Plano de Aula

Plano de aula: Planejando o projeto: O que é ser criança/adolescente?

Plano 3 de uma sequência de 4 planos. Veja todos os planos sobre O que é ser criança (e adolescente)?

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: nessa sequência, os alunos deverão refletir sobre a ideia de infância/adolescência, partindo do pressuposto de que o tema pode ter diferentes concepções, que podem ser baseadas nas vivências e experiências de cada indivíduo e em aspectos que são semelhantes para todos. Ao fim, eles produzirão e apresentarão um projeto sobre o que é ser criança/adolescente para a comunidade escolar. A proposta dessa sequência está organizada em 4 planos de aula, sendo os dois primeiros para uma aula de 50 minutos e o terceiro e quarto planos para aulas duplas com previsão de 100 minutos de trabalho.

Sobre esse plano: previsto para ser realizado no decorrer de 2 aulas (totalizando 100 minutos), esse plano de aula propõe que os alunos retomem as ideias sobre o que é ser criança/adolescente formuladas nas aulas anteriores. Após uma reanálise do pensamento da turma, eles vão projetar uma forma de expressar para a comunidade escolar as concepções estabelecidas, dividindo-se em quatro grupos. Cada grupo ficará responsável por uma temática e deverá explorar essa temática por meio de uma forma de expressão. Cada grupo deverá preencher uma tabela, indicando a temática, a forma de expressão e o plano de ação para a apresentação, pensando em estratégias, manejo de recursos e de tempo. Ao fim, cada grupo compartilhará ideias uns com os outros, permitindo que haja intervenções a fim de enriquecer o projeto de todos, tudo sob mediação do professor. Na próxima aula, os grupos devem chegar preparados para iniciar a execução do projeto.

Esse plano de aula aborda aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF35LP20, EF15LP09, EF15LP11 e EF05HI05, contemplando as áreas de conhecimento de Língua Portuguesa e História que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC:

8 - Autoconhecimento e autocuidado - Conhecer-se, apreciar-se e cuidar da saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo as próprias emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9 - Empatia e cooperação - Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, de saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Como adequar à sua realidade: há uma variação no modo como os estudantes se percebem e percebem aos outros nessas faixas etárias. Os mais velhos, que já se aproximam do EF II, podem não se ver mais como crianças, mas, sim, adolescentes. Nesse sentido, adapte a atividade ao contexto em que atua e à concepção que os estudantes têm de si. Uma opção é trabalhar a partir de perguntas, como: "O que é ser criança e o que é ser adolescente?", "em que momento da vida vocês se encontram?, "qual é a importância desse momento de vida?"

Organização das aulas: essa sequência, que contempla 4 planos de aula, pode acontecer no contexto de um único componente ou combinar encontros de dois ou três deles. O primeiro e o segundo planos podem ser realizados em aulas separadas. Já as aulas 3 e 4 e as 5 e 6 podem ser sequenciadas no mesmo dia. Se não for possível, organize as aulas de outra forma, tendo em vista os objetivos e as especificidades da sequência.

Ação prévia: nas aulas anteriores, os alunos discutiram sobre o que é ser criança/adolescente. Resgate o registro da fala dos alunos para fazer uma interlocução com as construções que serão realizadas nessa aula.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência propõe a criação e o desenvolvimento de um projeto. No processo, cria oportunidades para o desenvolvimento da autonomia, da colaboração e da iniciativa, já que os estudantes vão encabeçar as ações de pesquisa e criação. O protagonismo se constrói, sobretudo, no convite feito aos estudantes para que se afirmem e se posicionem enquanto crianças/adolescentes. Há também momentos de planejamento e organização de recursos. A discussão sobre o que é ser criança ou adolescente também se relaciona ao desenvolvimento do pensamento crítico e do autoconhecimento.

Materiais necessários: lápis e borracha para preenchimento da Tabela - Plano de ação.

Material complementar:

  • Tabela: Plano de ação. Disponível nos materiais complementares. Acesso em: 29 abr. 2020.

Para você saber mais: aqui estão disponibilizados materiais de embasamento e aprofundamento para que você possa utilizar para conhecimento próprio ou, caso julgue interessante, com a turma. Para essa aula, há 3 planos de aula NOVA ESCOLA, um sobre a evolução dos direitos das crianças, outro sobre as etapas da vida e, por fim, um sobre as etapas de desenvolvimento humano.

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: retome as conversas anteriores sobre o que é ser criança/adolescente. Pergunte:

- A ideia de infância/adolescência que vocês tinham no início dessa sequência se transformou após as últimas aulas?

- Quais ideias permaneceram iguais e quais se modificaram?

- Diante de tudo o que conversamos, o que é ser criança/adolescente? Ser criança/adolescente é igual para todos?

Dê tempo para os estudantes refletirem sobre o que pensavam acerca da infância/adolescência e se mudaram alguma dessas ideias. Oportunize um espaço para que possam explicar essas mudanças.

- O que mudou nas suas ideias sobre o que é ser criança/adolescente?

- Por que você pensou nessas mudanças?

- O que você acha das mudanças das ideias que seus colegas tiveram?

Explique que, após definirem bem a ideia do que é ser criança/adolescente, eles devem se dividir em grupos para produzir formas de expressar a infância/adolescência para a comunidade escolar.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados