Plano de Aula
Plano de aula: Minisseminários
Por: Ana Pena
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar minisseminários. O campo de atuação priorizado nesta atividade é a oralidade, não o tema em si.
Justificativa: A prática de ensino pautada em gêneros orais é, ainda, uma realidade distante dos ambientes escolares. Pensar a oralidade como um campo de estudo e pesquisas, constituída por um conjunto de gêneros com características que lhe são peculiares é preciso, pois aproxima as aulas das práticas sociais vigentes. Sob esta perspectiva, espera-se promover ações que se voltem para a busca da autonomia do estudante,
por meio da pesquisa, produção, comunicação e participação coletiva, primando pelo campo investigativo, por meio da indagação e da busca, averiguando as informações. Acresce-se que, apesar de o foco estar sob gênero oral, considera-se para essa idade a necessidade de construção da base alfabética e demais habilidades ligadas ao processo de letramento, com ênfase em pequenos textos. A linguagem visual e verbal são ferramentas de apoio à apresentação, o uso de imagens, palavras-chave e suas correspondências ajudam a divulgar o tema pesquisado.
Materiais necessários: Cartolina, folhas de papel sulfite, papel-cartão, canetas coloridas ou giz de cera, durex ou algum outro material para colar o cartaz.
Dificuldades antecipadas: As dificuldades mais comuns que os alunos deste ano do Ensino Fundamental apresentam em relação às situações comunicativas mobilizadas nesta atividade estão diretamente relacionadas ao fato de ainda se encontrarem em processo inicial de letramento. Isso demandará mais do professor no preparo do ambiente externo para a apresentação dos minisseminários.
Referências sobre o assunto:
MARTINS NETO, Irando Alves. A importância do ensino de gêneros orais na formação do aluno como sujeito ativo na sociedade. In: Ave Palavra. Edição Especial do Ensino de Língua Portuguesa. Agosto, 2012. Disponível em <http://www2.unemat.br/avepalavra/EDICOES/Esp0812/artigos/irando.pdf>. Acesso em: jul. 2018.
GOMES-SANTOS, S. A exposição oral nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2012. (Trabalhando com... na escola).
ZANI, Juliana Bacan & BUENO, Luzia. Os gêneros orais no programa ler e escrever do Estado de São Paulo. Revista Intercâmbio, v. XXVI: 114-128, 2012. São Paulo: LAEL/PUCSP. ISSN 2237-759x. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/viewFile/15179/11321. Acesso em: 20 jul. 2018.
Dinâmica da atividade
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Preparação: Este momento da preparação será feito anteriormente ao dia do seminário propriamente dito.
- Converse com os alunos sobre minisseminário quando iniciar este caminho do trabalho pela oralidade. Qual a sua função, características, preparação necessária para apresentá-lo. Trabalhe com as crianças os pontos da investigação e preparação do recurso visual, aparatos necessários no momento de preparação do minisseminário. Reflita com eles acerca do momento de apresentação: papel do apresentador, dos participantes que apresentam, de quem ouve; enfim, fale dos recursos paralinguísticos presentes no gênero oral. Por fim, converse com eles acerca da pesquisa, incluindo o tempo necessário para ela, que pode variar, podendo ser de um dia para o outro ou mais, de acordo com o tema sugerido, a complexidade de se encontrar as informações, o grau de maturidade da turma.
- Combine algum tema de interesse do aluno, ligado ao universo infantil: brinquedos e brincadeiras, ou histórias, ou desenhos animados, jogos ligados ao universo da tecnologia e outros que possam ser de interesse da idade. Esta pesquisa deve ser orientada em uma aula anterior. Sistematize bem como será a pesquisa, quais as perguntas a ser feitas (sugere-se, inclusive, que as crianças as tenham por escrito no caderno) e com quem as crianças devem coletar as informações.
- Peça que conversem com os pais sobre o tema, elaborando perguntas do tipo: O que é? Como se faz? Para que se faz? (ou seja, orientar quanto ao legado de conceito, finalidade e características do tema. ). Oriente para que a pesquisa não se insira no campo da opinião.
- Peça que tragam para a sala de aula o resultado da pesquisa (uma ou mais palavras), acerca de um tema escolhido pelos alunos, no dia combinado. Estabeleça com eles uma relação entre o trabalho que eles fizeram na classe e o trabalho de pesquisa. O propósito aqui é construir com eles a ideia de que chegaram a este resultado porque houve investigação. Assim, inicie o processo de pesquisa com seus alunos, de forma lúdica, o que é de extrema importância nesta idade. Sempre estabeleça a mesma relação investigativa nas demais atividades que tiver como proposta um minisseminário, cuja preparação envolva pesquisa ou leituras anteriores.
Introdução: Para introduzir o assunto, paute-se na noção inicial de coleta. O que os alunos descobriram?
Explore com seus alunos a noção de como chegaram à resposta? Ela foi inventada? Como conseguiram esta resposta? Ouça seus alunos para saber o que trouxeram como resultado da pesquisa.
Use o mural como o disparador de interesse que depois será completado com o resultado da pesquisa: neste processo, utilizar palavras-chave que traduzam o resultado da pesquisa e imagem, com desenho feito pelos alunos e ou colagem de alguma figura.
Caso precise, no link a seguir encontrará modelos variados de letras, inclusive temáticas, para fazer o mural: http://www.alfabetoslindos.com/ (Destaca-se, em consideração à idade e habilidade da construção da base alfabética, que no mural, obedeça a ordem alfabética.)
OBS: Como sugestão, para colar a fichinha deles no mural, combine uma representação visual do próprio aluno neste mural (pode ser o nome, um desenho, ou ainda, se a escola tiver fotos 3x4 das crianças, pode sugerir a colagem da foto de cada um perto da ficha dos alunos) marcando sua representatividade, sua contribuição com a pesquisa feita.
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