Plano de Aula
Plano de aula: Planejando o projeto: O que é ser criança/adolescente?
Plano 3 de uma sequência de 4 planos. Veja todos os planos sobre O que é ser criança (e adolescente)?
Por: Cíntia Diógenes
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: nessa sequência, os alunos deverão refletir sobre a ideia de infância/adolescência, partindo do pressuposto de que o tema pode ter diferentes concepções, que podem ser baseadas nas vivências e experiências de cada indivíduo e em aspectos que são semelhantes para todos. Ao fim, eles produzirão e apresentarão um projeto sobre o que é ser criança/adolescente para a comunidade escolar. A proposta dessa sequência está organizada em 4 planos de aula, sendo os dois primeiros para uma aula de 50 minutos e o terceiro e quarto planos para aulas duplas com previsão de 100 minutos de trabalho.
Sobre esse plano: previsto para ser realizado no decorrer de 2 aulas (totalizando 100 minutos), esse plano de aula propõe que os alunos retomem as ideias sobre o que é ser criança/adolescente formuladas nas aulas anteriores. Após uma reanálise do pensamento da turma, eles vão projetar uma forma de expressar para a comunidade escolar as concepções estabelecidas, dividindo-se em quatro grupos. Cada grupo ficará responsável por uma temática e deverá explorar essa temática por meio de uma forma de expressão. Cada grupo deverá preencher uma tabela, indicando a temática, a forma de expressão e o plano de ação para a apresentação, pensando em estratégias, manejo de recursos e de tempo. Ao fim, cada grupo compartilhará ideias uns com os outros, permitindo que haja intervenções a fim de enriquecer o projeto de todos, tudo sob mediação do professor. Na próxima aula, os grupos devem chegar preparados para iniciar a execução do projeto.
Esse plano de aula aborda aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF35LP20, EF15LP09, EF15LP11 e EF05HI05, contemplando as áreas de conhecimento de Língua Portuguesa e História que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC:
8 - Autoconhecimento e autocuidado - Conhecer-se, apreciar-se e cuidar da saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo as próprias emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9 - Empatia e cooperação - Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, de saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Como adequar à sua realidade: há uma variação no modo como os estudantes se percebem e percebem aos outros nessas faixas etárias. Os mais velhos, que já se aproximam do EF II, podem não se ver mais como crianças, mas, sim, adolescentes. Nesse sentido, adapte a atividade ao contexto em que atua e à concepção que os estudantes têm de si. Uma opção é trabalhar a partir de perguntas, como: "O que é ser criança e o que é ser adolescente?", "em que momento da vida vocês se encontram?, "qual é a importância desse momento de vida?"
Organização das aulas: essa sequência, que contempla 4 planos de aula, pode acontecer no contexto de um único componente ou combinar encontros de dois ou três deles. O primeiro e o segundo planos podem ser realizados em aulas separadas. Já as aulas 3 e 4 e as 5 e 6 podem ser sequenciadas no mesmo dia. Se não for possível, organize as aulas de outra forma, tendo em vista os objetivos e as especificidades da sequência.
Ação prévia: nas aulas anteriores, os alunos discutiram sobre o que é ser criança/adolescente. Resgate o registro da fala dos alunos para fazer uma interlocução com as construções que serão realizadas nessa aula.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência propõe a criação e o desenvolvimento de um projeto. No processo, cria oportunidades para o desenvolvimento da autonomia, da colaboração e da iniciativa, já que os estudantes vão encabeçar as ações de pesquisa e criação. O protagonismo se constrói, sobretudo, no convite feito aos estudantes para que se afirmem e se posicionem enquanto crianças/adolescentes. Há também momentos de planejamento e organização de recursos. A discussão sobre o que é ser criança ou adolescente também se relaciona ao desenvolvimento do pensamento crítico e do autoconhecimento.
Materiais necessários: lápis e borracha para preenchimento da Tabela - Plano de ação.
Material complementar:
- Tabela: Plano de ação. Disponível nos materiais complementares. Acesso em: 29 abr. 2020.
Para você saber mais: aqui estão disponibilizados materiais de embasamento e aprofundamento para que você possa utilizar para conhecimento próprio ou, caso julgue interessante, com a turma. Para essa aula, há 3 planos de aula NOVA ESCOLA, um sobre a evolução dos direitos das crianças, outro sobre as etapas da vida e, por fim, um sobre as etapas de desenvolvimento humano.
- Plano de aula: A evolução dos direitos das crianças. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5672/a-evolucao-dos-direitos-das-criancas. Acesso em: 19 fev. 2020.
- Plano de aula: Etapas da Vida. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2355/etapas-da-vida. Acesso em: 19 fev. 2020.
- Plano de aula: As etapas do desenvolvimento humano. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2780/as-etapas-do-desenvolvimento-humano . Acesso em: 19 fev. 2020.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: retome as conversas anteriores sobre o que é ser criança/adolescente. Pergunte:
- A ideia de infância/adolescência que vocês tinham no início dessa sequência se transformou após as últimas aulas?
- Quais ideias permaneceram iguais e quais se modificaram?
- Diante de tudo o que conversamos, o que é ser criança/adolescente? Ser criança/adolescente é igual para todos?
Dê tempo para os estudantes refletirem sobre o que pensavam acerca da infância/adolescência e se mudaram alguma dessas ideias. Oportunize um espaço para que possam explicar essas mudanças.
- O que mudou nas suas ideias sobre o que é ser criança/adolescente?
- Por que você pensou nessas mudanças?
- O que você acha das mudanças das ideias que seus colegas tiveram?
Explique que, após definirem bem a ideia do que é ser criança/adolescente, eles devem se dividir em grupos para produzir formas de expressar a infância/adolescência para a comunidade escolar.
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