Plano de Aula
Plano de aula: Criança e adolescente têm direitos!
Plano 2 de uma sequência de 4 planos. Veja todos os planos sobre O que é ser criança (e adolescente)?
Por: Cíntia Diógenes
Aula
Sobre este plano
Esse slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: nessa sequência, os alunos deverão refletir sobre a ideia de infância/adolescência, partindo do pressuposto de que o tema pode ter diferentes concepções, que podem ser baseadas nas vivências e experiências de cada indivíduo e em aspectos que são semelhantes para todos. Ao fim, eles produzirão e apresentarão um projeto sobre o que é ser criança (ou adolescente) para a comunidade escolar. A proposta dessa sequência está organizada em 4 planos de aula, sendo os dois primeiros para uma aula de 50 minutos e o terceiro e quarto planos para aulas duplas com previsão de 100 minutos de trabalho.
Sobre esse plano: previsto para ser realizado no decorrer de uma aula (totalizando 50 minutos), esse plano de aula propõe que a turma pense sobre os direitos das crianças. Inicialmente, elas completarão a frase: “Toda criança tem direito a...”, a fim de fazer um levantamento dos conhecimentos prévios acerca desses direitos. Após isso, será realizada a leitura do Estatuto da Criança e do Adolescente na versão ilustrada e, por meio de uma roda de conversa, as crianças discutirão sobre maneiras de como elas podem saber se os direitos delas estão sendo respeitados. Em seguida, será apresentada uma situação-problema específica envolvendo trabalho infantil. Os alunos devem refletir sobre qual direito da criança está sendo desrespeitado e de que forma eles podem contribuir para mudar essa situação. Ao fim dessa aula, planeje, juntamente com a turma, uma proposta de projeto sobre o que é ser criança/adolescente para ser apresentado para a comunidade escolar.
Esse plano de aula aborda aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF35LP20, EF15LP09, EF15LP11 e EF05HI05, contemplando as áreas de conhecimento de Língua Portuguesa e História que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC:
8 - Autoconhecimento e autocuidado - Conhecer-se, apreciar-se e cuidar da saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo as próprias emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9 - Empatia e cooperação - Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, de saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Como adequar à sua realidade: há uma variação no modo como os estudantes se percebem e percebem aos outros nessas faixas etárias. Os mais velhos, que já se aproximam do EF II, podem não se ver mais como crianças, mas, sim, adolescentes. Nesse sentido, adapte a atividade ao contexto em que atua e à concepção que os estudantes têm de si. Uma opção é trabalhar a partir de perguntas, como: "O que é ser criança e o que é ser adolescente?", "em que momento da vida vocês se encontram?, "qual é a importância desse momento de vida?"
Organização das aulas: essa sequência, que contempla 4 planos de aula, pode acontecer no contexto de um único componente ou combinar encontros de dois ou três deles. O primeiro e o segundo planos podem ser realizados em aulas separadas. Já as aulas 3 e 4 e as 5 e 6 podem ser sequenciadas no mesmo dia. Se não for possível, organize as aulas de outra forma, tendo em vista os objetivos e as especificidades da sequência.
Ação prévia: peça que os estudantes, em casa, completem a seguinte frase: “Toda criança/todo adolescente tem direito a...” Essa atividade fará parte da introdução dessa aula.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência propõe a criação e o desenvolvimento de um projeto. No processo, cria oportunidades para o desenvolvimento da autonomia, da colaboração e da iniciativa, já que os estudantes vão encabeçar as ações de pesquisa e criação. O protagonismo se constrói, sobretudo, no convite feito aos estudantes para que se afirmem e se posicionem enquanto crianças/adolescentes. Há também momentos de planejamento e organização de recursos. A discussão sobre o que é ser criança/adolescente também se relaciona ao desenvolvimento do pensamento crítico e do autoconhecimento.
Materiais necessários: Post-it; cartolina para o cartaz “toda criança/todo adolescente tem direito a...”; Estatuto da Criança e do Adolescente em tirinhas para crianças, na versão impressa ou digital (link disponível no material complementar desse plano); aparelho de som para reproduzir a música Criança Não Trabalha, de Arnaldo Antunes e Paulo Tatit; letra da música Criança Não Trabalha impressa (documento disponível no material complementar desse plano); imagens de crianças trabalhando (elas podem ser reproduzidas no próprio slide ou impressas - documento para impressão disponível no material complementar desse plano).
Material complementar:
- Estatuto da Criança e do Adolescente em tirinhas para crianças. Disponível em: https://plenarinho.leg.br/index.php/2018/07/estatuto-da-crianca-e-do-adolescente/. Acesso em: 29 abr. 2020.
- Música Criança Não Trabalha, de Arnaldo Antunes e Paulo Tatit. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lgDOXkKSobM . Acesso em: 29 abr. 2020.
- Letra da música Criança Não Trabalha, de Arnaldo Antunes e Paulo Tatit. Disponível nos materiais complementares. Acesso em: 29 abr. 2020.
- Imagens de crianças trabalhando. Disponível nos materiais complementares. Acesso em: 29 abr. 2020.
Para você saber mais: aqui estão disponibilizados materiais de embasamento e aprofundamento para que você possa utilizar para conhecimento próprio ou, caso julgue interessante, com a turma. Para essa aula, há três planos de aula NOVA ESCOLA, um sobre a evolução dos direitos das crianças, outro sobre as etapas da vida e, por fim, um sobre as etapas de desenvolvimento humano.
- Plano de aula: A evolução dos direitos das crianças. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5672/a-evolucao-dos-direitos-das-criancas. Acesso em: 19 fev. 2020.
- Plano de aula: Etapas da Vida. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2355/etapas-da-vida. Acesso em: 19 fev. 2020.
- Plano de aula: As etapas do desenvolvimento humano. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2780/as-etapas-do-desenvolvimento-humano . Acesso em: 19 fev. 2020.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: inicie essa aula retomando as ideias desenvolvidas na aula anterior sobre o que é ser criança/adolescente e a frase que os alunos formularam sobre o que é ser criança/adolescente. Pergunte para eles o que pensam sobre os direitos que as crianças/adolescentes têm. Relembre que foi solicitado que completassem a frase do slide em casa. Valorize a realização da atividade por parte dos alunos e estimule quem não fez a pensar naquele momento para poder participar também. Então, entregue um Post-it ou um pedaço de folha para que eles escrevam o termo que completaram, para colocarem em um cartaz. Após todos os alunos colarem as folhas na cartolina, leia todos os papéis indicando que refletem a opinião daquela turma e diga que, durante essa aula, eles vão aprofundar os conhecimentos no que dizem respeito aos direitos que as crianças/adolescentes têm, pensando em maneiras de esses direitos serem respeitados.
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