Plano de Aula

Plano de aula: Trajetórias negras

mais ações

Descrição

Este plano tem foco na produção de textos (escrita compartilhada e autônoma). A finalidade é produzir textos biográficos.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Planejamento e escrita de textos.

Objetivos de aprendizagem

  • Pesquisar, por meio da utilização de buscadores on-line, informações biográficas sobre uma personalidade negra de seu interesse.

  • Escrever, de forma compartilhada e com o auxílio do professor, biografia com informações de pesquisa realizada para expor em cartaz.

Competências gerais

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Bibliografia

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos (01 aula)

Materiais sugeridos:

• Cartaz com a biografia de Machado de Assis, projetor ou cópias impressas para cada estudante.

• Fotos de Machado de Assis.

• Acesso a equipamentos digitais (um por grupo).

• Acesso à internet.

• Folhas impressas, previamente organizadas por você, com biografias de diferentes personalidades negras. (Caso não seja possível utilizar equipamentos eletrônicos com acesso à internet).

• Folhas A4.

• Lápis de escrever.

• Lápis de cor.

• Borrachas.

• Cartolinas.

• Canetinhas.

Organização da aula

Organize os estudantes em grupos de, no máximo, quatro pessoas. Disponibilize um equipamento eletrônico com acesso à internet para cada grupo (computador, tablet, celular etc). Caso isso não seja possível, leve para a sala de aula folhas impressas com as biografias de diferentes personalidades negras, com destaque em diversas áreas. Exemplos: Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Luiz Gama, na literatura; Rebeca Andrade, Vinícius Júnior, Pelé, Aída dos Santos, no esporte; Dona Ivone Lara, Cartola, Liniker, na música, entre outros. É importante que os estudantes conheçam diferentes personalidades para escolherem qual irão biografar.

Outra possibilidade muito interessante para esta etapa é trabalhar com personalidades da própria comunidade em que a escola está inserida. Pode-se trazer biografias de mãe ou pais de santo, líderes comunitários, ou familiares, pois, a partir daí, também estaremos oportunizando ensinamentos dos valores civilizatórios de comunitarismo/cooperativismo, ancestralidade e oralidade (sugere-se inclusive mostrar aos alunos os Valores civilizatórios) e embasado nas Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico Raciais que afirma: Reconhecer é também valorizar, divulgar e respeitar os processos históricos de resistência negra desencadeados pelos africanos escravizados no Brasil e por seus descendentes na contemporaneidade, desde as formas individuais até as coletivas”.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Veja outros planos que exploram a habilidade EF15LP05 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS