Ensino remoto: 13 planos de aula para trabalhar biomas e ecossistemas mesmo à distância

Os alunos terão a chance de pesquisar bastante sobre o Brasil e refletir sobre a riqueza natural do país e a importância da preservação

POR:
Camila Cecílio
Ao discutir os conceitos de bioma e de ecossistema, os alunos são capazes de aproveitar melhor as informações sobre preservação do meio ambiente   Crédito: Getty Images

Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Tem como trabalhar a vastidão dos biomas e ecossistemas brasileiros com seus alunos à distância? Para Leandro Holanda, especialista do Time de Autores NOVA ESCOLA nos planos de aula de Ciências, a resposta é sim. Mas antes de começar, é importante conversar com a turma e deixar bem claro a diferença entre uma coisa e outra. 

“Abordar esse tema vai ajudar os estudantes a configurar os conceitos de bioma e de ecossistema de modo que quando estiverem lendo um texto sobre preservação do ambiente eles vão aproveitar mais as informações”, afirma. O segundo ponto importante, segundo Leandro, é fazer com que os alunos compreendam os biomas existentes no Brasil para que entendam o porquê de preservá-los. “Muito se fala hoje em dia sobre o plantio de árvores, por exemplo, mas precisamos entender que um bioma e um ecossistema têm suas próprias características e não é qualquer árvore que pode ser plantada na região”, diz. 

Para ajudar você a levantar discussões como essa com seus alunos, NOVA ESCOLA selecionou 13 planos de aula sobre o tema, com estratégias para desenvolver as atividades no ensino remoto. Para Leandro Holanda, há formas interessantes de fazer isso e o Google Maps é uma delas, assim como propostas de atividades práticas que fujam de explanações que podem não ser tão efetivas. 

“Os planos estão muito ligados à ideia de produção, partindo sempre de uma questão disparadora para, na sequência, propor uma atividade que pode ser adaptada e realizada em casa para o aluno explorar. Além disso, há planos que vão dar uma visão macro do assunto e planos que vão entrar em cada um dos biomas e especificidades. Ou seja, vai atender muito os professores que procuram materiais sobre o tema”, ressalta o especialista. 

Confira a seguir uma seleção de planos de aula sobre biomas e ecossistemas: 

  

Animais brasileiros: a importância de preservar

Indicado para: 2º ano, Ciências
Nesta aula, você pode gravar um áudio ou vídeo curto para orientar os alunos a pesquisar alguns exemplos de animais nativos brasileiros na internet e fazer desenhos deles. Compartilhe com as crianças o vídeo “Um olhar Sobre a Natureza Brasileira” (link disponível no plano) e diga-lhes para assistir em casa. Peça então que os alunos lhe enviem os desenhos para que você possa colocar em um documento do Padlet, assim todos terão a oportunidade de apreciar os desenhos uns dos outros. E, durante a aula que pode acontecer através de videochamada, abordar a questão disparadora: "Por que devemos preservar os animais silvestres?". 
  

Biomas e ecossistemas

Indicado para: 7º ano, Ciências
O ponto central aqui é discutir com a turma a diferença entre bioma e ecossistema. Para fazer isso no ensino remoto, organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles. Disponibilize um link para videoconferência ou crie um grupo em aplicativo de mensagens. Envie os materiais disponíveis na aba “materiais e atividades”, como o quebra-cabeças do mapa do Brasil. Depois, siga as demais instruções para desenvolver toda a atividade. 
 

Identificar e definir bioma

Indicado para: 7º ano, Ciências
Nesta atividade, o principal objetivo é definir bioma e reconhecer alguns dos biomas brasileiros por meio  da observação de espécies e características paisagísticas. A aula pode começar a ser desenvolvida com uma videochamada com seus alunos. A habilidade trabalhada é: (EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e à fauna específicas. 
 

Os biomas brasileiros: caracterização

Indicado para: 7º ano, Ciências
Que fatores são responsáveis pela caracterização de um bioma? É a partir dessa questão disparadora que esse plano de aula pretende fazer com que os alunos identifiquem a diversidade de biomas brasileiros, bem como suas principais características. A aula pode começar com uma videochamada e depois ser desenvolvida por meio de aplicativos como o WhatsApp ou Google Meet para que os alunos possam identificar que animais pertencem à caatinga e quais são da Amazônia. 
 

Mapeando os biomas brasileiros

Indicado para: 7º ano, Ciências 
Este plano de aula trabalha com a habilidade: (EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando estas características à flora e à fauna específicas. O intuito da atividade é identificar, no mapa geográfico, a localização e os estados brasileiros que pertencem aos principais biomas. 
 

Bioma Amazônia 

Indicado para: 7º ano, Ciências
O que encontramos no bioma Amazônia? É a partir dessa pergunta que essa aula será desenvolvida com o intuito de identificar fauna, flora e alguns fatores abióticos do bioma Amazônia. Peça aos alunos para assistir ao vídeo indicado no plano e apresente a questão disparadora aos estudantes, propondo a reflexão sobre o assunto. Todas as orientações podem ser apresentadas por meio de uma videochamada, um vídeo curto, um e-mail ou por aplicativo de mensagens, como fizer mais sentido para seu contexto.
 

Bioma Cerrado

Indicado para: 7º ano, Ciências
Para colocar esse plano em prática, marque uma videochamada com a turma, na qual você pode apresentar os slides "contexto" e motivar uma breve discussão em torno da questão disparadora: "O que tem no Cerrado?". A habilidade trabalhada aqui é: (EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, quantidade de água, tipo de solo, disponibilidade de luz solar, temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
 

Bioma Caatinga

Indicado para: 7º ano, Ciências
Nesta atividade, o objetivo de aprendizagem é reconhecer fatores bióticos (fauna e flora) e abióticos do bioma caatinga e incentivar a correlação com a adaptação das espécies. Para uma aula remota, organize a turma em grupos de 3 a 6 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles. Disponibilize um link para videoconferência ou crie um grupo em aplicativo de mensagens. Envie aos grupos o texto disponível na aba “materiais e atividades” e oriente-os a criar um infográfico que explique como é a Caatinga.

Bioma Mata Atlântica

Indicado para: 7º ano, Ciências
Reconhecer fatores bióticos e abióticos da Mata Atlântica e a relação da espécie humana com o bioma é o principal objetivo deste plano de aula. Aqui, a habilidade trabalhada é: (EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
 

Bioma Pampa 

Indicado para: 7º ano, Ciências
O objetivo aqui é analisar características paisagísticas, fatores bióticos e abióticos do bioma Pampa. Esse plano de aula trabalha a habilidade: (EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

Ecossistema em equilíbrio

Indicado para: 7º ano, Ciências
O objetivo de aprendizagem deste plano é analisar a correlação de dependência das espécies num determinado ambiente, relacionado ao papel da cadeia alimentar em um ecossistema. Nesta aula, a questão disparadora é: "O que acontece com os seres vivos de um ecossistema quando há interferência humana ou natural?". Os alunos devem refletir sobre a pergunta após assistirem a um vídeo sobre cadeia alimentar, disponível no próprio plano. 

Os biomas brasileiros

Indicado para: 8º ano, Ciências 
A ideia desse plano é fazer com que os alunos "viajem" pelo Brasil, sem sair do lugar. Para começar, divida a turma em 6 grupos. Envie a atividade via WhatsApp ou Messenger e informe que eles farão uma viagem para um lugar do país com as principais características: Floresta Amazônica, Cerrado, Caatinga, Florestas de Araucárias, Pradarias, Mata Atlântica, de modo que cada grupo corresponderá a um desses lugares. Peça que eles pesquisem todas as informações necessárias para arrumar a mala e elaborem um relatório com foto da paisagem, condições climáticas, vegetação típica e localização geográfica, opções de hotéis e pousadas.

Biomas, unidades de conservação e povos tradicionais

Indicado para: 9º ano, Ciências 
Com o objetivo de relacionar os diferentes biomas brasileiros às unidades de conservação existentes e ao modo de vida dos povos tradicionais, essa aula trabalha com a habilidade: (EF09CI12) Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.

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