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Plano de aula: Lendo quadrinhos
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Conversando sobre histórias e ilustrações
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O que fazer antes?
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Contextos prévios:
Para esta proposta é necessário que você selecione gibis e livros de literatura infantil para o seu grupo. Acolha, nesta escolha, gibis adequados considerando aspectos visuais e temáticos. Observe as principais características da estrutura de uma história em quadrinhos, como os balões que compõe as falas e onomatopeias. Conheça, também, o enredo dos gibis que você selecionar. Prepare uma história em quadrinho para projetar virtualmente, você pode encontrar aqui a inspiração para escolher uma boa história para o seu grupo.
Materiais:
Para esta proposta são necessários gibis e livros de literatura infantil. Você vai precisar também de um suporte para anotar as hipóteses das crianças, de modo que fique visível para elas. Organize também um projetor de imagens e uma história em quadrinhos em formato digital para a visualização das crianças.
Espaços:
Antecipe um espaço acolhedor e confortável para o grupo manusear os gibis e livros, considerando uma quantidade que acolha bem a relação que irá estabelecer. Observe que as crianças poderão fazer as apreciações em duplas ou trios.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 50 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Quais hipóteses as crianças levantaram acerca das histórias em quadrinhos? O que mais chamou a atenção delas nesta relação de observar uma história em quadrinhos?
2. Quais as associações o grupo faz em relação às histórias já conhecidas? O que interpretam na observação dos gibis? Inferem sentimentos, ligam contexto da história ao cotidiano?
3. O que as crianças consideram ao folhear os gibis? O que mais chama a atenção delas? Como narram as descobertas que estão fazendo?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Caso identifique alguma necessidade individual de alguma criança, proponha possibilidades para que ela possa acompanhar a proposta com o grupo, fazendo o convite e oferecendo que ela fique mais próxima de você, por exemplo.
O que fazer durante?
1
Convide o grupo para se acomodar no espaço escolhido para a atividade. Conte para as crianças que hoje você trouxe várias histórias e que algumas estão escritas de uma forma diferente.Engaje as crianças dizendo que elas terão como desafio indicar o formato de cada história, observando as semelhanças entre elas. Combine que há histórias para todas manusearem e que elas podem ser trocadas, conforme folhearem. Disponha um tempo para este momento observando as diversas expressões das crianças: como elas olham os gibis, o que consideram, quais tipos de comentários fazem, que estratégias utilizam para perceber a estrutura da história.
2
Após este momento, instigue o grupo a compartilhar suas impressões acerca do material que você trouxe, fomentando algumas características dos livros e gibis. Considere que algumas crianças já conhecem gibis. Diante disso, proponha perguntas que possam aprofundar as características do gênero literário. Perceba que este é um momento de acolher as proposições formuladas pelas crianças sobre as diferenças de características dos gêneros literários que dispôs.
Possíveis falas das crianças: Eu conheço esta história, esta é gibi e a outra é livro!
Possíveis falas do professor: E qual a diferença entre eles? Você poderia compartilhar conosco o que encontra de diferente para saber que este é um gibi e este é um livro?
3
Após a percepção das crianças sobre o formato visual de um gibi, convide-as para que, individualmente ou em dupla, escolham um gibi para conhecer e observar os detalhes de como as histórias se apresentam. Combine que elas terão cerca de 15 minutos para este momento e que poderão trocas os gibis com os colegas. Este é um momento de livre exploração das crianças. Enquanto elas se relacionam e levantam hipóteses acerca do material que você selecionou, busque observar como estão construindo significados, quais trocas estão fazendo, como estão interpretando a narrativa presente, que curiosidades trazem, dentre outras expressões que emergirem do grupo.
4
Após o momento da apreciação e observação do material, reúna o grupo a fim de que digam o que descobriram na relação com o gibi. Conte que você preparou um cartaz para registrar as descobertas em forma de lista. Observe que a lista não precisa ser extensa, mas deve contemplar as característica trazidas pelo grupo, por mais inusitadas que pareçam. Inicie o diálogo com as crianças, investigando junto a elas as impressões, curiosidades, descobertas e significados que estabeleceram ao apreciar os gibis. Considere apoiar o grupo a aprofundar as expressões, apoiando-se nas observações que você fez enquanto elas folheavam o material. Anote as impressões das crianças e vá compondo a lista neste diálogo investigativo.
Possíveis falas do professor: Enquanto vocês observavam e folheavam os gibis, percebi que algumas duplas indicavam cada quadrinho com o dedo, como se estivesse revelando uma ordem de como se faz a leitura. Era isso mesmo? Como fazemos a leitura da história em gibis?
5
Ao finalizar a lista, leia-a de forma integral para o grupo, a fim de que observem se desejam acrescentar mais alguma informação. Em seguida, projete a história em quadrinhos que você selecionou. Faça a leitura para as crianças, indicando cada quadrinho e balão que está lendo de forma que elas percebam o movimento característico da leitura de uma história em quadrinhos. Após a leitura, investigue junto ao grupo quais impressões trazem da história lida. Instigue-os a refletirem sobres os balões presentes no texto, as onomatopéias, as variações dos formatos dos balões a partir da expressão dos personagens, dentre outras curiosidades que as crianças podem trazer. Caso essas percepções não emerjam do grupo, considere revelá-las de forma investigativa, fazendo um convite para que as crianças reflitam e levantem hipóteses dos exemplos citados anteriormente.
6
Após a conversa, retome a lista de descobertas que as crianças começaram a construir. Busque junto à elas se desejam acrescentar novas descobertas feitas a partir da leitura da história. Escreva as novas descobertas do grupo e, ao final, leias-as para que observem se ainda há mais o que acrescentar. Perceba que todas as caraterísticas de uma história em quadrinhos não se fecharão nesta lista. Dessa forma, combine com as crianças que a partir das novas leituras que farão de textos em quadrinhos, sempre que descobrirem algo novo, podem inserir na lista que ficará fixada na sala. Assim, as crianças vão construindo, gradativamente, significados acerca do gênero textual.
Para finalizar:
Após a leitura da lista, convide o grupo para organizar o espaço utilizado e, em seguida, organize-o para vivenciar a próxima atividade do dia.