Plano de Aula
Plano de aula: Construindo uma coleção com objetos do parque
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de problemas com coleções
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
1 . Construindo uma coleção com objetos do parque
2 . Explorações e classificações de coleções feitas pelas crianças
3. Construção de coleções a partir de materiais trazidos de casa
4. Contagem e registro a partir de coleções
5. Organizando de uma exposição de coleções feitas pelas crianças
Materiais:
Separe vários saquinhos plásticos transparentes para guardar as coleções de objetos ao término da atividade. Numa cartolina (ou papel grande) faça um painel com o título Exemplos de coleções e deixe-o colado na parede, para que seja usado no decorrer da atividade. Pesquise na internet e imprima algumas imagens de coleções pois elas servirão de referências para a turma. Reserve fita adesiva (ou dupla face) para colar as imagens no painel.
Espaços:
A sala das crianças e o parque de areia. No lugar do parque você pode usar um espaço onde as crianças consigam encontrar diferentes objetos. Um exemplo pode ser um jardim no qual existem diferentes folhas, pedras, sementes, frutos, vagens, galhos, penas etc.
Tempo sugerido:
Aproximadamente uma hora, sendo cerca de 20 minutos para a conversa na sala, 20 minutos para as buscas no parque e 20 minutos para a conversas finais (envolvendo a separação dos materiais).
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como as crianças expõem ideias e interagem com os adultos e crianças da turma a partir das problematizações propostas com as coleções?
2. As crianças manipulam os objetos para perceber as características deles (familiaridades e diferenças)? Quais são as características apontadas pelas crianças?
3. Como as crianças classificam os objetos encontrados no parque? Quais são os critérios que elas utilizam?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Estimule que elas discutam entre si características que podem ajudar na classificação dos objetos e que colaborem mutuamente nas buscas no parque, bem como usem todos os sentidos na percepção do materiais. Além do uso da visão, as crianças podem buscar objetos por meio do tato, cheirá-los e até experimentá-los (no caso de árvores frutíferas, por exemplo).
O que fazer durante?

1
Reúna as crianças em um grande grupo para que vocês conversem sobre a proposta. Comece sua fala dizendo que você tem uma pergunta para as crianças e lance o problema aos pequenos:Alguém aqui já fez uma coleção? Vocês sabem para que serve uma coleção?Deixe que as crianças exponham suas ideias e debatam com você e entre elas sobre suas ideias a respeito do tema. Algumas podem dar exemplos de coleções que tenham em casa ou falar de coleções já conhecidas (como um familiar que coleciona conchas, por exemplo).
2
A partir das falas das crianças, comente com as crianças que você trouxe algumas fotos de coleções para elas conhecerem. Distribua as imagens de coleções entre as crianças para que elas as apreciem, observe o que comentam, o que lhes chama atenção e peça para que mostrem-nas ao grupo, compartilhando impressões. Depois lance problematizações, por exemplo: Esta foto aqui é uma imagem de uma coleção. Mas é uma coleção do que? Vocês já viram uma coleção assim? Mostre o painel Exemplos de Coleções e leia o título para as crianças. Conforme forem mostrando as imagens, coloque fita adesiva atrás delas e peça ajuda para fixar as fotos no painel. Após as discussões, deixe as imagens expostas na sala (pode ser que alguma criança queira revê-las depois, logo, considere essa iniciativa). Após a exposição de imagens, pergunte às crianças de qual coleção elas mais gostaram, de qual elas menos gostaram e questione os motivos das respostas. Deixe que elas expressem suas ideias e que conversem sobre o assunto (inclusive entre si).
3
Diga que a turma irá construir várias coleções de objetos, assim como fizeram os colecionadores das fotos mostradas. Diga que para termos uma coleção devemos ter mais do que um objeto de cada exemplar e que, por isso, elas irão ao parque procurar objetos que podem ser colecionados. Não dê exemplos, ao fazer isso você pode acabar influenciando na busca das crianças. Apenas diga que elas buscar por objetos pequenos, pois eles serão guardados em saquinhos plásticos transparentes, para elas que possam levá-los para a sala. Pergunte às crianças se elas já tem uma ideia de quais objetos existem no parque e peça que deem sugestões aos colegas.Mostre o saquinho para a turma, para que as crianças tenham como estimar o tamanho dos objetos a serem recolhidos e disponibilize-os para que elas possam colocar os objetos encontrados dentro deles. Diga que elas iniciarão as buscas, que deverão recolher os objetos e trazer para o local combinado previamente por vocês. Informe que ao final vocês vão se reunir para uma conversa no parque sobre os objetos encontrados. Após a discussão, diga que está na hora das descobertas e dirijam-se ao parque. Leve consigo os saquinhos transparentes.
