
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Álbum de expressões
Contextos prévios:
A proposta desta atividade é montar com as crianças o álbum de expressões da turma, possibilitando a conversa com elas sobre suas experiências vividas em casa e na Instituição. Para a construção do álbum, é importante que você já tenha feito atividades
anteriores que envolvam expressões faciais e corporais, e fotografado as crianças expressando as mais diversas sensações e sentimentos. Antes de realizar essa atividade, é importante que elas conheçam o que é uma legenda. Para isso, você pode levar para a Instituição um recorte de jornal ou revista que contenham imagens e, logo abaixo, a descrição do que está acontecendo na imagem. Além disso, você pode enviar um bilhete para as famílias contando sobre a atividade que farão e pedir para que encaminhem fotos da criança e/ou de familiares junto à criança ou recortes de revistas que apareçam as mais diversas expressões corporais e faciais para compor a construção do álbum.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Confecção do Painel das Expressões
Faz de conta na floresta: sentimentos e sensações
Montando um álbum de expressões da turma
Materiais:
Para a confecção das páginas do álbum, você pode utilizar: papel cartão ou outro papel de espessura grossa, cola branca, fotos impressas das crianças e suas famílias expressando os mais variados sentimentos e sensações, giz de cera, lápis de cor, canetinhas, tesoura e revistas para recorte. Corte as páginas no tamanho desejado e use o perfurador para fazer os furos por onde poderá passar um pedaço de barbante ou cordinha de sisal para prender as páginas. Se houver possibilidade, também pode fazer uma encadernação em Gráfica ou Papelaria. Para maior durabilidade, considere utilizar um plástico adesivo transparente para a proteção das páginas quando encerrarem a produção do álbum.
Para inspirar as crianças na construção do álbum da turma, providencie para manuseio: álbuns de família, álbum do bebê, portfólios com desenhos, álbuns de coleções, livros de arte etc.
Espaços:
Esta atividade pode ser realizada na sala de atividades das crianças. Neste ambiente interno, é necessário ter um espaço para sentar em roda com as crianças em grande grupo, para conversarem e espalharem as fotos e imagens. Também é preciso organizar igualmente, em quatro lugares diferentes da sala, materiais para compor uma página do álbum: uma folha de espessura grossa, cola, canetinhas, lápis de cor, revistas de recorte e tesoura.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 1 hora .
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como as crianças interagiram com os colegas através desta atividade de pesquisa para montagem do álbum da turma ? Como foram os acordos entre elas para as decisões e planejamento da atividade?
2.Durante a apreciação e organização dos materiais, como as crianças demonstram perceber as características de cada um? Percebem diferenças entre as pessoas das imagens? Quais e como demonstram essa percepção?
3.Quais sentimentos e sensações vivenciaram ao rever as fotos das atividades realizadas?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Possibilite as pesquisas das crianças com relação às expressões faciais e corporais, assegurando a todas os direitos de explorar, expressar e participar. Garanta que todas as crianças apareçam nas fotos que serão selecionadas para compor o álbum.
1
Convide as crianças para se sentarem com você em roda. No grande grupo, compartilhe com elas a ideia de construírem um álbum das expressões do grupo com as fotos tiradas da turma em diversas atividades envolvendo expressões corporais e faciais, bem como com fotos e imagens que elas trouxeram de casa.
Retome com elas conversas e atividades que já fizeram em outras oportunidades sobre as expressões faciais e corporais. Ouça tudo o que elas têm a dizer sobre o tema, compartilhando o que sabem sobre o assunto com os colegas. Para que fique claro para as crianças, você pode dar alguns exemplos de expressões que poderão ser encontradas nas fotos como: alegria, tristeza, surpresa, cansaço, sono, medo etc.
2
Diga que, agora que elas já conversaram e já fizeram diversas atividades sobre as expressões através do corpo, será o momento da construção coletiva do álbum de expressões da turma. Ouça a opinião delas, dialogando sobre o que é um álbum.
Disponibilize alguns álbuns de fotos de família, álbum do bebê, portfólios com desenhos, álbuns de coleções ou livros de arte, para que as crianças possam manusear.
Após explorarem esses materiais, converse com elas sobre como são organizados, de que materiais são feitos, se têm textos, títulos, que imagens aparecem, dentre outras características que forem relevantes para que elas possam se inspirar na construção e organização do álbum de expressões da turma.
3
Apresente ao grande grupoas fotos e imagens de variadas expressões que tenha tirado das crianças em atividades anteriores e também as que tenham sido enviadas pelas famílias. Distribua as imagens em uma mesa ou no chão e convide as crianças para observarem. Converse com elas sobre como acham que seria a melhor maneira de organizar as páginas do álbum. Procure explorar várias possibilidades, sempre com foco na conversa, troca de ideias e tomada de decisões coletiva. Fale sobre quais imagens utilizar, como será a capa, se utilizarão legendas, se farão nas páginas desenhos, colagens, pinturas etc. Reflita sobre como organizarão, considerando as fotos do que fizeram até aqui em brincadeiras e conversas sobre expressões. Crie com as crianças uma lista de planejamento para o álbum, para que, ao final desta atividade, possam lembrar de todos esses aspectos que já fizeram e o que ainda precisam fazer para concluir a produção, compondo uma espécie de check-list.
4
A partir das ideias que surgirem no grupo, organize as crianças em quatro pequenos grupos. Cada grupo pode ficar responsável por uma página do álbum, categorizando as partes, como, por exemplo: expressões de tristeza, expressões de alegria, o passeio imaginário na floresta etc. Cada grupo também deve selecionar fotos e categorizar as imagens de acordo com as sensações. Lembre sempre de considerar as sugestões das crianças para organizar a página. Pode ser que elas queiram recortar expressões de revistas ou produzir desenhos para compor o acervo do álbum. Outros temas para compor o álbum que podem surgir nos grupos e que não sejam possíveis desenvolver no tempo dessa proposta, poderão ser rememorados numa outra oportunidade com a realização de outra atividade como esta.
5
Combine com as crianças para conversarem nos pequenos grupos sobre as ideias e tomarem decisões sobre o que farão na página que o grupo ficou designado a organizar. Avise que você vai passar para ajudar a todas, uma de cada vez. Disponibilize para os grupos os materiais que serão utilizados para a montagem da página. Apoie as crianças para a escolha das imagens, na decisão de desenhar nas páginas, o que irão desenhar, que materiais vão utilizar, se vão fazer algum recorte de revista, dentre outras questões organizacionais. Seja escriba dos grupos na criação de títulos para a página organizada.
Certifique-se que todos estão participando da atividade, ouça e considere suas escolhas para que se sintam seguras de suas decisões. Depois que escolherem, organizarem e classificarem as fotos de acordo com seus interesses, sugira que peguem o material de colagem para colar as fotos nas páginas. Lembre as crianças da necessidade de deixar espaço suficiente para legenda, se eles optarem por acrescentá-la.
6
Ao final da produção da página de cada grupo, voltem à roda em grande grupo para que cada pequeno grupo compartilhe com todos colegas o que produziram. Garanta que possam ouvir e trocar opiniões sobre as escolhas das fotos, imagens, título que escolheram e compartilhem que decisões tomaram a respeito da construção da página. Retome com as crianças a lista de planejamento para o álbum, assinalando nela o que já fizeram e lembrando o que ainda falta fazer para a conclusão do álbum de expressões do grupo.
Para finalizar:
Ao finalizar a conversa sobre as páginas e definir que tarefas ainda precisam fazer para concluírem o álbum, convide as crianças para organizarem a sala. Diga para colocarem os materiais nos seus lugares e encontrem um espaço específico para guardarem as páginas construídas até a finalização do álbum das expressões do grupo, que acontecerá em outro momento.
Em outro momento, retome com as crianças a lista que vocês elaboraram juntos das tarefas que precisam ser feitas para a conclusão do álbum, como: elaboração das legendas, capa do álbum etc. Para a elaboração das legendas, pense em frases curtas e considere a fala das crianças para escrevê-las. Lembre que esta atividade poderá ser repetida para contemplar todas as categorias das expressões existentes nas fotos, até concluírem o álbum. Se, por exemplo, nesta primeira parte os quatro grupos criaram páginas para expressões de alegria, tristeza, medo e surpresa, pode ser preciso outra atividade como esta para contemplar as fotos sobre a atividade do passeio na floresta, expressões de surpresa, raiva etc. Além disso, você pode criar uma atividade de matemática envolvendo a numeração de páginas do álbum.
Para envolver as famílias nesta atividade, deixe no álbum uma página em branco apenas com o nome de cada criança da turma. Prepare um bilhete explicando que a proposta é que a página seja uma produção da família, que pode ser uma colagem de fotos deles fazendo as mais diversas expressões, recortes de revistas ou desenhos. Eles devem definir em casa como farão para preencher esta página, desde que não fujam do tema do álbum, que são as expressões. Envie para casa o álbum das expressões da turma juntamente com este bilhete. A cada retorno do álbum, a criança mostra a página e compartilha com o grupo como foi essa produção em família.
Apresente a proposta
Nesta sequência, será sugerido à família que construa o álbum das expressões e que, para isso, algumas atividades com expressões serão importantes. Grave um vídeo explicando para as crianças que as nossas expressões mostram como nos sentimos de acordo com as situações que vivemos e exemplifique-as com as suas próprias expressões. Ainda no vídeo, sugira que as famílias conversem com as crianças, mostrando que você lhes enviou fotos para que elas vejam, explorem, imitem e para que possam, a partir delas, construir um álbum das expressões da família. Sugira também que assistam e brinquem ao som do vídeo “Careta”, do grupo Palavra Cantada (disponível aqui). As imagens poderão ser compartilhadas com as famílias via WhatsApp ou outra plataforma de comunicação, e deverão representar pessoas com características físicas diversas fazendo expressões diferentes: de alegria, tristeza, surpresa, chateação, choro, seriedade, sono, nojo etc.
Adaptações necessárias
Sugira à família que seria interessante imprimir, no tamanho de uma folha de ofício, as imagens que você irá compartilhar para que a criança aprecie todas no espaço, que pode ser uma parede ou um varal colocado entre duas cadeiras. Caso a família não tenha como imprimir, oriente que mostrem as imagens para a criança na TV, no computador ou no celular, de modo que ela possa ter uma boa visualização. Para a brincadeira com as expressões, a família poderá disponibilizar um espelho grande para que a criança brinque se vendo de corpo inteiro. Porém, na falta de um espelho grande, o material poderá ser adaptado com um espelho comum. Para confeccionar o painel das expressões, a família poderá utilizar papéis comuns ou papel jornal e oferecer revistas que possam ser recortadas para que as crianças realizem as pesquisas. Caso a família não tenha esse material, uma sugestão seria pedir revistas aos vizinhos, higienizando-as antes de oferecê-las às crianças, ou imprimir imagens de pessoas, que podem ser os familiares, com expressões diversas. A realização da brincadeira imaginária poderá ser realizada em algum ambiente externo, caso a família disponha, ou mesmo pelos cômodos da casa. Para a confecção do álbum das expressões, a família poderá utilizar algum papel mais durinho que tenha em casa. Se não puder providenciá-lo, é possível construir o álbum em papéis comuns ou em embalagens de papelão fino, ou mesmo criar um álbum digital com o Apresentações Google (disponível aqui), caso as famílias prefiram. Também será importante mostrar alguns álbuns de fotografias da família para a criança apreciar; por isso, oriente à família para separá-los com antecedência.
Sugira às famílias
Convide os familiares a se envolver com as crianças em cada atividade, apoiando suas ações e brincando com elas a partir do vídeo, das imagens e das brincadeiras com as expressões.
1) Explorando as expressões — Oriente aos familiares que conversem com a criança sobre a produção do álbum das expressões, explicando a elas que serão feitas algumas atividades importantes para isso. Convide os familiares a se envolver com as crianças ao visualizar as imagens que você enviará. Oriente que possam ver as imagens juntos, de modo que os adultos observem a reação da criança às imagens. Fale que é importante incentivar a imitação das expressões, brincando com a criança e respeitando o tempo da atividade, levando em consideração o interesse de exploração das crianças. Depois, convide os familiares a conversar a respeito da brincadeira que vivenciaram. Sugira que deem espaço para que a criança se manifeste sobre suas descobertas, compartilhando o que mais gostou e o que não gostou de fazer.
2) Brincando com as expressões — Convide os familiares a separar o espelho que será utilizado na atividade e a conversar com a criança sobre o que será feito. Oriente que organizem um cantinho aconchegante para assistir e brincar a partir do vídeo “Careta”, do grupo Palavra Cantada, também compartilhado por você. Após o vídeo, convide os familiares a levar as crianças até o espelho para brincar de imitar as expressões que aparecem tanto no vídeo quanto nas imagens que você enviou. Enquanto a criança brinca com as expressões, oriente que um adulto possa fotografá-la, guardando os registros para compor o álbum das expressões.
3) Confecção do Painel das Expressões — Oriente os familiares a conversar com a criança sobre a importância do painel para a construção do álbum das expressões, pois, por meio de uma pesquisa de imagens, a criança poderá conhecer muitas formas de expressão. Oriente que disponibilizem, no chão ou na mesa, as revistas e demais materiais para que a criança pesquise e recorte ou rasgue as imagens de modo independente. Oriente que apoiem a criança no momento da pesquisa e que fiquem atentos caso ela precise de ajuda. Enquanto a criança faz suas pesquisas, peça que aproveitem para registrar com fotos esse momento de investigação e as expressões delas ao encontrar as imagens. Oriente aos familiares que conduzam a atividade de modo que a criança esteja sempre participando do momento da escolha das expressões e sentimentos, e combinem juntos quantas expressões diferentes será preciso, para que, depois de finalizadas as investigações e recortes/rasgaduras, possam decidir como vão organizar e colar as imagens no painel. Combine com os familiares para que deixem disponível o papel escolhido para o painel próximo à criança, no local onde acontecerão as colagens, e que conversem com ela para que decidam juntos como farão a organização e colagem das imagens no painel.
4) Faz-de-conta na floresta: sentimentos e expressões — Oriente aos familiares que convidem a criança a realizar uma brincadeira imaginária, como, por exemplo, um passeio na floresta. Sugira que compartilhem com elas a ideia de brincar com o corpo e contem que, durante o passeio, elas poderão imaginar e se expressar em diferentes situações, como ao encontrar uma árvore quebrada, um lago, uma ponte estreita, um campo de flores, uma mata fechada, um vento forte, um bicho feroz e um bicho mimoso, um fruto gostoso etc. No momento da brincadeira, oriente que as famílias aproveitem junto com a criança e a fotografem em seus momentos de expressão. Pode ser que a criança também queira sugerir novos elementos e situações para a história, por isso, oriente aos familiares que a apoiem e acolham suas ideias e iniciativas.
5) Montando um Álbum de Expressões — Oriente aos familiares que apresentem à criança os álbuns da família, permitindo que ela os manuseie e aprecie de acordo com seu próprio tempo e interesse. Mostre que é interessante que esse momento possa ser compartilhado, que as fotos possam ser apreciadas em conjunto, de modo que a família faça comentários e acolha as curiosidades das crianças. Após a apreciação das fotos, oriente aos familiares que conversem com a criança sobre o álbum das expressões que irão construir e que, para isso, deverão combinar como ele será feito. Oriente que comecem apresentando a ela as fotos que foram produzidas ao longo das outras atividades. Porém, caso não as tenha realizado, as fotografias poderão ser produzidas nesse mesmo dia, de acordo com as imagens enviadas por você. Fale para os familiares sobre a importância de escutar a criança e da troca de opiniões com ela sobre as escolhas relativas ao álbum, como as fotos, as imagens e o título, e sobre as decisões que tomaram para a construção de cada página. Oriente que retomem com a criança a lista do planejamento para o álbum, assinalando nela o que já fizeram e lembrando o que ainda falta fazer para concluí-lo.
Para compartilhar com o grupo
Sugira que os familiares compartilhem com você, pelo WhatsApp ou outra plataforma de comunicação, fotos ou outros arquivos digitais do álbum construído com a criança. Edite o material recebido e, a cada dia, compartilhe com todo o grupo algumas imagens das crianças com expressões diferentes que ilustrem um pequeno texto seu sobre os sentimentos expressados, como alegria, tristeza, surpresa etc.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fátima Herculano Marcolino
Mentora: Elisiane Andreia Lippi
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; O eu, o outro e o nós.
Objetivos e códigos da Base:
(EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.
(EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
Abordagem didática: As crianças desta faixa etária estão em pleno desenvolvimento da personalidade. Em interação com outros, elas têm a oportunidade de observar e interiorizar características que podem modificar suas escolhas, preferências, modos de agir etc. Atividades como o álbum do grupo, nas quais as crianças possam representar a si mesmas e depois colocar isso em perspectivas, conhecendo outros modos de expressão e de estar no mundo, são fundamentais para elas se constituírem como sujeitos e também para aprenderem sobre o mundo que as cerca.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: