
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Animais dos biomas brasileiros
Contextos prévios:
Se você estiver dando continuidade à sequência Animais dos biomas brasileiros, já deve ter ocorrido a socialização das pesquisas realizadas em casa, confirmando quais dos animais listados nos pequenos grupos são realmente do Brasil e compartilhando as descobertas feitas durante a pesquisa. Você precisará organizar uma exposição de imagens de animais brasileiros, para isso, faça uma pesquisa sobre a fauna dos diferentes biomas,garantindo diversidade com mamíferos, répteis, peixes, anfíbios e aves. Inclua animais da lista realizada na atividade anterior (Conversando sobre animais).A indicação dos biomas é apenas uma referência ao professor, não é intenção desta sequência que as crianças aprendam essa nomenclatura e essa categorização, mas que a fauna brasileira seja valorizada.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
2- Escolhendo alguns animais para conhecer melhor
3- Pesquisando sobre animais dos biomas brasileiros
4- Organizando o catálogo de animais brasileiros
5- Apresentando nosso catálogo de animais brasileiros
Materiais:
1) Imagens de animais brasileiros, contendo legenda com o nome, organizadas em uma exposição na sala. No seguinte site você encontra um catálogo de biodiversidade brasileira, sendo possível buscar imagens dos animais: PortalBio. Outras sugestões para sua pesquisa: Espécies ameaçadas de extinção, Biomas brasileiros - MMA, Animais dos Biomas Brasileiros.
2) Papel para cartaz (um por grupo), canetinhas, lápis grafite, borracha e apontador.
3) Uma cartolina ou outro papel para cartaz e caneta hidrográfica, para registro das questões pelo professor.
4) Alguns modelos de catálogos, como: de plantas, insetos, do zoológico local, de animais para adoção, animais em extinção etc. Exemplos: Aves de rapina: carcará, Catálogo taxonômico da fauna do Brasil.
5) Material para registro das observações, como uma caneta e um caderno.
Espaços:
Planeje que a atividade ocorra na sala da turma. Organize uma exposição de imagens de animais dos diferentes biomas brasileiros, colando as fotos em cartazes na parede, ou penduradas em varais e cortinas. Cuide para que estejam no campo de visão das crianças e na altura delas. Caso você ou elas tenham experiências diretas com alguns animais, é interessante garantir na exposição animais conhecidos por todos. Privilegie também bichos de outras regiões do país, ampliando o universo cultural delas.
Tempo sugerido:
Aproximadamente uma hora e 30 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Quais expressões, gestos e falas demonstram o interesse e a curiosidade das crianças em relação aos animais brasileiros e aos temas relacionados?
2. Que fontes de informação expressam conhecer quando apresentam suas hipóteses para a pesquisa?
3. Quais critérios utilizam na escolha dos animais que querem conhecer melhor?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Durante a exposição, incentive as crianças a descrever as imagens, contando sobre algumascaracterísticas dos animais. Inclua todas as formas de comunicação durante o compartilhamento coletivo de ideias e hipóteses, tais como expressões faciais e corporais. Ofereça catálogos diversos aos pequenos, para que todos compreendam do que se trata e assim tenham autonomia na construção do catálogo da turma.
1
Antes de entrarem na sala previamente preparada, antecipe aos pequenos que você organizou uma exposição de animais brasileiros. Convide-os para entrar e circular pelo espaço, observando as imagens. Enquanto as crianças observam, atente-se para os diálogos que desenvolvem. Quais hipóteses levantam durante a observação? Fazem relação com as listas desenvolvidas nos pequenos grupos na atividade 1 desta sequência? Mostram preferência por alguns animais? Utilizam a legenda para ler o nome do animal? Quais relações estabelecem entre as imagens e os conhecimentos prévios e as vivências pessoais? Registre suas observações, elas darão indicações para sua atuação tanto nesta atividade como em outros momentos de sua prática.
2
Caminhe entre as crianças e faça intervenções que as instigue a fazer relações, levantar questionamentos e a formular hipóteses, apurando o olhar, aguçando as descobertas e promovendo a troca de ideias durante a observação.
