Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidades focais relacionadas

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras e materiais da sala de aula, entre outros.

(EF01MA05) Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.

Objetos de conhecimento relacionados

  • Compreensão de números: diferentes contextos, contagem, representação escrita, comparação de quantidades usando diferentes estratégias.
  • Compreensão do sistema de numeração decimal: composição e decomposição de números.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Ler, escrever, comparar e ordenar números naturais.
  • Utilizar características do sistema de numeração decimal para interpretar e produzir escritas e informações numéricas em situações diversas, como jogos e brincadeiras.
  • Perceber que um número natural ocupa lugar na sequência numérica e que ela possui regularidades.
  • Interpretar e produzir escritas numéricas, levantando hipóteses sobre elas, com base na observação de regularidades, e utilizando-se da linguagem oral, de registros informais e da linguagem matemática.
  • Relacionar a quantidade ao símbolo que a representa.
  • Comparar quantidades utilizando diferentes estratégias: contagem, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos com ou sem apoio da reta numérica.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • Não há.

Comentários para os professores


Para que a contagem dos objetos de uma coleção ocorra, o estudante deverá contar todos os objetos, sem contar o mesmo mais de uma vez e sem esquecer de nenhum deles. Neste caso, é necessário que ele associe a cada objeto o nome dos numerais e compreenda que ao falar a última palavra, esta corresponde ao conjunto de objetos contados. Logo, o estudante deve conhecer a sequência numérica, utilizá-la em diferentes contextos e representá-la de maneira espontânea e diversa, fazendo uso, por exemplo, de traços, figuras e, sobretudo, algarismos. As propostas envolvendo jogos e brincadeiras em que os estudantes precisam contar pontos e compará-los são boas oportunidades para desenvolver esta habilidade.

Quanto à habilidade EF01MA05, para que ocorra a comparação entre dois numerais formados por até dois algarismos, faz-se necessário que o estudante tenha oportunidade de comparar conjuntos com pequenas quantidades para desenvolver estratégias próprias de comparação de quantidades. Ao fazer isso, é comum que realizem a correspondência um a um e, assim, vão associando um a um os elementos dos conjuntos para verificar qual tem mais. Contar as quantidades é outra estratégia utilizada pelos estudantes e até mesmo usar a reta numérica para efetuar a comparação. Neste último caso, pode-se verificar que alguns identificam qual número veio depois do outro na reta numérica, quantas unidades devem prosseguir do menor número até o maior ou, a partir do maior, verificar quantas unidades este ultrapassou o menor. As situações elencadas na habilidade anterior podem auxiliar no desenvolvimento desta habilidade.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 1º ano - Item 1 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos.

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 1º ano - Item 2 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de comparar quantidades utilizando diferentes estratégias: contagem, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos.

Plano de aula: Número Secreto: uma análise do Sistema Numérico (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Número Secreto: Uma Análise do Sistema Numérico, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Refletir sobre o Sistema Numérico, buscando suas regularidades.

Plano de aula: O jogo das cores, trabalhando com diversas sequências (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula O Jogo das Cores, Trabalhando com Diversas Sequências, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Resolver situações de contagens em diferentes escalas: de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática