Plano de Aula
Plano de aula: Desenhos com areia e cola
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Desenhos
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Para realizar esta proposta é necessário que você organize coleções variadas de elementos naturais, como sementes, folhas, cascas, flores secas, pedrinhas, conchas, entre outros. Caso esses materiais não sejam da prática cotidiana do grupo, forme algumas coleções para enriquecer a possibilidade expressiva das crianças.
Segue abaixo a receita da massa de areia e cola para ser transcrita em um cartaz:
Receita da massa de areia e cola (para apresentar às crianças escrever em CAIXA ALTA):
1/2 kilo de areia.
1 tubo grande de cola.
Pratos de isopor (bandejinhas reutilizadas) e/ou pratos de papelão (diversificar tamanhos e tipos de materiais é sempre interessante para promover a possibilidade de escolha das crianças).
Como fazer: Peneire a areia com intuito de remover possíveis impurezas.
Depois de peneirada, misture-a com a cola. Faça isso aos poucos, até perceber que sua consistência ficou pastosa, como uma massa.
Ao encontrar o ponto desejado, use-a para sua criação e espere dois dias para secar.
Materiais:
Colete os materiais naturais, a areia, cola, peneira e a bacia média. Separe de 2 a 4 colheres de pau, pratos de isopor reutilizados ou pedaços de papelão cortados em formas variadas (quadrados, circulares, triangulares) em quantidade suficiente para a turma. Máquina fotográfica ou celular para documentação da proposta.
Espaços:
A atividade pode ocorrer na sala e o material a ser explorado deverá estar disposto de modo acessível às crianças e convidativo, pois também faz parte a experiência estética. A proposta deve começar em roda, com todo o grupo reunido para que a ideia seja compartilhada com a turma. Para maior interação das crianças com o preparo da receita, divida a turma em dois grupos. Enquanto um grupo estará explorando a realização da receita, o outro fará outra atividade que já consigam realizar sozinhos, como um jogo de construção, por exemplo. Assim, quando a massa do grupo 1 estiver pronta, ele poderá começar a fazer suas produções de forma autônoma enquanto o grupo 2 começará a realizar a receita.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 1 hora
Perguntas para guiar suas observações:
1. Durante o preparo da receita, todos participam de forma colaborativa, se envolvem com a proposta e comunicam entre si sobre ingredientes e modo de preparo?
2. Como as crianças escolheram os materiais para a composição dos desenhos? Selecionaram de acordo com o que queriam criar? Quais narrativas emergiram durante a composição dos desenhos?
3. Ao serem convidadas a compartilhar suas produções, as crianças expressam suas ideias e sentimentos vivenciados durante a criação?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo, caso necessário. Para auxiliar as crianças na organização das ideias e planejamento do desenho, proponha reflexões como: Você já pensou no que quer desenhar? Que materiais lhe parecem mais interessantes para compor seu desenho? Se alguma criança demonstrar ansiedade diante da variedade de opções, proponha que ela escolha por partes, verificando um grupo de objetos por vez.
O que fazer durante?

1
Convide as crianças para sentarem em roda com você, no grande grupo. Compartilhe que elas terão a oportunidade de realizar um desenho em um novo tipo de suporte e que, para que todas possam participar, você preparou a sala em três espaços.
Diga para a turma que eles podem se organizar livremente em dois grupos menores e que cada grupo fará a exploração dos espaços da sala em momentos diferentes. Dessa forma, todos poderão aproveitar mais e a nova experiência será mais divertida.
Possíveis ações e falas do professor neste momento: Pessoal, hoje nós iremos fazer uma atividade em que usaremos cola, areia e elementos da natureza para fazermos desenhos. Para isso, preparei a sala em 3 ambientes. Nos organizaremos em grupos para realizarmos a atividade. No primeiro ambiente ficará um grupo realizando uma proposta que vocês já conseguem fazer sozinhos. No segundo ambiente, as crianças farão a receita da massa de cola e areia. O terceiro ambiente é o ambiente em que vocês farão o desenho. Vejam, já deixei todo os materiais organizados por características para que vocês possam escolher os que mais se adequam ao que querem desenhar. Vamos lá!
Cada grupo terá sua vez de preparar a massa. No final, quando forem terminando as criações, podem ir para o espaço da leitura e escolher o livro que mais gostarem para ler.
2
Com a turma dividida, inicie a preparação da massa com o primeiro pequeno grupo. As crianças ficarão interessadas em saber o que será feito com a areia e a cola. incentive a criação de hipóteses entre elas e acolha os pensamentos. Compartilhe que irão usar a areia e a cola para fazer uma massa que será o suporte para o desenho.
Apresente a receita para o pequeno grupo e eleja duas ou três crianças para fazerem a receita. As demais vão acompanhar e revezar o momento da mistura, deixando a massa uniforme. Antes das crianças começarem a misturar a massa, demonstre como mexer com cuidado os ingredientes, a fim de que tenham uma referência de como fazê-lo.
3
Assim que a massa estiver pronta, convide as crianças a pegarem uma porção para si, usando os pratos de isopor ou papelão como apoio. Certifique-se de que todas tenham escolhido suas peças. Desperte nas crianças o planejamento do desenho. Diga que com suas escolhas elas podem pensar no que querem representar. Instigue a partilha de algumas ideias para aguçar o pensamento do grupo. Ofereça a ideia de criar rostos divertidos e, como os elementos são naturais, representações da natureza também são uma opção.
No momento da criação, lembre às crianças que elas poderão usar todo o material que quiserem para criar desenhos sob a massa. Para isso, mantenha as coleções sempre por perto e de forma acessível, para que possam ser investigadas quantas vezes forem necessárias. As crianças poderão ter novas ideias, fazer trocas ou mesmo acrescentar outras peças.
Conforme as crianças forem finalizando, ofereça o espaço de leitura enquanto você acompanha a produção da massa e desenho dos outros pequenos grupos.
Possíveis falas do professor neste momento: Pessoal aqui está materiais para construirmos algo com eles, o que vocês acham? Quais materiais lhes parece mais interessante para compor o desenho? Vejam estas sementes e pedrinhas, folhas e galhinhos, o que podemos criar com eles?
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Após todos os pequenos grupos terem preparado a massa e realizado suas criações, retome o grande grupo. Neste momento, as crianças terão oportunidade de expressar seu processo criativo e seus sentimentos a respeito.Se a turma for grande, uma opção é fazer duas rodas alternadas para que o tempo de escuta possa ser respeitado.
Possíveis falas do professor neste momento: Vamos compartilhar como foi o percurso de fazer o desenho usando esta técnica e estes materiais? Como vocês se sentiram? O que acharam de desenhar sobre a massa?
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Após todas as crianças compartilharem suas criações, converse com elas sobre o local e o tempo necessário para secagem dos trabalhos. Diga que, em seguida, vocês irão organizar um espaço para expor suas produções ou pergunte se elas preferem levá-las para casa e contar aos familiares sobre o processo de criação.
Para finalizar:
Solicite ajuda das crianças para guardarem e limparem alguns dos materiais utilizados. Dirijam-se aos sanitários ou lavatórios para higienização das mãos, antes de iniciarem outra atividade da rotina.
Desdobramentos
Em outro momento, é possível colocar a massa em um único tabuleiro, ao invés de pratos individuais. Dessa forma, será possível promover a produção coletiva, construindo um cenário específico relacionado a algum tema.
Engajando as famílias
Se as crianças levarem as produções para casa terão oportunidade de socializarem com as famílias o processo de criação, o preparo da massa, a escolha dos elementos naturais, o planejamento e desenvolvimento do desenho. A receita também pode ser compartilhada, incentivando que tenham em casa outros momentos de exploração e criação, junto com os familiares.
Faça um registro fotográfico do passo a passo da atividade e elabore legendas com as crianças, compondo um varal informativo para ser compartilhado em uma mostra com toda a comunidade escolar no hall de entrada da escola.
Apresente a proposta
Envie, por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias, uma mensagem dizendo: “Vocês sabiam que é possível desenhar com diversos materiais? (Nesse momento, você pode relembrar as crianças de algumas experiências que tiveram na escola com desenhos utilizando materiais diversos.) Hoje, eu tenho um convite para fazer: que tal desenharmos com uma massa bem espessa? Será que é diferente de desenhar com tinta?”
Adaptações necessárias
A atividade sugere a preparação de uma massa de areia e cola para que as crianças possam explorá-la em alguns suportes. Envie a receita da massa, disponível no plano, e, na impossibilidade de usar areia, sugira outros elementos que podem ser incorporados à cola para dar sustentação, cor ou variadas sensações, como farinha, terra, amido de milho, açafrão, pó de café e pedrinhas minúsculas.
Sugira às famílias
Convide pais e responsáveis a preparar, junto com as crianças, a receita que será usada para produção e criação livre em um suporte. A atividade sugere a utilização de areia e cola, porém, proponha às famílias que utilizem as possibilidades disponíveis em casapara produzir uma espécie de massa espessa, podendo substituir a cola por água, por exemplo. Oriente que usem os materiais disponíveis, como farinha de trigo, terra, amido de milho etc., adaptando a receita. Para o suporte, as famílias podem reutilizar pratinhos de isopor que geralmente acompanham os alimentos ou papelão. Proponha que, durante a preparação, chamem a atenção da criança para as transformações que acontecem conforme os ingredientes são inseridos, e oriente para que mexam com cuidado, a fim de que a mistura fique com a consistência adequada para manipulação. Com a mistura pronta, diga para que acolham as sugestões das crianças sobre sua utilização e incentivem a criação. Assim, as crianças enriquecem suas possibilidades expressivas e suas percepções sobre os desafios enfrentados durante o desenho com a mistura. Elas podem usar as mãos ou outros instrumentos disponíveis para desenhar, como palitos, gravetos etc.
Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem os resultados em fotografias, que podem ser agrupadas e divididas com todo o grupo para a apreciação das produções. É possível encaminhá-las via Apresentações Google (disponível aqui) ou por Whatsapp, por exemplo. É esperado que, conforme você compartilhar essas ações, mais famílias se sintam estimuladas a realizar a atividade. Continue recebendo e encaminhando os resultados para o restante do grupo.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Maria de Lourdes Carvalho Pereira
Mentor: Wildes Gomes de Campos
Especialista do subgrupo etário: Mônica Samia
Campos de Experiência: Traços, sons, cores e formas. Escuta, fala, pensamento e imaginação. O eu, o outro e o nós
Objetivos e códigos da Base
Centrais:
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
Transversal:
(EIO3EOO2) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
Abordagem didática: As crianças usam os desenhos como uma potente forma de expressão, visto que são narrativas visuais e, como tais, retratam histórias, experiências e. Por isso, devem sempre ser fruto de um processo autoral. Assim como toda a produção cultural, as crianças têm muito a aprender sobre esta linguagem plástica, por meio de situações que façam sentido para elas e que ampliem seu repertório com novas referências, técnicas e acesso a diversidade de suportes e materiais.