Plano de Aula

Plano de aula: Exploração sensorial com Alimentos

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alimentação

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Como esta atividade prevê uma organização das crianças em cantos ou estações, é interessante que o professor já tenha se utilizado desta estratégia em outras oportunidades. Caso isso ainda não tenha sido possível, esteja atento às etapas descritas de forma a possibilitar uma experiência que garanta o protagonismo e a exploração das crianças a partir de seus interesses. É interessante que esta atividade seja realizada com o auxílio de algum outro educador ou funcionário da cozinha, de forma que seja possível higienizar os utensílios durante as experimentações das crianças. Faça com a equipe estes combinados previamente.

Materiais:

Organizar em mesas já higienizadas os alimentos em pratinhos, separados por categoria, em estações. Em uma das mesas, por exemplo, disponibilizar uma variedade de massas cruas e cozidas, como macarrão, sagu, misturas de maisena e água, etc. Em outra, legumes crus e cozidos, inteiros e picados. Uma estação para frutas inteiras e cortadas, uma para grãos diversos, crus e cozidos, e outra para ervas aromáticas, como hortelã, salsinha, manjericão. Em uma estação separada, oferecer utensílios de cozinha como espremedor de frutas ou batata, pratinhos e potinhos nos quais possam coletar os alimentos que desejarem, colheres, peneiras, batedor de claras, escumadeira, concha, dentre outros. Reserve uma estação com sulfite e lápis de cor para as crianças que quiserem utilizar ou não tiverem o interesse em participar da experimentação. Celular ou câmera fotográfica para fotos e vídeos.

Espaços:

Essa atividade pode ser feita dentro da salade atividades ou algum outro espaço em que seja possível a organização das estações para a exploração pelas crianças em pequenos grupos, sendo importante ter próximo alguma pia para lavagem das mãos. É necessário que o espaço seja organizado antes do convite à turma para a experimentação. Depois haverá uma roda com o grande grupo para que manifestem suas impressões sobre a experiência.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1 hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1.Como as crianças reagem à diversidade de materiais oferecida nas estações? Demonstram interesse e curiosidade por transitar em mais de um espaço ou há crianças que preferem permanecer em um mesmo local durante toda a experimentação?

2. Como as crianças se relacionam com as diferenças (como in natura e preparados) e às transformações dos alimentos observadas durante esta exploração? Que comentários fazem com os colegas a respeito de suas investigações?

3. Como as crianças se envolvem durante a troca de experiências no grande grupo? O que relatam sobre a experiência sensorial, na exposição de suas impressões e sugestões para outras oportunidades?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo.

Atente-se para que sejam valorizadas as diferentes ações e interesses de todas as crianças durante a atividade, seja interagindo com os variados alimentos e materiais disponíveis, nas trocas entre os pares e no grande grupo, na manifestação de suas descobertas, sentimentos e impressões sobre a vivência, etc; oferecendo os recursos necessários para que isso seja garantido e com respeito àquelas que não quiserem se envolver na situação.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Antes de entrar na sala, diga às crianças no grande grupo que você organizou o espaço com um monte de coisas bonitas e gostosas a partir das quais podem explorar e também comer, instigando-os a levantar hipóteses sobre o que vocês podem encontrar lá neste dia. Após a manifestação das crianças, com certo suspense, abra a porta para que confirmem ou não suas hipóteses. Convide as crianças para que, juntos, transitem entre as estações para ver o que encontram e pensar nas possibilidades de exploração que podem fazer, nos materiais que querem utilizar, etc..


2

Enquanto vocês circulam pela sala, diga para as crianças que elas podem explorar os alimentos, experimentá-los, revezar - caso queiram - as estações em que gostariam de vivenciar, etc. Mostre a mesa em que os utensílios estão disponíveis combinando que elas podem utilizar o que precisar para levar até as outras mesas, lembrando-se de devolver neste mesmo local após o uso para que os outros colegas possam usar este material também...

Conte para as crianças que você também preparou uma mesa com folhas de sulfite e lápis de cor para o caso de alguém queira desenhar ou escrever durante a atividade.

Possíveis falas do professor neste momento: Como vocês acham que podemos explorar estes alimentos? Será que tem algo aqui que vocês ainda não conhecem ou nunca experimentaram?


3

Convide as crianças para explorar os materiais, possibilitando que organizem-se individualmente, em pares ou pequenos grupos para se dirigirem às mesas, decidirem onde querem estar, quais os utensílios ou suportes que irão precisar para suas experimentações, etc. Esteja atento às interações e descobertas das crianças, suas reações aos materiais oferecidos, como se dão as escolhas e as primeiras investigações. Caso alguma criança manifeste que não deseja participar deste momento com os colegas, convide-a à participar de alguma outra forma, seja desenhando algum dos alimentos disponíveis, registrando as experimentações de seus colegas ou criando alguma outra composição que a agrade na mesa com materiais para desenho.


4

Se possível, tenha em mãos celular ou câmera para registrar este momento, de forma que ele possa ser socializado posteriormente com as crianças. Observe e apoie suas iniciativas, enriquecendo as investigações das crianças durante a exploração, trazendo elementos que ampliem/questionem/ validem seus hábitos em relação ao uso dos alimentos, a forma de alimentação, hábitos de higiene, dentre outros; mas tenha o cuidado de não se antecipar às suas iniciativas ou dirigir suas ações.Neste tipo de atividade não é necessário que o professor acompanhe todos os grupos, havendo inclusive crianças que se sentem mais à vontade sem a sua presença para realizar suas explorações. Tenha isso em vista ao interagir com os grupos, buscando se aproximar daqueles que te convidam para participar ou estejam mais receptivos à sua aproximação.

Possíveis ações das crianças neste momento: Uma criança interpreta o papel de um cozinheiro se oferecendo para preparar um prato para você. Esta é uma boa oportunidade para, a partir de sua narrativa, explorar mais as investigações das crianças, perguntando sobre este prato, como foi feito, quais os ingredientes utilizados, convidando outras crianças para cozinhar também!

5

Tenha atenção nas investigações que as crianças realizam em cada uma das estações. Pode ser que nas mesas dos legumes as crianças se envolvam criando composições que misturam ingredientes crus aos cozidos. Na estação das frutas as crianças podem se envolver utilizando o espremedor para transformá-las em sucos, explorar a extração de líquidos e criar combinações de sabores. Muitas crianças podem não ter contato com o processo de fazer um purê ou esmagar com o pilão as ervas aromáticas e você pode realizar uma intervenção que mostre a elas como fazer, para que possam também se apropriar destas técnicas e utilizá-las em suas investigações. Pode ser também que as crianças decidam utilizar frutas, legumes ou utensílios como os personagens de alguma história e enredo que elas criam enquanto experimentam no momento. Todas as possibilidades de exploração são válidas, acolha e valorize as iniciativas das crianças, intervindo e auxiliando-as quando perceber a necessidade.


6

As crianças podem manifestar o interesse de trocar de estação durante a atividade. É uma ação que deve ser incentivada, assim há ampliação das possibilidades de exploração pelas crianças, uma vez que os diferentes cantos oferecem uma variedade de materiais para experimentação. Desta forma, auxilie as crianças no controle do tempo para que elas possam se organizar garantindo que todos tenham a oportunidade de transitar por todos os espaços caso queiram, antes de se reunirem no grande grupo. Quando estiver chegando próximo do momento de finalizar esta etapa da atividade ou quando você já observar o desinteresse das crianças, avise que em cinco minutos precisam concluir para se reunir em roda. Neste momento você pode incentivar que elas percorram novamente o espaço, observando se há ainda alguma estação que gostariam de conhecer, algo mais a experimentar, alguma investigação que queiram fazer… Passados os cinco minutos, comente que chegou o momento de organizarem uma roda para compartilharem suas impressões sobre a experimentação. Mas antes, cada criança vai ao lavatório fazer a higiene das mãos.


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Já em roda com o grande grupo, convide as crianças para conversar sobre como foi a experiência de explorar os alimentos em suas diferentes formas. Incentive-as a se manifestar sobre como se sentiram durante a investigação, se havia algum alimento que chamou sua atenção, que era conhecido ou desconhecido por elas... Coloque-se a partir do que as crianças trazem neste momento, evitando antecipar suas falas e respeitando aquelas que não querem falar neste momento. Estimule-as também a se manifestar a partir do que observaram das interações dos outros colegas, se há algo que os amigos fizeram mas que eles ainda não tiveram a oportunidade de fazer por estar envolvidos em suas próprias investigações. A partir disso, vocês podem pensar em sugestões para uma próxima oportunidade, assim as crianças podem não só imitar algo que observaram, mas também pensar em outras coisas que não fizeram parte deste momento e podem fazer de um outro. Possibilite que as crianças que realizaram algum desenho ou escrita, socializem suas produções, se desejarem. Finalizada a conversa, convide as crianças para verem o que precisa ser organizado na sala para que vocês possam arrumá-la juntos.


Para finalizar:

Transite com as crianças entre os espaços observando o que está fora do lugar ou deve ser organizado. Indique uma bacia ou algum outro espaço em que possam organizar os utensílios que foram utilizados e que precisarão ser lavados e converse com a turma sobre o destino dos alimentos que sobraram nas mesas: o que será possível guardar, o que vocês deverão jogar fora, o porquê disto, dentre outras possibilidades que surgirem dessa observação. Ofereça os pratinhos ou potes plásticos para acondicionar o que será guardado. Após a organização da sala, combine com as crianças qual será a próxima atividade do dia.

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