Plano de Aula
Plano de aula: Conversando sobre o momento do sono
Por: Sandra Bonotto
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Como esta atividade prevê uma roda de conversa em que as crianças tragam fotos, objetos, impressões sobre o sono para serem compartilhadas com o grupo, é necessário que antes você oriente as famílias a auxiliá-las nessa escolha (de uma foto ou de algum objeto que seja representativo ou que faça parte de seu momento do sono). Se em sua escola houver a possibilidade de imprimir fotos, sugira que compartilhem previamente uma foto com você, para que providencie a impressão dela. Caso a escola não disponha desse recurso ou as crianças não possuam algo que possam trazer para compartilhar com o grupo, sugira às famílias que conversem com elas em casa sobre como esse momento acontece em seu dia a dia, se há algum preparo especial (como ler uma história, deixar a luz acesa ou alguma outra estratégia); para que as crianças socializem também tais reflexões na roda.
Esta atividade completa é viável para uma escola em que as crianças permanecem o dia todo e o momento do sono existe na rotina da unidade. Para os casos em que as crianças permanecem apenas em período parcial e esse momento não existe, você pode realizar o planejamento apenas até a 3ª etapa.
Materiais:
Computador com impressora para as fotos que forem enviadas pelos pais por meio digital (caso a escola disponha desse recurso). Material para a produção das crianças: papel sulfite, lápis grafite, lápis de cor, canetinhas, giz de cera.
Para documentação da atividade: use seu caderno de anotações, celular ou câmera fotográfica (se desejar ter fotos e vídeos). Varal ou painel para que as crianças possam expor suas produções. Cartolina ou quadro para o registro do professor das ideias das crianças para a nova organização do momento do sono (para escolas que têm o momento de sono na rotina e realizarem esta proposta completa).
Espaços:
Esta atividade pode ser feita dentro da sala ou em algum outro espaço em que as crianças possam se organizar em roda e depois desenhar. Se inicia com uma conversa envolvendo o grande grupo. Posteriormente, as crianças se organizam individualmente para registrar suas impressões sobre a conversa. Por fim, ficam em uma nova roda com o grande grupo, para elaborar algumas propostas coletivas (se na sua escola houver momento de sono na rotina).
Tempo sugerido:
Aproximadamente 40 minutos até a etapa 3 e uma hora para quem desenvolver o planejamento completo (indicado para quem tem momento de sono na rotina da escola).
Perguntas para guiar suas observações:
1. Quais são as manifestações das crianças em relação aos momentos de sono em suas casas ou na escola? Que trocas foram possíveis entre elas, na expressão de preferências e na socialização dos materiais que trouxeram?
2. Quais são as estratégias usadas pelas crianças para realizar os registros? Como se envolveram com a exposição de suas produções para a turma?
3. No caso das crianças que dispõem desse momento na rotina escolar, que alternativas surgem para adequação dele?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou um grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo.
Esteja atento para que sejam valorizadas diferentes ações e interesses de todas as crianças durante a atividade: na organização do espaço e dos materiais, na manifestação de ideias, dentre outras; oferecendo apoio necessário e respeito àquelas que não quiserem se envolver na situação.
O que fazer durante?
1
Reúna as crianças no grande grupo em roda, compartilhando que é o momento de elas contarem sobre a hora de dormir em suas casas, para que descubram como é esse momento nas diferentes famílias.Possibilite que elas mostrem as fotos, os objetos e que contem sobre como fazem para dormir. Problematize a partir do que as crianças mostram e dizem, ampliando as reflexões ou apontando algumas questões, para socializarem não apenas onde dormem, com quem, mas também o que é gostoso de fazer no momento que vão para cama dormir, se já dormiram fora de casa, na casa de quem, se gostam de dormir fora de casa, se têm medo, dentre outras possíveis perguntas que possam ajudá-las a refletir sobre o momento.Algumas podem mencionar que não gostam quando precisam ir para cama dormir, é um aspecto também a ser compartilhado com o grupo, e quem sabe com esse diálogo, tais crianças considerem algumas estratégias para experimentar em casa, com os familiares.
2
Sugira às crianças que coloquem objetos, fotos ou imagens que trouxeram no centro da roda, de forma que todos tenham a oportunidade de conhecê-los, observando-os ou manipulando-os livremente. Caso o momento do sono aconteça na própria escola, você pode também pedir previamente para que as crianças escolham algum objeto da sala que as remeta ao momento do sono, para que os utilizem nessa etapa. Dê oportunidade de participação às crianças que não trouxeram algum objeto ou foto, por meio do compartilhamento de experiências (comparando com as de seus amigos, se, por exemplo, também utilizam determinado recurso para dormir ou acrescentando novas possibilidades, a partir do que vivenciam em casa). Garanta um tempo para que os pequenos possam interagir livremente, mostrando e comentando sobre as próprias coisas, as próprias fotos e sobre os momentos de dormir.
Possíveis falas das crianças neste momento: Uma criança compartilha que trouxe um urso de pelúcia que ganhou da avó que mora longe e que dorme sempre com ele porque sente saudades da avó!
3
Convide as crianças para fazer um registro, a partir de escrita espontânea ou de desenho, de como acontece o momento de dormir em suas casas, as coisas gostosas que fazem ou que gostariam de fazer. Se desejarem, elas podem pegar os objetos que trouxeram como apoio para as produções. Se alguma criança não se sentir envolvida com a proposta do registro sobre o sono, convide-a para utilizar os materiais disponíveis e criar uma outra composição que a agrade. Como esse é o momento de as crianças fazerem registros individualmente, aproveite para observar atentamente como escolhem ou utilizam os materiais, como se dão os registros, as interações, etc. Apoie as ações delas e procure agir sempre a partir das iniciativas, auxiliando e participando apenas quando solicitado, evitando ao máximo se antecipar. Alguma criança pode, por exemplo, solicitar que você escreva para ela, proponha que ela escreva do jeito dela, mas esteja disponível à sua decisão. Registre, se possível, por meio de fotos ou de vídeos, as interações que ocorrem nesse momento, as narrativas das crianças enquanto produzem desenhos ou escritas, para compartilhar a experiência com elas e com as famílias. Disponibilize um varal ou painel para que as crianças possam expor os registros, conforme forem concluindo-os, de forma que todos possam observar e conversar sobre as produções dos colegas.
4
Convide as crianças para uma nova roda de conversa - grande grupo -, na qual elas vão refletir sobre como o momento acontece na escola, de forma que pensem em propostas para torná-lo mais agradável. Diga que a ideia é que elaborem um plano juntos e comente que elas poderão se utilizar de algumas das estratégias para a hora de dormir de suas próprias casas, refletindo em que e como poderiam ser realizadas com todos juntos na escola ou ainda sugerindo novas estratégias, a partir dos recursos disponíveis na sala. Proponha algumas reflexões como: por que é importante ter um momento de sono ou descanso para quem fica o dia todo na escola? Se em suas casas vocês não dormem da mesma maneira, como podemos pensar nessas diferenças na escola? Será que podemos organizar o momento de sono em outros locais e não apenas em nossa sala? Busque falar a partir do que as crianças trazem, valorizando ideias e apoiando a interação coletiva. Tenha atenção às sugestões das crianças: podem surgir propostas que demandam uma organização prévia do professor, como uma história a ser contada para o grupo, a disponibilização de uma música relaxante para ouvirem, dormir sob as árvores, escutando os pássaros; dentre outras.
5
Pode ser também que algumas crianças manifestem que não sentem necessidade de dormir na escola. Acolha essas manifestações e auxilie as crianças para que pensem, juntos, em coisas que podem estar disponíveis no momento do sono para aqueles que não querem dormir, de forma que não atrapalhe os que querem, como um canto com livros ou materiais para desenho. Incentive também que pensem sobre como poderiam participar mais da construção desse momento em sala, para que seja mais acolhedor para elas, por exemplo: elas organizarem os colchões escolhendo um local na sala que as tranquilize mais ou que aqueles que desejarem possam escolher objetos para utilizar, como algum bicho de pelúcia, por exemplo etc. Lembre-se de que a ideia é que planejem juntos como esse momento acontecerá, de forma a contemplar as necessidades das crianças, então, esteja atento às considerações, elencando uma lista em uma cartolina, para que esses aspectos possam ser retomados ao longo de toda a conversa e em outros dias.
Para finalizar:
Quando estiver chegando o momento de finalizar a atividade, avise que em cinco minutos precisarão concluir a conversa, estabelecendo os combinados e ações que desejam efetivar para os próximos momentos do sono na escola. Passados os cinco minutos, comente que chegou o momento de todos juntos organizarem a sala e guardarem os materiais no lugar indicado por você. Diga que vai passar as propostas finais para o papel, para que não se esqueçam delas e para que possam revisitar os frutos dessa conversa diariamente, colocando-as em prática nos momentos do sono e replanejando mudanças que considerem necessárias, por exemplo, selecionar outros materiais ou definir novos espaços e arrumações da sala, dentre outros.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS