Plano de aula: É hora de divulgar e avaliar!

Plano 4 de uma sequência de 4 planos. Veja todos os planos sobre Comunicação na escola

Resumo da sequência: Comunicação na Escola é uma sequência que propõe a criação de um meio de comunicação dentro da escola para promover a circulação de ideias, pensamentos, conhecimentos e pontos de vista dos alunos. Para expressar o desejo de comunicação dos alunos de maneira colaborativa, eles decidem o que querem falar à comunidade escolar e como fazer isso de forma efetiva. Durante toda a sequência, eles são estimulados a pensar e repensar na proposta, baseada em práticas comunicativas já vivenciadas e práticas não conhecidas por todos. A avaliação é uma atividade constante e uma ferramenta que fortalece o compromisso social, a criatividade, a autoria, a iniciativa e a responsabilidade. Essa sequência é composta de 4 planos de aula. O primeiro tem duração de 2 aulas, o segundo, o terceiro e o quarto têm uma aula cada. Os planos são interdependentes.

Sobre esse plano: no último plano, os alunos organizam o conteúdo produzido no meio de comunicação escolhido na primeira aula. Em seguida, avaliam o trabalho realizado e, por fim, autoavaliam-se. A avaliação é uma atividade constante na educação empreendedora. Além de fazer parte do processo de aprendizagem, ela guia o caminho em direção ao alcance dos objetivos definidos.

Organização das aulas: o plano está previsto para acontecer em uma aula (totalizando 50 minutos) e finaliza a sequência.

Ação prévia: dependendo do meio de comunicação escolhido pelos alunos na primeira aula, será necessário realizar alguma ação prévia, como o agendamento para o uso da sala de informática.

Material necessário: autoavaliação impressa disponível nos materiais complementares.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: Comunicação na Escola é uma proposta eficiente e rápida para ampliar o diálogo na comunidade escolar e estabelecer o encontro do conteúdo produzido com as emoções do leitor. A sequência, pautada no compromisso social, favorece a autonomia, a criatividade, a responsabilidade, a autopercepção, o protagonismo, a colaboração e a busca por novos conhecimentos e novas oportunidades.

Material complementar: a Educação Empreendedora impulsiona autoconfiança, iniciativa, responsabilidade, criatividade, autonomia e flexibilidade. A leitura do link abaixo auxilia a compreensão da proposta como uma ferramenta para despertar e motivar a construção de ideias inovadoras.

Cidadania e criticidade: lugar, protagonismo e identidade escolar. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/5160/cidadania-e-criticidade-lugar-protagonismo-e-identidade-escolar. Acesso em: 17-fev-2020.

Orientações: para iniciar o plano, explique aos alunos que eles vão construir o meio de comunicação para expor os conteúdos produzidos. Em seguida, farão a avaliação do trabalho realizado e a autoavaliação.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA