Plano de Aula

Plano de aula: Exploração livre de materiais de largo alcance

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Brincadeiras com materiais de largo alcance

mais ações

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para realizar esta brincadeira é necessário que você e as crianças, de uma forma participativa, já tenham coletado com a comunidade escolar materiais para a montagem das ilhas.

Espaços:

Preveja um espaço para a roda que será realizada no início da proposta. Observe a necessidade de um espaço aberto, de preferência externo, para que as crianças possam realizar as explorações nas ilhas, trazendo riqueza e liberdade para seus movimentos exploratórios. Organize os materiais em quatro ilhas. Ilha 1: materiais que possam ser empilhados; Ilha 2: materiais reflexivos, para experimentações com luz; Ilha 3: materiais grandes nos quais as crianças possam entrar e explorar; Ilha 4: materiais naturais como galhos, folhas, pedras e areia. Organize os materiais, considerando uma dimensão estética para cada ilha. Ou seja, cuidando para que a disponibilização dos materiais seja cuidadosa, convidativa a intervenções e que revele uma acolhida às crianças, de tal forma que a própria ilha seja um convite para brincar e explorar.

Materiais:

Serão necessários materiais diversificados para cada uma das ilhas:

Ilha 1: latas de tamanhos parecidos, caixas de leite, caixas de ovos, carretéis de linha, caixinhas de fósforo, tampas, potes, blocos de madeira, entre outros materiais que facilitem o empilhamento;

Ilha 2: cds, dvds, papel alumínio, objetos de metal, pequenos espelhos, entre outros materiais refletores.

Ilha 3: caixas, caixotes, baldes e outros materiais em tamanhos grandes.

Ilha 4: materiais naturais como galhos, folhas, pedras, areia, entre outros.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 01 hora e 30 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Quais as estratégias usadas pelas crianças para explorar os materiais? Consideraram o uso de bases para empilhamento? Consideraram o tamanho e outras características dos materiais para suas composições e brincadeiras?

2. Como as crianças interagiram durante a brincadeira? Brincaram individualmente, em grupo ou em duplas? Construíram composições juntas? Ajudaram umas às outras?

3. De quais formas as crianças estão comunicando suas produções, ideias e explorações?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Busque estar atento às relações estabelecidas entre as crianças, propondo alternativas para melhorar a qualidade das interações e traçando estratégias para que uma criança ajude a outra.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Convide as crianças para sentarem com você em uma grande roda e compartilhe o propósito da atividade. Conte que elas poderão escolher uma das quatro ilhas para brincar de forma livre. Acorde com as crianças a duração da atividade e a organização dos materiais ao fim da exploração.

Possíveis falas do professor neste momento: Crianças, hoje vocês terão quatro espaços diferentes para explorar. Vocês podem escolher um para brincar e, se quiserem, poderão trocar de grupo em seguida. Lembrando que, ao trocarem de grupo, é preciso que não misturemos os materiais das ilhas. Quando estiver faltando 10 minutos para terminar a brincadeira, avisarei vocês que está chegando a hora de encerrar. Ao final da brincadeira, iremos organizar todo o material juntos. Dessa forma poderemos brincar com os materiais novamente em outro dia.

2

Proponha que as crianças observem as ilhas e pergunte se elas conseguem identificar alguns dos objetos e as semelhanças entre os materiais de uma mesma ilha. Só depois convide as crianças para escolherem uma das ilhas para brincar.


3

Circule entre os grupos para observar e fazer registros escritos e fotográficos das explorações e expressões das crianças. Você poderá colaborar com elas, dialogando sobre suas experiências e explorações. Por exemplo, se alguém tentar empilhar alguns materiais e eles acabarem caindo, você pode se aproximar, dialogar com a criança e ajudá-la a elaborar estratégias para empilhar uma torre conjunta. Depois, você poderá se afastar e observar como a criança irá interagir com o material a partir de sua intervenção. Lembre-se de acolher positivamente as ideias e expressões das crianças, compreendendo os materiais com o sentido que elas atribuem a eles, incentivando e celebrando suas experimentações. Seja curioso em relação ao brincar e esteja atento às ações das crianças para fazer incentivos e colaborações, respeitando a autoria e pesquisas que estão fazendo em suas construções.

Possíveis ações das crianças: Um exemplo desse acolhimento e curiosidade sobre o brincar das crianças: supondo que, ao circular pelo grupo você perceba que uma das crianças está se divertindo ao usar dois espelhos. Ela começa a perceber que, ao aproximar os dois espelhos de seu rosto, sua imagem duplica e divide-se. Atentando - se a isso, você poderá perguntar: o que você está vendo? O que está acontecendo com seu reflexo? O que acha de mostrar sua descoberta para um amigo? Será que conseguimos usar mais materiais para refletir essa mesma imagem?


4

Quando estiver chegando ao final da vivência, conte para as crianças que faltam 10 minutos para o fim da atividade. Ao terminar esse tempo, diga que é hora de começarem a organizar os materiais.


Para finalizar:

Convide as crianças para voltar para a grande roda e compartilhar as experiências e explorações realizadas no dia. Pergunte sobre suas explorações, que materiais manusearam, como trabalharam. Instigue-as a contar o que construíram, o que notaram de interessante em algum material e o que acharam mais divertido durante a brincadeira. Traga algumas de suas observações durante a atividade, para estimular as falas das crianças.

Veja outros planos que exploram a habilidade EI03EF01 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS

Conteúdos relacionados