Plano de ação
Plano de Aula
Plano de aula: É hora de começar a produzir!
Plano 2 de uma sequência de 4 planos. Veja todos os planos sobre Comunicação na escola
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: Comunicação na Escola é uma sequência que propõe a criação de um meio de comunicação dentro da escola para promover a circulação de ideias, pensamentos, conhecimentos e pontos de vista dos alunos. Para expressar o desejo de comunicação dos alunos de maneira colaborativa, eles decidem o que querem falar à comunidade escolar e como fazer isso de forma efetiva. Durante toda a sequência, eles são estimulados a pensar e repensar na proposta, baseada em práticas comunicativas já vivenciadas e práticas não conhecidas por todos. A avaliação é uma atividade constante e uma ferramenta que fortalece o compromisso social, a criatividade, a autoria, a iniciativa e a responsabilidade. Esta sequência é composta de 4 planos de aula. O primeiro tem duração de 2 aulas, o segundo, o terceiro e o quarto têm uma aula cada. Os planos são interdependentes.
Sobre esse plano: nesse plano, os alunos, após construírem um plano de ação e compartilharem com a turma para garantir uma proposta coesa, iniciam a produção do conteúdo temático. Por fim, avaliam se a produção iniciada está coerente com o plano de ação. A cada etapa, eles descobrem que o sucesso da proposta depende de muito trabalho e de oportunidades de melhoria.
Organização das aulas: o plano está previsto para acontecer em uma aula (totalizando 50 minutos) e necessita de uma semana de intervalo com o próximo plano para que os alunos possam pesquisar, investigar e buscar os recursos necessários.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: Comunicação na Escola é uma proposta eficiente e rápida para ampliar o diálogo na comunidade escolar e estabelecer o encontro do conteúdo produzido com as emoções do leitor. A sequência, pautada no compromisso social, favorece a autonomia, a criatividade, a responsabilidade, a autopercepção, o protagonismo, a colaboração e a busca por novos conhecimentos e novas oportunidades.
Material necessário: plano de ação impresso disponível nos materiais complementares.
Material complementar: a Educação Empreendedora impulsiona autoconfiança, iniciativa, responsabilidade, criatividade, autonomia e flexibilidade. A leitura do link abaixo auxilia na compreensão da proposta como uma ferramenta para despertar e motivar a construção de ideias inovadoras.
Cidadania e criticidade: lugar, protagonismo e identidade escolar. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/5160/cidadania-e-criticidade-lugar-protagonismo-e-identidade-escolar. Acesso em: 17-Fev-2020.
Introdução
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: para iniciar a aula, explique aos alunos que eles vão elaborar o plano de ação, compartilhá-lo com a turma para garantir a construção de um meio de comunicação coeso e começar a produção do conteúdo temático. De maneira breve, explique que o plano de ação está pautado nas perguntas:
1. Qual assunto iremos abordar?
2. Qual a relevância desse assunto para a comunidade escolar?
3. Como será organizado? (Tendo em vista as condições de produção, veículos, mídias de circulação, objetivo, os alunos podem escolher diferentes gêneros, como foto, entrevista, carta de leitor, comentários, artigo de opinião, jingles de campanhas sociais, canção, fanzine, e-zines, gameplay, detonado.)
4. Quais materiais serão necessários?
5. Quais serão as responsabilidades de cada integrante?
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: planejar, além de ser uma habilidade necessária para a vida e facilitar a organização das ideias, é um meio de auxiliar na antecipação de problemas e oportunidades. Na Educação Empreendedora, construir um plano de ação é proporcionar ao aluno um papel ativo no processo de aprendizagem. Reúna os alunos em grupos e resgate o agrupamento de temas escolhidos pela turma para que cada grupo decida qual subtema será abordado para a construção do conteúdo. Alguns subtemas já foram levantados na aula anterior, porém, os alunos não precisam se prender a eles.
As perguntas, abaixo, são sugestões para a elaboração do plano de ação, que está disponível nos materiais complementares.
1. Qual assunto iremos abordar?
2. Qual a relevância desse assunto para a comunidade escolar?
3. Como será organizado? (Tendo em vista as condições de produção, veículos, mídias de circulação, objetivo, os alunos podem escolher diferentes gêneros, como foto, entrevista, carta de leitor, comentários, artigo de opinião, jingles de campanhas sociais, canção, fanzine, e-zines, gameplay, detonado.)
4. Quais materiais serão necessários?
5. Quais serão as responsabilidades de cada integrante?
Encerrada a construção do plano de ação, peça que, de maneira sucinta, compartilhem com a turma. Anote no quadro os temas escolhidos por cada grupo e discuta com a turma se algum ajuste será necessário fazer para que a proposta esteja coesa. Por exemplo, se os alunos se inspiraram no jornal mural e escolheram “Violência” como tema gerador, um trio pode planejar entrevistar uma mulher que já sofreu violência doméstica, por exemplo. Paralelamente, outro trio pode produzir um artigo de opinião abordando a violência religiosa.
Relembre que a proposta tem um compromisso social e, por isso, é necessário que o conteúdo respeite a diversidade e valorize as diferenças.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientações: a construção do conteúdo a partir das escolhas realizadas anteriormente é um ponto importante da sequência. Essa é a etapa em que cada aluno se municia de conhecimento, energia, competências, habilidades, desejos, e tem consciência das limitações, preferências, fraquezas e forças. Muitos problemas a serem resolvidos surgirão, e será responsabilidade para os alunos resolverem. Estimule-os a pensarem, devolvendo a pergunta. Deixe que escolham a melhor opção. Aos poucos, eles identificarão os próprios talentos, paixões, o que aprenderam e o que ainda falta aprender. É importante que a emoção direcione o trabalho, ou seja, que a produção, além de oferecer um valor positivo para a comunidade escolar, os deixe felizes.
Esclareça aos alunos que eles terão, nessa aula, 40 minutos para finalizar o trabalho. É essencial que haja um intervalo de, no mínimo, uma semana, para os alunos pesquisarem, investigarem e buscarem os recursos necessários. Destaque a importância de um grupo ajudar o outro trazendo e compartilhando diferentes informações. Diga que, além de nenhum conhecimento ser construído sozinho, o trabalho é colaborativo e não competitivo.
Circule entre os grupos e estimule-os a evitar conformismo. Ser igual aos outros não é favorável para desenvolver potenciais. Diga que eles precisam ser autores da própria história e abrir novos caminhos. Questionar deve ser uma prática constante; quanto mais perguntas, mais reflexão, diálogo e inovação. O ambiente livre de autoridade e de respostas “certas” impulsiona a ousadia e a criatividade.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: após iniciarem a produção dos conteúdos, ideias, problemas e necessidades, surge, com tudo isso, a oportunidade de avaliar se a produção iniciada está relacionada ao planejamento elaborado ou se estão se distanciando da proposta. Solicite que retomem o planejamento e façam essa breve avaliação.
Para encerrar a aula, oriente sobre a importância de buscar fontes confiáveis para não reproduzir conteúdos falsos e de trazer as referências pesquisadas. Além de as etapas serem realizadas em grupos, sugira que os alunos criem uma rede de apoio e solicitem orientação aos professores, funcionários ou uma pessoa de fora da escola. Oriente-os a buscarem informações dentro e fora da comunidade escolar. Lembre-se de que o conhecimento não precisa estar atrelado a um especialista, mas pode ser encontrado nas experiências e criatividade do ser humano.
Para que esse plano de aula seja realizado fora da escola, peça aos alunos que discutam com os familiares em casa, ou com os colegas por meio de uma videochamada, o que eles gostariam de dizer a toda a comunidade e ainda não tiveram oportunidade. Oriente-os a discutir a partir das perguntas dos slides dois e três. Solicite que cada grupo (familiar ou estudantil) eleja um tema e envie ao professor.
Crie uma enquete com todos os temas e peça para os alunos votarem em três, para eleger o tema da turma. Após a escolha do tema, cada grupo ficará responsável por escolher um meio de comunicação para divulgar o conteúdo produzido em um ambiente virtual, como as redes sociais da escola. Ressalte que o trabalho será realizado com os recursos que eles têm em casa, por isso, o plano de ação (que deve ser encaminhado), auxiliará a organização de todo o trabalho. Encaminhe o plano de ação e peça que eles o devolvam preenchido, para que você possa orientá-los, se necessário. Finalizada a produção, divulgue-a em um ambiente virtual.
Para realizar videochamadas, sugira alguns aplicativos, tais como WhatsApp, Facebook Messenger, Instagram, Google Duo, Meet, Zoom, Skype, IMO ou Viber. Para criar uma enquete, é possível utilizar o Google Forms, Edmodo ou Thatquiz.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Ariane Previde
Mentor: Samuel Andrade
Especialista de Educação Empreendedora: Paulo Andrade
Habilidade da BNCC:
(EF69LP06) Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0, que amplia a possibilidade de circulação desses textos e “funde” os papéis de leitor e autor, de consumidor e produtor.
(EF67LP09) Planejar notícia impressa e para circulação em outras mídias (rádio ou TV/vídeo), tendo em vista as condições de produção, do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do fato a ser noticiado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato – que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes, análise de documentos, cobertura de eventos etc.–, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc. e a previsão de uma estrutura hipertextual (no caso de publicação em sites ou blogs noticiosos).
(EF67LP11) Planejar resenhas, vlogs, vídeos e podcasts variados, e textos e vídeos de apresentação e apreciação próprios das culturas juvenis (algumas possibilidades: fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), dentre outros, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha de uma produção ou evento cultural para analisar – livro, filme, série, game, canção, videoclipe, fanclipe, show, saraus, slams etc. – da busca de informação sobre a produção ou evento escolhido, da síntese de informações sobre a obra/evento e do elenco/seleção de aspectos, elementos ou recursos que possam ser destacados positiva ou negativamente ou da roteirização do passo a passo do game para posterior gravação dos vídeos.
(EF67LP12) Produzir resenhas críticas, vlogs, vídeos, podcasts variados e produções e gêneros próprios das culturas juvenis (algumas possibilidades: fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), que apresentem/descrevam e/ou avaliem produções culturais (livro, filme, série, game, canção, disco, videoclipe etc.) ou evento (show, sarau, slam etc.), tendo em vista o contexto de produção dado, as características do gênero, os recursos das mídias envolvidas e a textualização adequada dos textos e/ou produções.
(EF67LP24) Tomar nota de aulas, apresentações orais, entrevistas (ao vivo, áudio, TV, vídeo), identificando e hierarquizando as informações principais, tendo em vista apoiar o estudo e a produção de sínteses e reflexões pessoais ou outros objetivos em questão.
(EF69LP21) Posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em práticas não institucionalizadas de participação social, sobretudo àquelas vinculadas a manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas e práticas próprias das culturas juvenis que pretendam denunciar, expor uma problemática ou “convocar” para uma reflexão/ação, relacionando esse texto/produção com seu contexto de produção e relacionando as partes e semioses presentes para a construção de sentidos.
(EF69LP37) Produzir roteiros para elaboração de vídeos de diferentes tipos (vlog científico, vídeo-minuto, programa de rádio, podcasts) para divulgação de conhecimentos científicos e resultados de pesquisa, tendo em vista seu contexto de produção, os elementos e a construção composicional dos roteiros.
(EF69LP39) Definir o recorte temático da entrevista e o entrevistado, levantar informações sobre o entrevistado e sobre o tema da entrevista, elaborar roteiro de perguntas, realizar entrevista, a partir do roteiro, abrindo possibilidades para fazer perguntas a partir da resposta, se o contexto permitir, tomar nota, gravar ou salvar a entrevista e usar adequadamente as informações obtidas, de acordo com os objetivos estabelecidos.
Objetivos específicos:
Planejar e iniciar a produção do conteúdo temático.
Componentes:
Língua Portuguesa.
Materiais Necessários:
Plano de ação impresso disponível nos materiais complementares.