Plano de Aula
Plano de aula: Coleções a partir de materiais trazidos de casa
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de problemas com coleções
Por: Evandro Tortora
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Evandro Tortora
Mentor: Nilcileni Aparecida Ebani Brambilla
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 3 anos.
Campos de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; O Eu, o outro e o nós.
Objetivos e códigos da Base
EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
Abordagem didática: É comum as crianças selecionarem e acumularem objetos, como uma coleção sem critérios: potinhos de diferentes cores e tamanhos, folhas de plantas e pedras encontradas pelo chão etc. Aproveitar esse movimento que surge das explorações e interesses delas para criar uma sequência de atividades com diversas intencionalidades de aprendizagem pode ser uma maneira de o professor tornar as propostas ainda mais significativas para as crianças. Elas podem ser convidadas a recolher elementos, inicialmente de maneira aleatória para, depois, selecioná-los, classificá-los, conversar a respeito deles e reorganizar uma coleção.