Plano de Aula
Plano de aula: Apresentando o projeto: O que é ser criança/adolescente?
Plano 4 de uma sequência de 4 planos. Veja todos os planos sobre O que é ser criança (e adolescente)?
Por: Cíntia Diógenes
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: nessa sequência, os alunos deverão refletir sobre a ideia de infância/adolescência, partindo do pressuposto de que o tema pode ter diferentes concepções, que podem ser baseadas nas vivências e experiências de cada indivíduo e em aspectos que são semelhantes para todos. Ao fim, eles produzirão e apresentarão um projeto sobre o que é ser criança (ou adolescente) para a comunidade escolar. A proposta dessa sequência está organizada em 4 planos de aula, sendo os dois primeiros para uma aula de 50 minutos e o terceiro e o quarto planos para aulas duplas com previsão de 100 minutos de trabalho.
Sobre esse plano: previsto para ser realizado no decorrer de duas aulas (totalizando 100 minutos), esse plano de aula propõe que os alunos retomem a tabela com o plano de ação produzido na aula anterior e verifiquem se os recursos e materiais que trouxeram e produziram são suficientes para a apresentação do grupo. Eles deverão preparar todo o material e realizar uma breve ação de mobilização para a comunidade escolar. O momento principal desse plano ficará a cargo da apresentação das crianças/adolescentes. Os alunos terão a oportunidade de avaliar todo o projeto, registrando, de forma criativa, o que é ser criança/adolescente, de acordo com tudo o que aprenderam nas aulas.
Esse plano de aula aborda aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF35LP20, EF15LP09, EF15LP11 e EF05HI05, contemplando as áreas de conhecimento de Língua Portuguesa e História que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC:
8 - Autoconhecimento e autocuidado - Conhecer-se, apreciar-se e cuidar da saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo as próprias emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9 - Empatia e cooperação - Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, de saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Como adequar à sua realidade: há uma variação no modo como os estudantes se percebem e percebem aos outros nessas faixas etárias. Os mais velhos, que já se aproximam do EF II, podem não se ver mais como crianças, mas, sim, adolescentes. Nesse sentido, adapte a atividade ao contexto em que atua e à concepção que os estudantes têm de si. Uma opção é trabalhar a partir de perguntas, como: "O que é ser criança e o que é ser adolescente?", "em que momento da vida vocês se encontram?, "qual é a importância desse momento de vida?"
Organização das aulas: essa sequência, que contempla 4 planos de aula, pode acontecer no contexto de um único componente ou combinar encontros de dois ou três deles. O primeiro e o segundo planos podem ser realizados em aulas separadas. Já as aulas 3 e 4 e as 5 e 6 podem ser sequenciadas no mesmo dia. Se não for possível, organize as aulas de outra forma, tendo em vista os objetivos e as especificidades da sequência.
Ação prévia: baseados no plano de ação idealizado na aula anterior, peça para os alunos realizarem uma pesquisa mais aprofundada acerca da temática do grupo, produzirem os materiais necessários e trazerem os recursos que serão utilizados durante a apresentação para a comunidade escolar. Ressalte a necessidade de os alunos levarem todos esses materiais sem se esquecer de nada, pois, se não dispuserem desses materiais no dia dessa aula, precisarão realizar adaptações improvisadas, que podem prejudicar a qualidade da apresentação. Caso julgue mais proveitoso, os grupos podem ter um momento de preparação desses recursos em outra aula, anterior a esta, para já deixarem os materiais produzidos sob sua tutela. Além disso, faz-se necessária a negociação com a equipe gestora da escola de dia, local e horário propício para a apresentação dos alunos. Medeie a formação de uma comissão de alunos que irão realizar essa negociação e decidir, em parceria com toda a turma, os pontos que farão parte da pauta a ser discutida.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência propõe a criação e o desenvolvimento de um projeto. No processo, cria oportunidades para o desenvolvimento da autonomia, da colaboração e da iniciativa, já que os estudantes vão encabeçar as ações de pesquisa e criação. O protagonismo se constrói, sobretudo, no convite feito aos estudantes para que se afirmem e se posicionem enquanto crianças/adolescentes. Há também momentos de planejamento e organização de recursos. A discussão sobre o que é ser criança ou adolescente também se relaciona ao desenvolvimento do pensamento crítico e do autoconhecimento.
Materiais necessários: materiais pesquisados e trazidos pelos alunos, livros e pesquisas sobre a temática explorada por cada grupo, cartolinas, lápis, borracha, canetinha, tinta, pincel, caneta e outros materiais de papelaria que a escola disponha; recursos audiovisuais necessários para a apresentação (reserve esses recursos previamente de acordo com o plano de ação de cada grupo, caso a escola seja a que irá disponibilizá-los); folha impressa: “Afinal, o que é ser criança/adolescente?”
Material complementar:
- Folha: afinal, o que é ser criança/adolescente? Disponível nos materiais complementares . Acesso em: 29 abr. 2020.
Para você saber mais: aqui disponibilizamos materiais de embasamento e aprofundamento para que você possa utilizar para conhecimento próprio ou, caso julgue interessante, com a turma. Para essa aula, há três planos de aula NOVA ESCOLA, um sobre a evolução dos direitos das crianças, outro sobre as etapas da vida e, por fim, um sobre as etapas de desenvolvimento humano.
- Plano de aula: A evolução dos direitos das crianças. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5672/a-evolucao-dos-direitos-das-criancas. Acesso em: 19 fev. 2020.
- Plano de aula: Etapas da Vida. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2355/etapas-da-vida. Acesso em: 19 fev. 2020.
- Plano de aula: As etapas do desenvolvimento humano. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2780/as-etapas-do-desenvolvimento-humano. Acesso em: 19 fev. 2020.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: peça para os grupos se reunirem, conforme estabelecido na aula anterior, para que releiam a tabela do plano de ação da apresentação do projeto. Passe pelos grupos e verifique, juntamente com os integrantes, o material que eles trouxeram e também se conseguirão executar a apresentação com o que têm ali. Apoie os grupos nos desafios, sempre se colocando como um colaborador no processo. Levante os seguintes questionamentos para que os próprios alunos concluam se precisam produzir mais materiais ou não:
- O que vocês planejam apresentar no projeto?
- Quais recursos e materiais produziram para esse momento?
- Vocês precisaram modificar algo do plano de ação ao produzir ou buscar os materiais? O que foi necessário modificar? Como adaptaram para que a apresentação não perdesse seu objetivo?
- Todos do grupo contribuíram para a execução do projeto?
- Quais as maiores dificuldades que vocês sentiram?
- Quais fontes utilizaram para pesquisar sobre a temática que vocês vão abordar?
- Como a pesquisa contribuiu para a execução do projeto?
Caso o grupo não disponha de todo o material necessário para a apresentação ou tenha se equivocado na abordagem de algum assunto, apresente livros e outras fontes de pesquisa para que eles adaptem o projeto.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA