Plano de aula: É hora de começar a produzir!

Plano 2 de uma sequência de 4 planos. Veja todos os planos sobre Comunicação na escola

Resumo da sequência: Comunicação na Escola é uma sequência que propõe a criação de um meio de comunicação dentro da escola para promover a circulação de ideias, pensamentos, conhecimentos e pontos de vista dos alunos. Para expressar o desejo de comunicação dos alunos de maneira colaborativa, eles decidem o que querem falar à comunidade escolar e como fazer isso de forma efetiva. Durante toda a sequência, eles são estimulados a pensar e repensar na proposta, baseada em práticas comunicativas já vivenciadas e práticas não conhecidas por todos. A avaliação é uma atividade constante e uma ferramenta que fortalece o compromisso social, a criatividade, a autoria, a iniciativa e a responsabilidade. Esta sequência é composta de 4 planos de aula. O primeiro tem duração de 2 aulas, o segundo, o terceiro e o quarto têm uma aula cada. Os planos são interdependentes.

Sobre esse plano: nesse plano, os alunos, após construírem um plano de ação e compartilharem com a turma para garantir uma proposta coesa, iniciam a produção do conteúdo temático. Por fim, avaliam se a produção iniciada está coerente com o plano de ação. A cada etapa, eles descobrem que o sucesso da proposta depende de muito trabalho e de oportunidades de melhoria.

Organização das aulas: o plano está previsto para acontecer em uma aula (totalizando 50 minutos) e necessita de uma semana de intervalo com o próximo plano para que os alunos possam pesquisar, investigar e buscar os recursos necessários.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: Comunicação na Escola é uma proposta eficiente e rápida para ampliar o diálogo na comunidade escolar e estabelecer o encontro do conteúdo produzido com as emoções do leitor. A sequência, pautada no compromisso social, favorece a autonomia, a criatividade, a responsabilidade, a autopercepção, o protagonismo, a colaboração e a busca por novos conhecimentos e novas oportunidades.

Material necessário: plano de ação impresso disponível nos materiais complementares.

Material complementar: a Educação Empreendedora impulsiona autoconfiança, iniciativa, responsabilidade, criatividade, autonomia e flexibilidade. A leitura do link abaixo auxilia na compreensão da proposta como uma ferramenta para despertar e motivar a construção de ideias inovadoras.

Cidadania e criticidade: lugar, protagonismo e identidade escolar. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/5160/cidadania-e-criticidade-lugar-protagonismo-e-identidade-escolar. Acesso em: 17-Fev-2020.

Orientações: para iniciar a aula, explique aos alunos que eles vão elaborar o plano de ação, compartilhá-lo com a turma para garantir a construção de um meio de comunicação coeso e começar a produção do conteúdo temático. De maneira breve, explique que o plano de ação está pautado nas perguntas:

1. Qual assunto iremos abordar?

2. Qual a relevância desse assunto para a comunidade escolar?

3. Como será organizado? (Tendo em vista as condições de produção, veículos, mídias de circulação, objetivo, os alunos podem escolher diferentes gêneros, como foto, entrevista, carta de leitor, comentários, artigo de opinião, jingles de campanhas sociais, canção, fanzine, e-zines, gameplay, detonado.)

4. Quais materiais serão necessários?

5. Quais serão as responsabilidades de cada integrante?

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA