Baú da infância _ adolescência - Banco de imagens sobre infância
Plano de Aula
Plano de aula: Baú da infância/adolescência
Plano 1 de uma sequência de 4 planos. Veja todos os planos sobre O que é ser criança (e adolescente)?
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: nessa sequência, os alunos deverão refletir sobre a ideia de infância/adolescência, partindo do pressuposto de que o tema pode ter diferentes concepções, que podem ser baseadas nas vivências e experiências de cada indivíduo e em aspectos que são semelhantes para todos. Ao fim, eles produzirão e apresentarão um projeto sobre o que é ser criança (ou adolescente) para a comunidade escolar. A proposta dessa sequência está organizada em 4 planos de aula, sendo os dois primeiros para uma aula de 50 minutos e o terceiro e quarto planos para aulas duplas com previsão de 100 minutos de trabalho.
Sobre esse plano: previsto para ser realizado no decorrer de uma aula (totalizando 50 minutos), esse plano de aula propõe uma reflexão sobre o que é ser criança/adolescente, a partir de experiências vivenciadas pelos alunos. Eles vão analisar imagens de objetos e situações e discutir como tais imagens os remetem à própria infância/adolescência. Depois, cada aluno apresentará um objeto trazido de casa que tenha algum significado para a própria infância/adolescência, explicando o porquê. Após discussão sobre a ideia de infância/adolescência que cada um possui, eles deverão começar a planejar um projeto sobre o que é ser criança/adolescente, para ser apresentado para a comunidade escolar ao fim dessa sequência.
Esse plano de aula aborda aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF35LP20, EF15LP09, EF15LP11 e EF05HI05, contemplando as áreas de conhecimento de Língua Portuguesa e História que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC:
8 - Autoconhecimento e autocuidado - Conhecer-se, apreciar-se e cuidar da saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo as próprias emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9 - Empatia e cooperação - Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, de saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Como adequar à sua realidade: há uma variação no modo como os estudantes se percebem e percebem aos outros nessas faixas etárias. Os mais velhos, que já se aproximam do Ensino Fundamental II, podem não se ver mais como crianças, mas, sim, adolescentes. Nesse sentido, adapte a atividade ao contexto em que atua e à concepção que seus estudantes têm de si. Uma opção é trabalhar a partir de perguntas como: "O que é ser criança e o que é ser adolescente?", "em que momento da vida vocês se encontram? ", "qual é a importância desse momento de vida?" Cuide das imagens a serem apresentadas no slide 2, que devem estar de acordo com a faixa etária e o perfil dos alunos que vivenciarão esse plano de aula. Uma opção é trabalhar com fotografias, caso não encontre imagens mais pertinentes.
Organização das aulas: essa sequência, que contempla 4 planos de aula, pode acontecer no contexto de um único componente ou combinar encontros de dois ou três deles. O primeiro e o segundo planos podem ser realizados em aulas separadas. Já as aulas 3 e 4 e as 5 e 6 podem ser sequenciadas no mesmo dia. Se não for possível, organize as aulas de outra forma, tendo em vista os objetivos e as especificidades da sequência.
Ação prévia: solicite que os alunos tragam de casa objetos/fotos/brinquedos que remetam à infância ou adolescência de cada um. Peça que os coloquem dentro do “Baú da infância/adolescência”. Solicite que tenham uma conversa com os pais ou algum responsável adulto sobre como era a infância ou adolescência deles, como se divertiam, o que costumavam fazer, como se dedicavam aos estudos. Oriente que os alunos registrem a conversa por escrito, através de um texto ou de palavras-chave para serem compartilhadas no decorrer dessa aula.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência propõe a criação e o desenvolvimento de um projeto. No processo, cria oportunidades para o desenvolvimento da autonomia, da colaboração e da iniciativa, já que os estudantes vão encabeçar as ações de pesquisa e criação. O protagonismo se constrói, sobretudo, no convite feito aos estudantes para que se afirmem e se posicionem enquanto crianças/adolescentes. Há também momentos de planejamento e organização de recursos. A discussão sobre o que é ser criança ou adolescente também se relaciona ao desenvolvimento do pensamento crítico e do autoconhecimento.
Materiais necessários: objetos trazidos pelas crianças/adolescentes que remetam à etapa da vida que elas estão vivendo; imagens de objetos/situações que fazem refletir sobre infância ou adolescência (disponível nos materiais complementares desse plano), um baú ou cesta para guardar os objetos que as crianças/adolescentes irão trazer.
Material complementar:
- Banco de imagens sobre infância. Disponível nos materiais complementares. Acesso em: 29 abr. 2020.
Para você saber mais: aqui disponibilizamos materiais de embasamento e aprofundamento para que o professor possa utilizar para conhecimento próprio ou, caso julgue interessante, com a turma. Para essa aula, há 3 planos de aula NOVA ESCOLA, um sobre a evolução dos direitos das crianças, outro sobre as etapas da vida e, por fim, um sobre as etapas de desenvolvimento humano.
- Plano de aula: A evolução dos direitos das crianças. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5672/a-evolucao-dos-direitos-das-criancas. Acesso em: 19 fev. 2020.
- Plano de aula: Etapas da Vida. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2355/etapas-da-vida. Acesso em: 19 fev. 2020.
- Plano de aula: As etapas do desenvolvimento humano. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2780/as-etapas-do-desenvolvimento-humano. Acesso em: 19 fev. 2020.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: solicite que os alunos vejam as imagens do slide. Caso não disponha de meios para projetar as imagens, imprima-as utilizando o material complementar dessa aula. Levante os seguintes questionamentos para a turma, baseados nos conhecimentos prévios e na conversa que tiveram com os pais ou responsáveis em um momento anterior a essa aula.
- Quem aparece nas imagens?
- Você se identifica com alguma dessas imagens? Por quê?
- Há alguma imagem que você não se identifique? Por quê?
- Como as crianças/adolescentes estão se divertindo nas imagens? Você se diverte da mesma forma?
- O que você acha que as duas meninas estão escrevendo? Você acha que isso que elas fazem também faz parte da infância? Por quê?
- Será que a infância/adolescência dos pais de vocês foi igual à de vocês? O que teria de igual? E de diferente?
- Os pais de vocês costumavam brincar com eletrônicos quando eram crianças/adolescentes? Se sim, como eram as brincadeiras eletrônicas na época deles?
- Que outras imagens poderiam aparecer aqui que façam referência à infância/adolescência?
Partindo dessas perguntas e de outras que podem ser levantadas a seu critério, leve os alunos a refletirem sobre a ideia de que a infância/adolescência pode ter diferentes significados, dependendo das vivências e experiências que trazem consigo.
Introdução
Tempo sugerido:10 minutos
Orientações: dê continuidade à discussão, agora focando o conceito de infância ou adolescência para cada criança/adolescente. Levante mais algumas questões:
- Vocês são, hoje, as mesmas crianças que eram quando entraram no Ensino Fundamental? Por quê?
- Ser criança/adolescente é uma experiência igual para todas as pessoas? Por quê?
- Quais as principais alterações no corpo que vocês perceberam, ao longo dos anos?
- Você gosta das mesmas coisas que gostava quando entrou no Ensino Fundamental? Cite algumas que você gostava e não gosta mais e aquelas que permanece gostando até hoje.
- Você possui sentimentos diferentes de quando era mais novo? Quais sentimentos são esses? Como lida com eles?
- O que aprenderam de mais importante para se tornarem quem são hoje?
- O que mais gostariam de saber sobre a infância/adolescência?
- Quais assuntos mais interessa a você?
Medeie a discussão, valorizando a fala e estimulando a participação de todos os alunos. Realize uma tempestade de ideias na lousa, escrevendo palavras-chave que expressem o que é ser criança para a turma. Por fim, resuma o que foi falado até aqui em uma frase que explique o que é ser criança/adolescente para a turma. Diga que, durante as próximas aulas, a turma vai explorar mais sobre esse tema e, ao final da sequência, será apresentado para a comunidade escolar um projeto sobre o que é ser criança/adolescente.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: peça que os alunos sentem em roda e mostre o “Baú (ou cesta) da infância/adolescência”. Dentro dele, coloque os objetos que os alunos trouxeram (ver atividade prévia nas orientações do primeiro slide), que remetem à infância/adolescência. Pegue, aleatoriamente, um objeto de cada vez e solicite que o dono de cada objeto relate brevemente o significado. Medeie a apresentação por meio dos seguintes questionamentos:
- O que esse objeto representa para você?
- Por que ele remete à sua infância/adolescência?
- Com quantos anos você ganhou esse objeto?
- Quem lhe deu?
- Você acha que todas as crianças/adolescentes têm a oportunidade de ter esse objeto? Por quê?
- O que as crianças/adolescentes que não possuem esse objeto devem pensar sobre o que é ser criança/adolescente?
- Esse objeto significa a mesma coisa que significava quando você o ganhou?
A mediação desse momento deve ser realizada a fim de que os alunos não percam os focos na apresentação e comuniquem claramente a relação que os objetos têm com as infâncias deles.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: após as apresentações, peça que os estudantes troquem de objetos entre si. Em seguida, oriente que se imaginem em uma situação na qual utilizariam o objeto do colega. Indague os alunos:
- O que vocês acharam de interessante nos objetos de seus colegas?
- Teve algum objeto original, que nenhum de vocês também tenha tido?
- O que será que as crianças fazem em outras partes do Brasil e do mundo? De quais brincadeiras gostam?
- Quais as diferenças de ser criança/adolescente que encontramos em nossa turma?
- Existem outras formas de ser criança/adolescente na sociedade? Por exemplo, crianças que trabalham, que não estudam, que se vestem diferente...
- O que seus pais pensam sobre ser criança/adolescente é exatamente igual ao que vocês pensam? Quais as diferenças e por que elas existem?
Apresente outros questionamentos de acordo com a abordagem e com o caminho que a discussão apresentar.
Para encerrar, realize uma rápida devolutiva para os alunos sobre a participação deles na aula, o compromisso que tiveram com as atividades, com o trazer do objeto de casa etc. Retome com a turma o objetivo da sequência e diga que, na próxima aula, será aprofundada ainda mais essa temática.
Para que essa sequência seja realizada fora da escola, oriente que um adulto proponha uma reflexão sobre o que é ser criança/adolescente, a partir de experiências vivenciadas pelos alunos. Peça que solicitem que os estudantes escolham um objeto em casa que tenha algum significado para a própria infância/adolescência, explicando o porquê. Oriente o adulto a perguntar:
- O que esse objeto representa para você?
- Por que ele remete à sua infância/adolescência?
- Com quantos anos você ganhou esse objeto?
- Quem lhe deu?
- Esse objeto significa hoje a mesma coisa que significava quando você o ganhou?
- Você é, hoje, a mesma criança que era quando entrou no Ensino Fundamental? Por quê?
- Ser criança/adolescente é uma experiência igual para todas as pessoas? Por quê?
- Quais as principais alterações no corpo que você percebeu ao longo dos anos?
- Você gosta das mesmas coisas de que gostava quando entrou no Ensino Fundamental? Cite algumas que você gostava e não gosta mais e aquelas que permanece gostando até hoje.
- Você possui sentimentos diferentes de quando era mais novo? Quais sentimentos são esses? Como lida com eles?
Após discussão sobre a ideia de infância/adolescência, peça para o adulto colaborar no planejamento de uma apresentação que expresse o que é ser criança/adolescente. Para essa apresentação, oriente-o a utilizar meios digitais, como vídeos em redes sociais, caso disponham de recursos tecnológicos, ou realizar uma apresentação para os membros da família que convivem na mesma casa.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cíntia Diógenes
Mentor: Renata Monaco
Especialista de Educação Empreendedora: Paulo Andrade
Habilidade da BNCC:
(EF35LP20) Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.
(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
(EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.
(EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.
Objetivos específicos:
- Discutir sobre o que é ser criança/adolescente, com base nas experiências vividas.
- Refletir sobre as transformações, desenvolvimentos e aprendizagens que os alunos realizaram na vida.
- Reconhecer os direitos assegurados às crianças/adolescentes e defendê-los a partir da exposição de problemáticas.
- Construir um projeto sobre o que é ser criança/adolescente para ser apresentado para a comunidade escolar.
Componentes:
Língua Portuguesa e História
Materiais Necessários:
Filipetas de papel. Conjunto de materiais de referência sobre o gênero textual definido pela turma na aula anterior. Esses exemplos e tutoriais servirão de inspiração e subsidiarão os estudantes com técnicas e procedimentos para que as produções tenham mais qualidade e complexidade. Esses materiais podem ser impressos, xerocados e, se forem digitais, é importante que o laboratório de informática da escola seja reservado para que a turma possa acessá-los. Cartolina, canetinhas, cola, tesoura e outros materiais para que os grupos construam as produções.