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Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 4 planos. Veja todos os planos sobre Comunicação na escola
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: Comunicação na Escola é uma sequência que propõe a criação de um meio de comunicação dentro da escola para promover a circulação de ideias, pensamentos, conhecimentos e pontos de vista dos alunos. Para expressar o desejo de comunicação dos alunos de maneira colaborativa, eles decidem o que querem falar à comunidade escolar e como fazer isso de forma efetiva. Durante toda a sequência, eles são estimulados a pensar e repensar na proposta, baseada em práticas comunicativas já vivenciadas e práticas não conhecidas por todos. A avaliação é uma atividade constante e uma ferramenta que fortalece o compromisso social, a criatividade, a autoria, a iniciativa e a responsabilidade. Esta sequência é composta por 4 planos de aula. O primeiro tem duração de 2 aulas, o segundo, o terceiro e o quarto têm uma aula cada. Os planos são interdependentes.
Sobre esse plano: incentivados a construir novos modos de interação entre os membros da escola, os alunos, de maneira colaborativa, discutem, propõem e elegem uma proposta de organizar um meio de comunicação que consolida a participação efetiva deles na escola.
Organização das aulas: o plano está previsto para acontecer em duas aulas (totalizando 100 minutos) e deve, preferencialmente, desenrolar-se em aulas seguidas no mesmo dia.
Ação prévia: faça um mapeamento da turma para apoiá-los na divisão em grupo. É importante que o agrupamento não aconteça por afinidades pessoais, mas que os integrantes tenham a possibilidade de trocar conhecimentos durante toda a proposta. Faça o levantamento do nível de conhecimento dos alunos e distribua diferentes cores a partir desse levantamento. No momento de organizar os grupos, peça que se organizem contemplando um de cada cor. Para saber mais sobre como reunir os alunos em grupo, veja: Como agrupar os meus alunos. Fonte: Revista Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos. Acesso em: 5-abril-2020.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: Comunicação na Escola é uma proposta eficiente e rápida para ampliar o diálogo na comunidade escolar e estabelecer o encontro do conteúdo produzido com as emoções do leitor. A sequência, pautada no compromisso social, favorece a autonomia, a criatividade, a responsabilidade, a autopercepção, o protagonismo, a colaboração e a busca por novos conhecimentos e novas oportunidades.
Material necessário: folha de sulfite, caneta hidrográfica, cola ou fita adesiva e papel kraft.
Material complementar: a Educação Empreendedora impulsiona autoconfiança, iniciativa, responsabilidade, criatividade, autonomia e flexibilidade. A leitura do link abaixo auxilia a compreensão da proposta como uma ferramenta para despertar e motivar a construção de ideias inovadoras.
Cidadania e criticidade: lugar, protagonismo e identidade escolar. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/5160/cidadania-e-criticidade-lugar-protagonismo-e-identidade-escolar. Acesso em: 17-Fev-2020.
Para repertoriar os alunos, caso não conheçam alguns meios de comunicação, recomendamos a visualização da midiateca abaixo. Caso seja necessário, outras práticas comunicativas podem ser apresentadas.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: para iniciar a aula, explique aos alunos que há uma proposta para eles construírem um meio de comunicação que promova a circulação de ideias, pensamentos, conhecimentos, pontos de vista e acontecimentos dentro da escola. Explique que o trabalho, além de estar pautado na escolha de um tema e de um meio de comunicação audiovisual, impresso ou digital, que será definido de maneira colaborativa pela turma, é um meio de melhorar a vida das pessoas e de ter responsabilidade social. Fale para os alunos que a atividade será realizada e finalizada em cinco aulas e que, hoje, eles planejarão o conteúdo temático e o meio de comunicação que melhor atendem às necessidades da comunidade escolar.
Para promover o contato visual, favorecer as interações durante as discussões e permitir o acesso fácil ao quadro para possíveis registros, organize a turma em um semicírculo e pergunte:
1. Dentro da escola, há um espaço para promover a circulação de ideias, pensamentos, conhecimentos, pontos de vista e acontecimentos?
2. Vocês se sentem ouvidos na escola? Por quê?
3. Já sentiram que gostariam de dizer algo a todos e não tinham como fazer isso?
Acolha as respostas e problematize se há, de verdade, um espaço que promova a participação dos alunos ou se é apenas uma exposição dos trabalhos realizados. Oriente-os a refletirem se eles participam das decisões das atividades da escola, se fazem sugestões e votam ou simplesmente sabem e cumprem.
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: é o momento de desafiar os alunos a pensarem nas temáticas que serão abordadas. Em um ambiente de liberdade, os alunos desenvolvem o potencial e a criatividade, nele o saber ultrapassa o domínio de conteúdos científicos e técnicos. Não direcione as escolhas, os objetivos e resultados dos alunos, para que os conhecimentos adquiridos e revelados produzam mudanças significativas para o avanço coletivo.
Reúna os alunos em grupos de 4 ou 5 integrantes, organizados no mapeamento descrito na ação prévia. Peça que discutam e decidam os possíveis assuntos que gostariam de comunicar à comunidade escolar por meio da pergunta:
- Sobre o que vocês gostariam de debater com a comunidade e ainda não tiveram oportunidade? Por quê?
Solicite que escrevam cada assunto em um papel que todos possam ler (uma folha de sulfite dividida ao meio é adequada) e expliquem o porquê dessa escolha. Encerrada a discussão, é hora de compartilhar com a turma. Solicite que os grupos agrupem os temas por proximidade do conteúdo temático. Para isso, sequencialmente, peça para que eles leiam os temas, justifiquem e colem os papéis no quadro ou em um painel de papel kraft.
Por exemplo, o primeiro grupo apresenta os seguintes temas: deficiência auditiva, poluição do rio da cidade onde vivem, pandemia etc. A cada apresentação de um novo grupo, os temas são agrupados, se possível, aos temas já colados, ou abrem novos agrupamentos. Caso os alunos tragam temas genéricos, como “meio ambiente”, peça que o especifiquem: “O que, dentro do tema ‘meio ambiente’, vocês gostariam de tratar?”
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: a escolha do tema que dará voz aos alunos dentro da escola precisa mobilizar a maioria do grupo e propor algo de bom para a coletividade. Defina com a turma um tema genérico para cada agrupamento. Por exemplo: racismo, imigração, machismo, que podem compor o grupo “preconceito”.
Ressalte que os temas precisam propor algo bom para a coletividade, assim, eles transformarão conhecimento em valores positivos para a comunidade escolar. Essa definição, além de possibilitar a elaboração de uma proposta coesa, ajudará a criar diferentes subtemas para a construção do conteúdo. Individualmente ou por grupos, explique que os alunos votarão em dois grupos temáticos que mais se identificaram. Decida com eles se a votação será aberta ou fechada.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: para finalizar essa aula, faça uma breve devolutiva à turma, elencando alguns pontos importantes que são oportunidades de melhora. Por exemplo, caso perceba que a opinião do outro não está sendo respeitada ou se a tarefa não está sendo executada no tempo estabelecido, utilize esse momento para abordar esses aspectos que precisam ser aprimorados. Ressalte, também, os pontos positivos: parabenize as ideias, a importância de saber escutar, a cooperação, o comprometimento com o social etc.
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: para iniciar a segunda aula, explique à turma que eles farão a escolha do meio de comunicação que melhor expressar o assunto escolhido. Esclareça que essa decisão é muito importante, pois toda a proposta gira em torno do que eles querem falar para a comunidade e como falarão. As escolhas feitas pelos alunos é uma maneira de impulsionar a criatividade, o protagonismo, a autoria e a responsabilidade.
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: é o momento de a turma decidir qual será ou quais serão os meios de comunicação para os temas que serão abordados. Para iniciar, descubra quais meios de comunicação impressos, digitais ou audiovisuais os alunos conhecem e podem ser utilizados na escola para promover a circulação de ideias, pensamentos, conhecimentos, pontos de vista e acontecimentos.
Anote todas as sugestões dadas por eles no quadro. Caso o repertório seja insuficiente, acrescente algumas práticas, como o jornal mural, lambe-lambe, a rádio escolar, boletim informativo, jornal impresso, jornal comunitário, fanzine, fotografia, vídeo, TV escola, blog, redes sociais, podcast e vídeo-minuto, entre outros. Há a possibilidade de os alunos decidirem por um evento (show, sarau, slam etc.). Faça as adequações, tendo em vista o contexto de produção dado, as características do gênero, os recursos das mídias envolvidas e a textualização adequada dos texto e/ou produções.
Após elencarem, divida todos os exemplos dados entre os grupos para que eles discutam e compartilhem o que já sabem sobre aquele meio de comunicação. Por exemplo, o grupo 1 falará, de forma sucinta, sobre o jornal mural e rádio escolar. Após compartilharem o que já sabem, lembrando que há a possibilidade de não conhecerem sobre o assunto, pergunte aos outros grupos o que mais eles acrescentariam. Se achar necessário, complemente as informações dadas.
Discuta com os alunos quais meios são possíveis de ser realizados a partir da realidade da escola, levando em consideração se há os recursos necessários e se o tempo destinado é suficiente. Apague e justifique todos que foram considerados impossíveis de ser realizados no momento.
Avalie a necessidade de os alunos apreciarem algumas práticas comunicativas. Para isso, recomende que visualizem a midiateca abaixo. Tenha em mente que não é necessário se limitar a ela. Como o tempo não é suficiente para repertoriá-los durante a aula, compartilhe essas referências com a turma para, em casa ou no laboratório de informática, começarem a aprimorar a ideia que será definida nessa aula. Peça para anotarem quais exemplos vistos acharam mais interessantes, quais podem se adaptar à realidade escolar e se gostariam de combinar elementos de um meio com elementos de outros.
Midiateca:
- Coletivo de fotografia ensina alunos de escola de SP a criar lambe-lambes. Fonte: Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/noticias/coletivo-de-fotografia-ensina-alunos-de-escola-de-sp-a-criar-lambe-lambes/. Acesso em: 31-março-2020.
- A turma produziu um jornal para a escola. Fonte: Revista Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/5160/cidadania-e-criticidade-lugar-protagonismo-e-identidade-escolar. Acesso em: 31-março-2020.
- Alunos de escola municipal desenvolvem projeto de rádio na escola. Fonte: Jornal TCM. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OMgbjVvwyp4. Acesso em: 31-março-2020.
- Você sabe o que é fanzine? Fonte: tv Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nd8xsioAJBs. Acesso em: 31-março-2020.
- Chegou a hora de inserir o podcast na sua aula. Fonte: Revista Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/18378/chegou-a-hora-de-inserir-o-podcast-na-sua-aula. Acesso em: 31-março-2020.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: antes de iniciar a votação para decidir qual dos meios de comunicação conduzirá a construção do conteúdo, esclareça aos alunos que a escolha de um meio não anula a possibilidade de criarem novas formas de se comunicarem na escola. Acrescente que, após a votação, haverá um momento para discutirem e elaborarem adaptações e ajustes. Caso os alunos, por exemplo, desejem construir um jornal mural, eles podem acrescentar a fotografia. Ressalte que aqui é uma ótima oportunidade de romper com o tradicional e incentivar a criatividade e autoria dos alunos. Individualmente ou por grupos, fale para os alunos votarem em um meio de comunicação elencado no momento anterior. Decida com eles se a votação será aberta ou fechada.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: nessa etapa, os alunos já estão, gradativamente, se apropriando da proposta. Eles já decidiram o que querem comunicar à comunidade escolar e como fazer. Um ambiente de liberdade fortalece a autoria, o protagonismo e a criatividade. Escreva no quadro o agrupamento temático e o meio de comunicação escolhidos pela turma. Pergunte se eles têm alguma sugestão para aprimorar a proposta, criar novos formatos ou fazer adaptações, ou ainda se querem mesclar algum meio de comunicação.
Exemplos:
1. Jornal mural é um meio de comunicação impresso que pode ter diferentes formatos, como um jornal literário, em que os alunos indicam livros que fazem a comunidade refletir sobre questões sociais. As indicações podem mesclar com as experiências de leitura dos alunos ou entrevistas com diferentes pessoas. Nesse mural, pode ser criado um espaço para fotografia, combinando arte e comunicação.
2. A rádio escolar, apesar de exigir investimento tecnológico, pode ser adaptada com apenas um microfone e caixa de som. Cada grupo apresenta o conteúdo na hora do intervalo/recreio para toda a comunidade. Estabeleça um cronograma para a participação de todos os grupos.
3. Criar uma página nas redes sociais é boa estratégia para divulgar o conteúdo produzido, porém, algumas chamadas podem estimular a comunidade escolar a acessá-la. Criar um canal de conexão com o público é uma maneira de receber um feedback rápido e ampliar a interação. Na página, podem ser produzidos diferentes formatos, como o vídeo-minuto, textos etc.
Anote no quadro o formato idealizado pelos alunos e esclareça que adaptações ainda podem acontecer na próxima aula, quando eles construírem o planejamento de ação e organizarem melhor os conteúdos que serão produzidos. Avalie a necessidade de buscar mais informações sobre o meio de comunicação escolhido, os recursos necessários, as condições de produção e a necessidade de acionar outras pessoas que enriqueçam a proposta.
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: a avaliação é uma atividade constante na educação empreendedora. Além de potencializar a capacidade investigativa, ela estimula o olhar reflexivo para os pontos de melhora da atividade. De maneira breve, pergunte aos alunos se eles se sentem comprometidos com a proposta elaborada. Provavelmente, haverá tanto respostas positivas quanto negativas. Alguns alunos, cuja proposta não foi escolhida, podem ter dificuldades de aceitar a proposta eleita. Para isso, incentive que eles compartilhem ideias, angústias, sentimentos de fracasso ou de vitória, pois assim eles começam a ter consciência das próprias limitações, forças, fraquezas e preferências. Possivelmente, alguns alunos não se sentirão comprometidos, pois não se identificaram com a proposta. Caso isso aconteça, acolha os apontamentos, aproveite para ressaltar a importância do trabalho colaborativo e que o consenso oferece valores positivos para a coletividade e para a construção da proposta. Por isso, o empenho de todos é necessário para um bom resultado.
Para que esse plano de aula seja realizado fora da escola, peça aos alunos que discutam com os familiares em casa, ou com os colegas por meio de uma videochamada, o que eles gostariam de dizer a toda a comunidade e ainda não tiveram oportunidade. Oriente-os a discutir a partir das perguntas dos slides dois e três. Solicite que cada grupo (familiar ou estudantil) eleja um tema e envie ao professor.
Crie uma enquete com todos os temas e peça para os alunos votarem em três, para eleger o tema da turma. Após a escolha do tema, cada grupo ficará responsável por escolher um meio de comunicação para divulgar o conteúdo produzido em um ambiente virtual, como as redes sociais da escola. Ressalte que o trabalho será realizado com os recursos que eles têm em casa, por isso, o plano de ação (que deve ser encaminhado), auxiliará a organização de todo o trabalho. Encaminhe o plano de ação e peça que eles o devolvam preenchido, para que você possa orientá-los, se necessário. Finalizada a produção, divulgue-a em um ambiente virtual.
Para realizar videochamadas, sugira alguns aplicativos, tais como WhatsApp, Facebook Messenger, Instagram, Google Duo, Meet, Zoom, Skype, IMO ou Viber. Para criar uma enquete, é possível utilizar o Google Forms, Edmodo ou Thatquiz.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Ariane Previde
Mentor: Samuel Andrade
Especialista de Educação Empreendedora: Paulo Andrade
Habilidade da BNCC:
(EF69LP06) Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0, que amplia a possibilidade de circulação desses textos e “funde” os papéis de leitor e autor, de consumidor e produtor.
(EF67LP09) Planejar notícia impressa e para circulação em outras mídias (rádio ou TV/vídeo), tendo em vista as condições de produção, do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do fato a ser noticiado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato – que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes, análise de documentos, cobertura de eventos etc.–, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc. e a previsão de uma estrutura hipertextual (no caso de publicação em sites ou blogs noticiosos).
(EF67LP11) Planejar resenhas, vlogs, vídeos e podcasts variados, e textos e vídeos de apresentação e apreciação próprios das culturas juvenis (algumas possibilidades: fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), dentre outros, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha de uma produção ou evento cultural para analisar – livro, filme, série, game, canção, videoclipe, fanclipe, show, saraus, slams etc. – da busca de informação sobre a produção ou evento escolhido, da síntese de informações sobre a obra/evento e do elenco/seleção de aspectos, elementos ou recursos que possam ser destacados positiva ou negativamente ou da roteirização do passo a passo do game para posterior gravação dos vídeos.
(EF67LP12) Produzir resenhas críticas, vlogs, vídeos, podcasts variados e produções e gêneros próprios das culturas juvenis (algumas possibilidades: fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), que apresentem/descrevam e/ou avaliem produções culturais (livro, filme, série, game, canção, disco, videoclipe etc.) ou evento (show, sarau, slam etc.), tendo em vista o contexto de produção dado, as características do gênero, os recursos das mídias envolvidas e a textualização adequada dos textos e/ou produções.
(EF67LP24) Tomar nota de aulas, apresentações orais, entrevistas (ao vivo, áudio, TV, vídeo), identificando e hierarquizando as informações principais, tendo em vista apoiar o estudo e a produção de sínteses e reflexões pessoais ou outros objetivos em questão.
(EF69LP21) Posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em práticas não institucionalizadas de participação social, sobretudo àquelas vinculadas a manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas e práticas próprias das culturas juvenis que pretendam denunciar, expor uma problemática ou “convocar” para uma reflexão/ação, relacionando esse texto/produção com seu contexto de produção e relacionando as partes e semioses presentes para a construção de sentidos.
(EF69LP37) Produzir roteiros para elaboração de vídeos de diferentes tipos (vlog científico, vídeo-minuto, programa de rádio, podcasts) para divulgação de conhecimentos científicos e resultados de pesquisa, tendo em vista seu contexto de produção, os elementos e a construção composicional dos roteiros.
(EF69LP39) Definir o recorte temático da entrevista e o entrevistado, levantar informações sobre o entrevistado e sobre o tema da entrevista, elaborar roteiro de perguntas, realizar entrevista, a partir do roteiro, abrindo possibilidades para fazer perguntas a partir da resposta, se o contexto permitir, tomar nota, gravar ou salvar a entrevista e usar adequadamente as informações obtidas, de acordo com os objetivos estabelecidos.
Objetivos específicos:
Decidir, de maneira colaborativa, os temas e o meio de comunicação que promoverão a circulação de ideias, pensamentos, conhecimentos, pontos de vista dos alunos.
Componentes:
Língua Portuguesa.
Materiais Necessários:
Folha de sulfite, caneta hidrográfica, cola ou fita adesiva e papel kraft.
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