Possíveis falas do professor neste momento: Tem algum animal que vocês mais gostaram? Por que? Achei esse animal muito interessante! O que vocês acham?
O que mais te interessou aqui? Ah, verdade, bem que quando fizemos a nossa primeira lista vocês comentaram sobre este aspecto, né? Será que temos como saber qual o nome deste animal?
3
Com as crianças ainda circulando pela sala e analisando as imagens, peça que imaginem que sons estes animais produzem e como se movimentam no ambiente em que vivem. Interajam e troquem ideias sobre hipóteses quanto à movimentação e sons dos bichos. Proponha comparações entre eles, pergunte onde já ouviram esses sons e viram tais movimentos. Enquanto conversam e elaboram respostas aos seus próprios questionamentos e aos dos colegas, as crianças indicarão as fontes de informação que estão utilizando na formulação de suas hipóteses. Essas fontes podem ser filmes que tenham assistido, livros, a vivência de uma visita ao zoológico, viagens ou outras experiências pessoais. Sugira que brinquem, imitando os animais da exposição, explorando a expressão corporal.
4
Convide as crianças para se sentar em roda com você, reunidas no grande grupo. Incentive-as a contar o que acharam dos animais da exposição, o que chamou mais a atenção delas, quais animais já conheciam e de onde. Favoreça que todos possam expressar suas opiniões. Depois pergunte se identificaram, dentre os animais expostos, alguns listados na atividade anterior. Retome com a turma a lista produzida na atividade 1 desta sequência (Conversando sobre animais) e façam juntos a verificação dos animais que estão expostos. Lembre com os pequenos das pesquisas realizadas em casa para conferir as hipóteses quanto aos animais que são brasileiros. Quais animais estão na exposição, quais não apareceram? Estimule que compartilhem seus conhecimentos e suposições sobre os habitats dos bichos. Será que todos vivem no mesmo local? Alguns animais podem habitar florestas enquanto outros podem ser do mar ou de rios. Problematize a partir do que as crianças forem respondendo, provocando a investigação, a argumentação e a elaboração coletiva de conceitos e aprendizagens.
5
Ainda no grande grupo, conversem sobre os animais que gostariam de conhecer mais, que despertaram maior curiosidade. Liste no quadro os bichos citados pelas crianças. Sugira que escolham cinco ou seis para pesquisarem e conhecerem melhor. Procure garantir a diversidade de animais: de biomas e categorias diferentes.
Após a definição dos animais a serem pesquisados, pergunte às crianças o que gostariam de saber sobre eles, o que irão pesquisar. Diga que você fará o registro das questões em um cartaz, para que possam retomá-las durante a pesquisa. Finalizado o registro das questões, problematize sobre onde podem encontrar as informações que desejam. Liste no cartaz as sugestões.
Possíveis falas do professor neste momento: O que é legal saber sobre como vivem esses animais? Será que todos vivem no mesmo lugar, comem as mesmas coisas, têm os mesmos hábitos?
6
Combine com as crianças que a pesquisa acontecerá na próxima atividade e para que todos os animais sejam pesquisados a turma deve se dividir em pequenos grupos de três a cinco integrantes, de acordo com o animal que desejam pesquisar. Você pode pegar as imagens dos animais escolhidos e posicioná-las em diferentes espaços da sala para colaborar na organização dos grupos. Caso haja muitas crianças em um grupo e poucas em outro, peça para que alguém que escolheu aquele bicho diga porque acha interessante pesquisá-lo. Você também pode propor que as crianças sugiram maneiras de fazer a distribuição equilibrada entre os grupos, para que todos os animais sejam abrangidos.
7
Nos pequenos grupos, proponha que as crianças registrem, num pequeno cartaz, o nome do animal que pesquisarão e os nomes dos integrantes do grupo. Compartilhe com elas que a função desse cartaz é deixar registrada a organização que fizeram hoje para a próxima atividade, que será a pesquisa. Incentive as crianças a registrar também, por meio de escrita espontânea ou de desenho, os conhecimentos prévios, as hipóteses ou ainda os conhecimentos que foram compartilhados no grande grupo sobre o animal em questão. Observe as hipóteses das crianças durante a escrita, quais conhecimentos mobilizam, quais estratégias utilizam. Elas podem, por exemplo, copiar o nome do animal da legenda da imagem. Ofereça apoio quando necessário ou proponha auxílio entre as crianças.
Para finalizar:
Peça para que os grupos que forem concluindo os registros coloquem os cartazes em locais visíveis e acessíveis, como um varal ou um mural. Em seguida, solicite que colaborem com o recolhimento e com a organização dos materiais utilizados. Convide-os para se sentar próximos de você. Compartilhe a ideia de elaborarem um catálogo, como forma de organizar as pesquisas e as descobertas, informando que essa é uma organização utilizada pelos cientistas que pesquisam a natureza (plantas, animais etc). Apresente alguns modelos de catálogos às crianças e dê espaço e tempo para que os manuseiem, interajam e façam perguntas sobre eles. Ao comentarem o que observaram e suas impressões sobre os catálogos, retome o levantamento realizado na etapa 4, a respeito do que querem saber sobre os animais, como por exemplo: onde vivem, do que e como se alimentam e como se locomovem. Instigue os pequenos a fazer a busca dessas informações para a elaboração do catálogo dos animais brasileiros escolhidos por eles.
Paradar continuidade a esta atividade, aprimorando a curiosidade e incentivando a investigação, avalie a possibilidade de fazer uma visitação externa a um zoológico, museu ou a uma exposição itinerante que aborde o tema dos animais brasileiros. Há diversos institutos e ONGs que acolhem animais silvestres que também podem ser contactadas para visitas.
Redija uma carta com as crianças de forma coletiva, destinada às famílias, contando sobre a vivência da exposição de animais brasileiros, a escolha dos animais que a turma deseja conhecer melhor e o propósito de pesquisá-los em pequenos grupos na escola. Envolva os familiares pedindo que apoiem as pesquisas e as investigações dos pequenos, enviando para a escola imagens, livros, vídeos, relatos orais ou escritos, endereços de sites, reportagens e catálogos sobre os animais dos biomas brasileiros. Combine a data para o envio dos materiais de pesquisa.
Apresente a proposta
As crianças têm fascinação pela natureza e manifestam especial interesse pelos animais. A temática desta sequência pode gerar percursos investigativos que promovem o acesso a vários conhecimentos sobre os animais, as diferentes formas de saber mais sobre eles e as atitudes na relação com o mundo natural. Nesta adaptação, a partir do repertório inicial das crianças, as famílias serão convidadas a conhecer mais sobre os animais do bioma brasileiro. Pesquise sobre os biomas brasileiros e a diversidade da fauna, aprofundando seus conhecimentos sobre o assunto, e marque um encontro virtual com as crianças para conversar sobre o tema. Proponha um diálogo a partir da pergunta:
- Quais dos animais vivem em florestas do Brasil? O que vocês podem me falar sobre isso?
É importante dar espaço para que tragam suas contribuições, hipóteses, conhecimentos etc. Você pode registrar as indicações das crianças. A partir dessa troca, mostre algumas imagens de animais brasileiros e comente que seria muito bom aprender mais sobre o tema. Conduza a conversa de maneira envolvente, para encantar as crianças e motivá-las a saber mais sobre o assunto. Depois desse momento com as crianças, convide as famílias a conhecer mais sobre os animais do bioma brasileiro e diga que irá enviar uma mensagem orientando as próximas atividades que vai sugerir, mas que todas serão adaptadas ao contexto familiar, de forma que elas possam aprender e interagir com seus familiares de maneira agradável. Essa conversa é a adaptação da atividade “Conversando sobre animais”, em que o tema é tratado com as crianças.
Adaptações necessárias
No plano “Escolhendo alguns animais para conhecer melhor”, as famílias serão convidadas a escolher um animal que acharem mais interessante ou que despertar mais curiosidade, e registrar o que gostariam de saber sobre ele. Sugira alguns vídeos sobre animais do bioma brasileiro para ampliar o repertório das famílias ao pensar sobre sua escolhas.
No plano “Pesquisando sobre animais dos biomas brasileiros”, as famílias serão convidadas a coletar informações sobre o animal que escolheram em livros e revistas para pesquisa, se possível, ou poderão realizar a busca na internet. Sugira alguns sites confiáveis para a busca, como os científicos, de universidades ou governamentais.
No plano “Organizando o catálogo de animais brasileiros”, as famílias serão convidadas a registrar os resultados da pesquisa no computador ou em uma ficha com as curiosidades descobertas, ou ainda por meio de vídeo, relatando as curiosidades descobertas sobre o animal pesquisado.
No plano “Apresentando nosso catálogo de animais brasileiros”, as famílias serão convidadas a realizar o compartilhamento desse registro.
Sugira às famílias
No plano “Escolhendo alguns animais para conhecer melhor”, convide pais e responsáveis a oportunizar situações que incluam a escuta atenta das ideias originais dos pequenos e das curiosidades deles sobre esse assunto. Proponha que assistam juntos aos vídeos sobre animais sugeridos por você. Em seguida, sugira que conversem com as crianças sobre o que viram e os animais que aparecem, para que escolham aquele que mais lhes interessou e pesquisem mais sobre ele.
No plano “Pesquisando sobre animais dos biomas brasileiros”, convide pais e responsáveis a visitar os sites sugeridos por você, para que possam conversar sobre os conhecimentos e as curiosidades do animal escolhido. É importante que a pesquisa com a criança seja monitorada. Diga que é necessário dar espaço para que as crianças se expressem a partir das novas descobertas, promovendo aprendizagens por meio das mais diferentes linguagens.
No plano “Organizando o catálogo de animais brasileiros”, convide pais e responsáveis a sistematizar as curiosidades num registro – uma ficha, um documento de Word ou um vídeo. Os registros podem ser realizados pelas criança por meio de desenhos ou escritas espontâneas, com o apoio de um adulto como escriba.
Para compartilhar com o grupo
Convide pais e responsáveis a compartilhar com você, por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação, os registros construídos. Ao recebê-los, você pode dar devolutivas às famílias, validando as ações das crianças e parabenizando suas descobertas. Depois, agrupe-os e compartilhe-os com todo o grupo, de modo que todas as famílias possam aprender mais sobre os diferentes animais pesquisados. Essa estratégia é a adaptação da última atividade da sequência: “Apresentando nosso catálogo de animais brasileiros”.
Você pode sugerir outra sequência de atividades adaptadas (disponível aqui) na #NovaEscolaemCasa, para dar continuidade ao compartilhamento das descobertas das crianças.
Há ainda a possibilidade de sugerir que formem um clube de pesquisa de animais brasileiros e continuem compartilhando as informações sobre os diferentes animais do bioma brasileiro. No retorno à escola, é possível que você retome as descobertas e experiências das crianças, aprofundando conhecimentos, e que construam um catálogo dos animais pesquisados utilizando desenhos ou imagens, e o apresentem a outras turmas.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernanda Silvia Lionese
Mentor: Wildes Gomes de Campos
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; O eu, o outro e o nós.
Objetivos e códigos da Base
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
Abordagem didática: s crianças têm fascinação pela natureza. Elas manifestam especial interesse pelos animais, portanto, a temática pode gerar percursos investigativos que promovem o acesso a vários conhecimentos sobre os animais em si, a diferentes formas de saber mais sobre eles e a atitudes na relação com o mundo natural. Ao organizar uma sequência flexível, que inclua a escuta atenta das ideias originais dos pequenos e das curiosidades deles sobre o assunto e que instigue e oriente novas descobertas, o professor estará promovendo ricas oportunidades de aprendizagem nas mais diferentes linguagens.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: