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Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Álbum de expressões
Contextos prévios:
Envolva os adultos que trabalham na escola e crianças de outras turmas. Fotografe-os em diversas expressões (bravos, sorrindo, mostrando a língua, fazendo bico, fazendo careta etc), de modo que a comunidade escolar também participe desse processo educativo.Tire as fotos com antecedência, imprima-as e monte quadros para a apreciação das crianças.
Busque na internet e imprima imagens de expressões faciais e corporais para que você tenha um acervo mais diversificado.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Confecção do Painel das Expressões
Faz de conta na floresta: sentimentos e sensações
Montando um álbum de expressões da turma
Materiais:
Os materiais para esta atividade são: fotos impressas de expressões faciais e corporais dos profissionais da escola e de crianças de outras turmas; imagens de expressões corporais e faciais retiradas da internet e/ou recortadas de revistas; papel cartão ou papelão; pelo menos cinco espelhos de diversos tamanhos; cola quente; barbante e brinquedos variados. Caso tenha acesso, poderá utilizar o vídeo da música “Careta”, do Palavra Cantada, que está disponível neste link. Cole as fotos e as imagens no papel cartão ou no papelão e recorte-as para fazer os quadros, dessa forma, elas ficarão firmes para o manuseio das crianças. A quantidade de quadros pode ser duas fotos porgrupos com até cinco crianças. Cuide para que as imagens contenham expressões diferentes para cada grupo que se formará, possibilitando a observação e a interação das crianças, por meio do compartilhamento com os colegas, no momento da exploração dos materiais.
Espaços:
A atividade pode ser organizada na própria sala ou em algum espaço interno disponível, onde as crianças possam se organizar livremente. Mesmo que o espaço escolhido tenha espelhos fixos, é importante dispor mais espelhos pela sala, com tamanhos diversos, para que as crianças também possam reproduzir caretas e movimentos ou inventar novas expressões na frente dos espelhos. As imagens podem ser organizadas em mesas, no chão, na parede, para que as crianças as observem e as manipulem de acordo com seus próprios movimentos e escolham as fotos da preferência delas.
Tempo sugerido:
O tempo estimado para esta atividade é de 40 minutos a uma hora.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Qual é a reação das crianças ao se depararem com fotos de expressões inusitadas dos funcionários, professores, das próprias crianças da escola e de desconhecidos? Elas os reconhecem? As crianças percebem que as pessoas têm características diferentes? Como elas expressam essa percepção?
2. Como as crianças imitam as expressões que estão nas fotos? Elas tomaram essa iniciativa ou a fizeram a partir das observações do que os colegas e professores estão fazendo? Elas criam expressões e gestos que vão além das fotos que estão explorando?
3. Como as crianças interagem com os colegas durante a atividade? Quais são os comentários que fazem?Como se comunicam?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Possibilite as descobertas das crianças com relação às expressões faciais e corporais, para que todas possam explorar o momento e participar dele. Fique atento às crianças, caso alguma esteja se sentindo desconfortável com a atividade, ajude-a, orientando-a e incentivando-a para que participe em seu próprio tempo, interagindo com os colegas.
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Convide as crianças para se sentarem com você. Compartilhe com o grande grupo a ideia de fazerem juntos um álbum de expressões da turma e ouça a opinião delas. Conte que esta atividade é muito importante para a concretização deste álbum, pois você irá fotografar as expressões do grupo. Conte que a primeira parte da atividade será assistir a um vídeo do Palavra Cantada com a música “Careta”.
Possíveis falas do professor neste momento: Hoje nós vamos assistir a um vídeo que se chama Careta! Quem sabe fazer uma careta bem maluca e divertida?
É possível que, as crianças, em vez de responder, já façam as caretas. Se isso acontecer, aproveite para reconhecer aquelas que representam sensações: Quem sabe fazer uma cara de medo? E de sono? E de alegria?
Fotografe as expressões das crianças já nesta primeira interação.
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Depois do vídeo, convide as crianças para se encaminharem até onde estão os quadros com fotos e imagens das expressões. Chegando no espaço, peça que visualizem, manuseiem, troquem as imagens e interajam com os colegas. Elas poderão se agrupar naturalmente em torno de alguma foto com uma ou outra expressão que pareça mais instigante. Ou, então, podem ir ao espelho para brincar com as suas próprias expressões, potencializando descobertas. Fique atento a movimentos ou verbalizações para entender oque estão querendo comunicar.
Possíveis falas e ações das crianças neste momento: As crianças estão olhando para as fotos e achando graça de uma careta: Olha só, ela fez assim, oh! e imita a careta, arregalando os olhos, como se estivesse com medo.
Possíveis falas do professor neste momento : Como é que ela fez? Nossa! Quando é que nós fazemos essa expressão? Qual cara vocês fazem quando sentem medo? E alegria?
Fique atento enquanto observa, pois algumas crianças, mesmo já estando com a oralidade desenvolvida, podem ser mais tímidas e só apontar a foto preferida nesta etapa. Registre as expressões faciais e corporais das crianças com fotos. Você pode, também, anotar as expressões verbais para documentações posteriores ou mesmo para incluir no álbum das expressões.
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Verifique se todas as crianças têm a oportunidade de manusear, observar e compartilhar as imagens. Durante a apreciação, convide-as para se observarem nos espelhos e proponha caretas e movimentos.Conforme fazem isso, procure voltar a atenção delas para que observem as diversas expressões que surgem. Veja como cada uma reage, explorando as diferentes percepções e características.
Possíveis ações das crianças neste momento: A criança não fala nada e vai de mansinho até o espelho, se observa, arregala os olhos, simula um sorriso e puxa os cantos da boca fazendo uma careta. Outras crianças percebem o movimento da colega e a seguem.
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Aguarde para que as crianças observem, explorem o momento à vontade em frente ao espelho e conversem sobre as fotos com os colegas. No caso de crianças que ainda não têm o domínio da linguagem oral, considere os pequenos gestos delas, encorajando cada uma a ser ativa no grupo. Observe também se fizeram alguma referência corporal ou facial ao vídeo assistido no início da atividade. Atue como observador e mediador, interferindo na exploração somente quando for necessário, para garantir a autonomia e o sucesso nas interações dos colegas. Aproveite para realizar registros escritos e fotográficos .
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Quando faltar cerca de cinco minutos para o encerramento da atividade, avise à turma que em breve todos vão ajudar a organizar a sala. Diga que ainda dá tempo de brincar mais um pouco em frente aos espelhos e com as imagens. Para quem terminar antes, deixe um canto preparado com diversos brinquedos. Permita às crianças que brinquem enquanto as outras terminam.
Para finalizar:
Quando acabar o tempo, diga que a atividade acabou e que é o momento de organizar o espaço. Mas lembre que o grupo vai voltar à proposta outras vezes.
Convide as crianças para guardar fotos e imagens num local predeterminado. Esta etapa pode se tornar uma atividade muito significativa para elas, pois, ao organizar o espaço, elas se tornam responsáveis e pertencentes ao local que frequentam diariamente.Torne o momento mais divertido e incentive a participação de todos, com uma música de organização. Uma sugestão é a música Hora de Organizar:
É importante repetir esta proposta algumas vezes, utilizando imagens diferentes, para ampliar a exploração sobre outras emoções e expressões faciais.
Esta atividade pode ser um bom caminho para criar um álbum de expressões do grupo. Para tanto, aproveite as fotos que você tirou hoje e as demais utilizadas por você. A ideia é que, junto com crianças, vocês planejem a construção do álbum. Duas possibilidades: selecionar as fotos e combinar as legendas e o título ou categorizar as imagens de acordo com as sensações, mostrando quantas expressões e reações o nosso corpo faz.
Compartilhe com a família as fotos tiradas nesta atividade. Você também pode
montar, na área externa, uma exposição das fotos, com alguns espelho próximo, para que as crianças demonstrem para as fam?ias como foi feita a atividade. Todos que visitarem a exposição também podem imitar caretas diante dos espelhos.
Apresente a proposta
Nesta sequência, será sugerido à família que construa o álbum das expressões e que, para isso, algumas atividades com expressões serão importantes. Grave um vídeo explicando para as crianças que as nossas expressões mostram como nos sentimos de acordo com as situações que vivemos e exemplifique-as com as suas próprias expressões. Ainda no vídeo, sugira que as famílias conversem com as crianças, mostrando que você lhes enviou fotos para que elas vejam, explorem, imitem e para que possam, a partir delas, construir um álbum das expressões da família. Sugira também que assistam e brinquem ao som do vídeo “Careta”, do grupo Palavra Cantada (disponível aqui). As imagens poderão ser compartilhadas com as famílias via WhatsApp ou outra plataforma de comunicação, e deverão representar pessoas com características físicas diversas fazendo expressões diferentes: de alegria, tristeza, surpresa, chateação, choro, seriedade, sono, nojo etc.
Adaptações necessárias
Sugira à família que seria interessante imprimir, no tamanho de uma folha de ofício, as imagens que você irá compartilhar para que a criança aprecie todas no espaço, que pode ser uma parede ou um varal colocado entre duas cadeiras. Caso a família não tenha como imprimir, oriente que mostrem as imagens para a criança na TV, no computador ou no celular, de modo que ela possa ter uma boa visualização. Para a brincadeira com as expressões, a família poderá disponibilizar um espelho grande para que a criança brinque se vendo de corpo inteiro. Porém, na falta de um espelho grande, o material poderá ser adaptado com um espelho comum. Para confeccionar o painel das expressões, a família poderá utilizar papéis comuns ou papel jornal e oferecer revistas que possam ser recortadas para que as crianças realizem as pesquisas. Caso a família não tenha esse material, uma sugestão seria pedir revistas aos vizinhos, higienizando-as antes de oferecê-las às crianças, ou imprimir imagens de pessoas, que podem ser os familiares, com expressões diversas. A realização da brincadeira imaginária poderá ser realizada em algum ambiente externo, caso a família disponha, ou mesmo pelos cômodos da casa. Para a confecção do álbum das expressões, a família poderá utilizar algum papel mais durinho que tenha em casa. Se não puder providenciá-lo, é possível construir o álbum em papéis comuns ou em embalagens de papelão fino, ou mesmo criar um álbum digital com o Apresentações Google (disponível aqui), caso as famílias prefiram. Também será importante mostrar alguns álbuns de fotografias da família para a criança apreciar; por isso, oriente à família para separá-los com antecedência.
Sugira às famílias
Convide os familiares a se envolver com as crianças em cada atividade, apoiando suas ações e brincando com elas a partir do vídeo, das imagens e das brincadeiras com as expressões.
1) Explorando as expressões — Oriente aos familiares que conversem com a criança sobre a produção do álbum das expressões, explicando a elas que serão feitas algumas atividades importantes para isso. Convide os familiares a se envolver com as crianças ao visualizar as imagens que você enviará. Oriente que possam ver as imagens juntos, de modo que os adultos observem a reação da criança às imagens. Fale que é importante incentivar a imitação das expressões, brincando com a criança e respeitando o tempo da atividade, levando em consideração o interesse de exploração das crianças. Depois, convide os familiares a conversar a respeito da brincadeira que vivenciaram. Sugira que deem espaço para que a criança se manifeste sobre suas descobertas, compartilhando o que mais gostou e o que não gostou de fazer.
2) Brincando com as expressões — Convide os familiares a separar o espelho que será utilizado na atividade e a conversar com a criança sobre o que será feito. Oriente que organizem um cantinho aconchegante para assistir e brincar a partir do vídeo “Careta”, do grupo Palavra Cantada, também compartilhado por você. Após o vídeo, convide os familiares a levar as crianças até o espelho para brincar de imitar as expressões que aparecem tanto no vídeo quanto nas imagens que você enviou. Enquanto a criança brinca com as expressões, oriente que um adulto possa fotografá-la, guardando os registros para compor o álbum das expressões.
3) Confecção do Painel das Expressões — Oriente os familiares a conversar com a criança sobre a importância do painel para a construção do álbum das expressões, pois, por meio de uma pesquisa de imagens, a criança poderá conhecer muitas formas de expressão. Oriente que disponibilizem, no chão ou na mesa, as revistas e demais materiais para que a criança pesquise e recorte ou rasgue as imagens de modo independente. Oriente que apoiem a criança no momento da pesquisa e que fiquem atentos caso ela precise de ajuda. Enquanto a criança faz suas pesquisas, peça que aproveitem para registrar com fotos esse momento de investigação e as expressões delas ao encontrar as imagens. Oriente aos familiares que conduzam a atividade de modo que a criança esteja sempre participando do momento da escolha das expressões e sentimentos, e combinem juntos quantas expressões diferentes será preciso, para que, depois de finalizadas as investigações e recortes/rasgaduras, possam decidir como vão organizar e colar as imagens no painel. Combine com os familiares para que deixem disponível o papel escolhido para o painel próximo à criança, no local onde acontecerão as colagens, e que conversem com ela para que decidam juntos como farão a organização e colagem das imagens no painel.
4) Faz-de-conta na floresta: sentimentos e expressões — Oriente aos familiares que convidem a criança a realizar uma brincadeira imaginária, como, por exemplo, um passeio na floresta. Sugira que compartilhem com elas a ideia de brincar com o corpo e contem que, durante o passeio, elas poderão imaginar e se expressar em diferentes situações, como ao encontrar uma árvore quebrada, um lago, uma ponte estreita, um campo de flores, uma mata fechada, um vento forte, um bicho feroz e um bicho mimoso, um fruto gostoso etc. No momento da brincadeira, oriente que as famílias aproveitem junto com a criança e a fotografem em seus momentos de expressão. Pode ser que a criança também queira sugerir novos elementos e situações para a história, por isso, oriente aos familiares que a apoiem e acolham suas ideias e iniciativas.
5) Montando um Álbum de Expressões — Oriente aos familiares que apresentem à criança os álbuns da família, permitindo que ela os manuseie e aprecie de acordo com seu próprio tempo e interesse. Mostre que é interessante que esse momento possa ser compartilhado, que as fotos possam ser apreciadas em conjunto, de modo que a família faça comentários e acolha as curiosidades das crianças. Após a apreciação das fotos, oriente aos familiares que conversem com a criança sobre o álbum das expressões que irão construir e que, para isso, deverão combinar como ele será feito. Oriente que comecem apresentando a ela as fotos que foram produzidas ao longo das outras atividades. Porém, caso não as tenha realizado, as fotografias poderão ser produzidas nesse mesmo dia, de acordo com as imagens enviadas por você. Fale para os familiares sobre a importância de escutar a criança e da troca de opiniões com ela sobre as escolhas relativas ao álbum, como as fotos, as imagens e o título, e sobre as decisões que tomaram para a construção de cada página. Oriente que retomem com a criança a lista do planejamento para o álbum, assinalando nela o que já fizeram e lembrando o que ainda falta fazer para concluí-lo.
Para compartilhar com o grupo
Sugira que os familiares compartilhem com você, pelo WhatsApp ou outra plataforma de comunicação, fotos ou outros arquivos digitais do álbum construído com a criança. Edite o material recebido e, a cada dia, compartilhe com todo o grupo algumas imagens das crianças com expressões diferentes que ilustrem um pequeno texto seu sobre os sentimentos expressados, como alegria, tristeza, surpresa etc.
Disponibilize espelhos e imagens variadas para a turma brincar de fazer careta.
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