14072
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Atividade - Desenhos e narrativas

Proponha que as crianças desenhem em duplas e, depois, apresentem suas produções.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Maria de Lourdes Carvalho Pereira

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Se desejar ampliar seus conhecimentossobre o grafismo infantil, segue uma sugestão enriquecedora sobre o tema: Grafismo infantil - leitura e desenvolvimento

Materiais:

Separe suportes variados como: papelão, cartolina, papel cartão e sulfite, de preferência com diversidade de cores, espessuras e cortados em diferentes formas. As possibilidades expressivas ficarão mais ricas com algumadiversidade de gizes, lápis de cor, lápis grafite, canetinhas hidrocor, giz de quadro, conforme o material disponível em sua escola.

Organize os materiais sobre uma mesa, assim as crianças poderão selecionar seus próprios materiais para elaboração de seu desenho.

Espaços:

Realize a proposta na sala de atividades do grupo.Na organização, disponha os materiais de forma atrativa e caprichosa, cuidando para que o ambiente fique esteticamente agradável e provoque envolvimento das crianças à proposta.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1hora e 15 min

Perguntas para guiar suas observações:

1.Que materiais as crianças demonstram preferir em situações de livre escolha para se expressarem por meio dos desenhos?

2. Que narrativas emergem das crianças ao criarem seus desenhos? Elas fluem de forma simultânea, acompanhando a trajetória dos movimentos na criação do desenho? Ampliações ou alterações acontecem conforme as ideias da narrativa?

3.Como articulam/relacionam as narrativas visuais (desenho) e as narrativas orais enquanto desenham e quando vão contar o que desenharam?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança.

A proposta de desenhar livremente assegura a liberdade de expressão das crianças, suas preferências também são garantidas quando elas escolhem pessoalmente os suportes e materiais de desenho para suas produções. Ao desenhar em duplas, as narrativas são potencializadas, pois precisam negociar suas ideias e criações.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Convide as crianças para sentarem em roda (grande grupo)com você. Compartilhe a proposta de criar um desenho livre, emduplas,usando suportes e materiais diversos. Se alguma criança optar por realizar a atividade sozinha, não se oponha, isto não impedirá que as narrativas aconteçam.

Mostre os materiais que deixou previamente organizado para esta proposta e diga que elas podem buscar outros que estejam disponíveis na sala, se necessitarem.


2

Convide as crianças para iniciarem a proposta ou escolherem seus parceiros de desenho (se desejarem realizar emduplas). Em seguida, peça para que selecionem da mesa o que querem usar em suas criações. Combine que, caso elas precisem de algo mais durante o desenho, podem buscar ou trocar os materiais entre os colegas da turma.

As crianças necessitam de tempo para fazerem suas opções, cada uma delas tem sua predileção. Portanto, oportunizar a seleção do material emduplasfavorece a discussão de diferentes ideias e decisões coletivas. Se cada uma preferir escolher seus próprios materiais, respeite sua opinião e posteriormente busque intervir a favor das trocas entre elas.


3

Proponhaque as crianças desenhem livremente em duplas. Indique que, para isso, precisam conversar umas com as outras, para definirem o que vão desenhar, combinar quem desenhará cada passo ou cada parte etc. Esteja atento às dificuldades das crianças neste momento e enquanto desenham em conjunto, para apoiá-las no que for necessário, favorecendo a troca de ideias, levantamento de possibilidades e decisões coletivas.

Aviseque terão 30 minutos para elaborar sua produção e que, quando estiver faltando 5 minutos para acabar o tempo, você irá avisá-las.

Durante a produção, atente-se às narrativas que surgem no processo, à observação, à escuta, às ações ao envolvimento das crianças com o desenho e entre elas. Este momento é muito rico para investigar o enredo construído por elas, entender que emoções estão exteriorizando e quais os sentidos que atribuem às suas criações.

Anote as narrativas das crianças durante o processo criador, seja nas duplas, seja daqueles que estiverem produzindo sozinhos.


4

Comunique o tempo para finalização da atividade. Conforme as crianças forem terminando suas criações, o que ocorrerá em tempos diferentes, proponha para algumas duplas que se juntem com alguma criança que preferiu desenhar sozinha, para que contem sobre suas produções. Auxilie nesta organização para que todos tenham oportunidade de partilhar suas criações, a não ser que alguém não deseje. Durante esta troca, esteja atento às novas narrativas que surgirem.


5

Emgrande grupo conversem sobre como foi desenhar em duplas e como foi a negociação entre elas ao longo da produção.

Instigue os comentários das crianças citando algumas das narrativas que registrou, de forma a provocar o reconhecimento do criador do desenho. Explore a contextualização do enredo, oportunizando a percepção do desenho comouma narrativa contada através das expressões gráficas.

Possíveis falas do professor neste momento: Enquanto observava vocês desenhando, vi um desenho que contava a história de um ovo de passarinho. Quem foi mesmo que desenhou? Você quer nos mostrar o desenho e contar a história?


Para finalizar:

Convide as crianças para colaborarem na organização do espaço, guardando os materiais e limpando alguma coisa que necessitar. Apresente a proposta que eles levem seus desenhos para casa para que possam contar aos familiares sobre a produção do dia. Defina com elas como farão no caso de quem realizou o desenho em duplas, podendo ser levar em dias alternados, sortear ou tirar uma fotocópia (o que é possível se for um desenho plano).

Desdobramentos

Você poderá repetir esta proposta oferecendo outros suportes e materiais e ampliando para produções tridimensionais, como exemplo criar cenários com materiais de largo alcance (tampinhas, palitos, pequenas caixas e outras embalagens) ou coleções de brinquedos em miniaturas. Neste desdobramento, enquanto você registra as narrativas, fotografe as representações para organizar uma mostra da atividade.

Outra possibilidade é de incorporar os registros das narrativas aos desenhos de todo o grupo e encaderná-los, criando um livro artístico da turma.

Um outro enfoque possível é oferecer durante a roda de conversa algumas imagens de obras de arte de diferentes estilos: abstratas, rupestres, mais coloridas, em preto e branco, de desenho, com pinturas, entre outras, favorecendo às crianças ampliarem suas possibilidades de desenho e de suas narrativas.

Engajando as famílias

A proposta de levar a produção para casa favorece o engajamento com as famílias, mas é importante que você converse com as crianças sobre uma forma de contar à seus familiares o que aconteceu nesta proposta: como definiram materiais, realizaram os desenhos e conversaram sobre as narrativas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses) :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03CG05 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EF01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03CG02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano