Plano de aula: É hora de finalizar a produção!

Plano 3 de uma sequência de 4 planos. Veja todos os planos sobre Comunicação na escola

Resumo da sequência: Comunicação na Escola é uma sequência que propõe a criação de um meio de comunicação dentro da escola para promover a circulação de ideias, pensamentos, conhecimentos e pontos de vista dos alunos. Para expressar o desejo de comunicação dos alunos de maneira colaborativa, eles decidem o que querem falar à comunidade escolar e como fazer isso de forma efetiva. Durante toda a sequência, eles são estimulados a pensar e repensar na proposta, baseada em práticas comunicativas já vivenciadas e práticas não conhecidas por todos. A avaliação é uma atividade constante e uma ferramenta que fortalece o compromisso social, a criatividade, a autoria, a iniciativa e a responsabilidade. Esta sequência é composta por 4 planos de aula. O primeiro tem duração de 2 aulas, o segundo, o terceiro e o quarto têm uma aula cada. Os planos são interdependentes.

Sobre esse plano: após revisitarem o plano de ação construído na aula anterior, os alunos continuam a produção do conteúdo que será exposto para toda a comunidade escolar, com o objetivo de finalizá-la ainda nessa aula. Por isso, no fechamento, os grupos avaliam se conseguiram ou não terminar a atividade e discutem o prazo e as ações necessárias para concluí-la.

Organização das aulas: o plano está previsto para acontecer em uma aula (totalizando 50 minutos) e dependerá da avaliação dos alunos para estabelecer o intervalo de tempo com o último plano.

Ação prévia: no dia anterior, relembre os alunos sobre esse momento. Peça para não esquecerem o material necessário para finalizar a produção.

Materiais necessários: computador e projetor, caso queira apresentar o último slide para os alunos.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: Comunicação na Escola é uma proposta eficiente e rápida para ampliar o diálogo na comunidade escolar e estabelecer o encontro do conteúdo produzido com as emoções do leitor. A sequência, pautada no compromisso social, favorece a autonomia, a criatividade, a responsabilidade, a autopercepção, o protagonismo, a colaboração e a busca por novos conhecimentos e novas oportunidades.

Material complementar: a Educação Empreendedora impulsiona autoconfiança, iniciativa, responsabilidade, criatividade, autonomia e flexibilidade. A leitura do link abaixo auxilia a compreensão da proposta como uma ferramenta para despertar e motivar a construção de ideias inovadoras.

Cidadania e criticidade: lugar, protagonismo e identidade escolar. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/5160/cidadania-e-criticidade-lugar-protagonismo-e-identidade-escolar. Acesso em: 17-Fev-2020.

Orientações: explique aos alunos que eles terão essa aula para finalizar a construção do conteúdo já iniciada. Para isso, peça que retomem o plano de ação e, se necessário, atualizem-no a partir da pesquisa realizada durante a semana. Apesar de os alunos já terem começado a produção na aula anterior, mudanças podem surgir a partir do novo conhecimento adquirido. Diga que reelaborar faz parte do percurso de aprendizagem, porém, relembre-os de que há um prazo e, caso não finalizem dentro dele, necessitarão de um trabalho extraclasse.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA