um pequeno painel. Ele contará a comunidade sobre a construção das crianças. Considere finalizar com um texto que aguce a curiosidade da comunidade escolar para a apreciação da construção final das crianças.
Apresente a proposta
A temática desta sequência sugere que as crianças possam compartilhar seus percursos investigativos. Nessa adaptação, a partir do repertório de descobertas feitas em alguma investigação realizada pela turma, é sugerido às famílias que criem um vídeo das descobertas sobre o assunto pesquisado pelas crianças, a fim de compartilhá-lo com todas as famílias. Você pode adaptá-la ao final de um projeto de investigação que esteja realizando com as crianças ou retomar alguma investigação já realizada para aprofundar um tema específico.
Para disparar o convite, marque um encontro virtual com as crianças, para conversar sobre o tema. Celebre com elas as descobertas feitas no projeto investigativo, destacando o quanto você está orgulhoso por todo o percurso do grupo. Diga-lhes que as descobertas precisam ser partilhadas, o que gera grandes aprendizados para outras pessoas. Um desses exemplos são os cientistas, que, ao partilharem suas descobertas, proporcionam grandes impactos à sociedade. Proponha um diálogo a partir da pergunta:
- Como acham que poderiam compartilhar suas descobertas com outras pessoas?
- O que vocês podem me falar sobre isso?
É importante dar espaço para que tragam suas contribuições, hipóteses, conhecimentos etc. Acolha as sugestões e verdadeiramente considere aquelas que são viáveis para além do vídeo. Por fim, desafie-as a pensar sobre como poderão compartilhar esse vídeo com muitas pessoas em diversos lugares. Conduza a conversa de maneira envolvente, para encantar as crianças e motivá-las a saber mais sobre o assunto. Depois desse momento com as crianças, convide as famílias a realizar um vídeo de compartilhamento das descobertas das crianças, e diga que irá enviar uma mensagem orientando as próximas atividades que irá sugerir, mas que todas serão adaptadas ao contexto familiar, de forma que elas possam aprender e interagir com seus familiares de maneira agradável. Essa conversa é a adaptação da atividade “Compartilhando descobertas em vídeo”, em que o tema é disparado para as crianças.
Adaptações necessárias
No plano “Construindo o roteiro”, as famílias serão convidadas a criar juntos o roteiro de filmagens para a realização de um pequeno vídeo (entre dois e três minutos) que conte sobre uma descoberta. Sugira que decidam o que querem compartilhar (qual descoberta ou curiosidade sobre o tema) e registrem como será o passo a passo (as cenas), que pode ser em formato ilustrado, como em um storyboard. Compartilhe com as famílias exemplos de storyboards de filmes conhecidos.
No plano “Filmando descobertas”, as famílias serão convidadas a fazer as filmagens das descobertas, incentivando as crianças a se expressar e as apoiando.
No plano “Editando o vídeo em pequenos grupos”, as famílias serão convidadas a editar os vídeos junto com as crianças, colocando títulos, trilha sonora, fotos de making of etc. Compartilhe com as famílias uma playlist de músicas clássicas adequadas para a faixa etária, sugerindo que escolham uma para a trilha sonora, se quiserem, e também alguns tutoriais em vídeo sobre edição simples em celular por meio de apps, como o VideoShow, por exemplo (disponível aqui).
No plano “Publicando o vídeo das descobertas da turma”, as famílias serão convidadas a realizar o compartilhamento do vídeo.
Sugira às famílias
No plano “Construindo o roteiro”, convide pais e responsáveis a oportunizar situações que incluam a escuta atenta das ideias e das curiosidades das crianças, bem como das decisões que precisam ser tomadas para a construção do roteiro. Proponha que assistam juntos aos exemplos de storyboards e que definam com as crianças quais cenas farão parte do vídeo, podendo ilustrá-las.
No plano “Filmando descobertas”, convide pais e responsáveis a retomar com as crianças o roteiro construído e realizar as filmagens. É importante que as famílias oportunizem a participação ativa das crianças e colaborem com o que for necessário, podendo revezar com as crianças entre encenar e filmar, e dando espaço para que elas se expressem nas mais diferentes linguagens.
No plano “Editando o vídeo em pequenos grupos”, convide pais e responsáveis a editar os vídeos a partir de seus conhecimentos ou sugestões oferecidas por você sobre edição. Considere apoiar as famílias nessa etapa e sugira que possam incluir as crianças nas decisões sobre a edição dos vídeos, a trilha sonora etc.
Para compartilhar com o grupo
Convide pais e responsáveis a compartilhar com você os vídeos construídos. Ao receber os registros, você pode dar devolutivas às famílias, validando as ações das crianças e parabenizando suas conquistas. Depois, agrupe-os e compartilhe-os com todo o grupo, de modo que as famílias possam se inspirar nas produções. Esse compartilhamento também pode ser feito num grupo fechado de Facebook, Instagram, Flickr (disponível aqui) ou outras plataformas digitais que mais se adequem à realidade das suas famílias, respeitando a política de divulgação de imagens da sua escola. Essa estratégia é a adaptação da última atividade da sequência: “Publicando o vídeo das descobertas da turma”.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Leiry Kelly Oliveira
Mentor: Camila Bon
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; O eu, o outro e o nós.
Objetivos e códigos da Base
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
Abordagem didática:
As tecnologias digitais disponibilizam uma série de recursos que promovem e acionam aprendizagens de diferentes naturezas. Ao serem convidadas a produzir um material audiovisual sobre suas descobertas, para que outras pessoas possam aprender com elas sobre a sustentabilidade do planeta, as crianças se deparam com questões ligadas às características desse recurso midiático. Assim, aprendem tanto sobre a ferramenta como sobre a situação comunicativa em si.