4
Assim que chegarem, permita que as crianças busquem os objetos e os deixem no local combinado. Se algumacoletar objetos muito grandes, mostre o saquinho para ela e pergunte: Mas será que esse objeto cabe no saquinho? E peça para a criança tentar guardá-lo, para que perceba que o objeto não é compatível com o combinado. Quando faltarem cinco minutos para o término, avise as crianças que vocês irão se reunir para examinar os objetos coletados. Passado o tempo, chame a turma para ver os objetos que todos conseguiram juntar.
5
Comece a conversa parabenizando os pequenos pelo trabalho e elogie o empenho da turma. Em seguida, pergunte para alguma criança o que ela encontrou. Se, por exemplo, ela trouxe uma semente, peça para ela mostrá-la aos colegas e pergunte quem mais conseguiu encontrar mais sementes. Questione as crianças sobre as características de outros objetos objetos coletados, problematizando suas explorações e comparando os achados: Olha como a semente é bem diferente da folha! Vocês também acham isso? Quais são as diferenças entre eles? Vocês disseram que a semente é amarela e que a folha é verde. Temos mais objetos verdes ? Conforme as conversas forem acontecendo, peça para as crianças manipularem seus próprios achados e irem fazendo montinhos, de acordo com as características que forem elencando. Deixe que criem seus próprios critérios e que classifiquem os objetos autonomamente. Podem ser grupos de objetos duros, macios, coloridos etc. Ainda, caso as coleções fiquem grandes demais, peça às crianças que encontrem subcategorias, como duros e verdes, macios e compridos etc. O objetivo aqui é levá-las a fazer a exploração sensorial dos materiais encontrados, percebendo características distintas entre eles e classificando-os segundo esses atributos.
Para finalizar:
Após as explorações, diga às crianças que elas irão guardar os achados nos saquinhos, respeitando as separações, e levá-los à sala para explorá-los em outras ocasiões (consulte os demais planos desta sequência para ter outras atividades que podem ser feitas com essas coleções). Peça ajuda dos pequenos para guardar os saquinhos e diga à turma que todos poderão brincar no parque até a próxima atividade.
Desdobramentos
Caso você queira repetir a atividade, proponha que as crianças façam novas buscas em diferentes espaços e dê algumas características como condição para a seleção dos materiais, como apenas objetos verdes ou que sejam duros. Conforme as crianças forem trazendo os objetos, as coleções serão formadas e poderão se juntar às demais que vocês já construíram anteriormente.
Engajando as famílias
Elabore um bilhete, em conjunto com as crianças, convidando as famílias para mostrar possíveis coleções que elas tenham em casa. Esclareça que vocês estão construindo coleções de objetos e peça para que compartilhem com as crianças as coleções que têm em casa. Combine o melhor dia e o horário para contar com a participação dos familiares, dentro das disponibilidades deles. Pode ser que o familiar tenha receio de trazer o objeto para escola, por conta do cuidado que tem com o mesmo (por exemplo, se for uma coleção de bonecos de porcelana, que podem quebrar no trajeto). Nesses casos, peça para que grave um vídeo ou apresentem fotos da coleção para a turma. Organize esse momento de exposição de fotos de maneira semelhante ao passo dois desse plano (colando as imagens em um painel que, no caso, poderia se chamar Uma coleção de bonecos de porcelana).
Construindo uma coleção com objetos do parque
Apresente a proposta
Envie fotos de coleções com elementos naturais para servirem de referência aos alunos. Você pode incluir imagens deles no parque da escola ou jardim, até mesmo da praça do bairro onde costumavam brincar. Escolha as imagens de acordo com a realidade local, para ativar memórias dos contatos diversos que as crianças já tiveram com a natureza do entorno delas.
Explique para os familiares que neste momento não é recomendado saírem de casa, mas é importante favorecerem essa aproximação das crianças com elementos naturais da forma que for possível, em casa e de forma segura. Para isso, recomende que as acompanhem e sejam parceiros na observação e exploração do quintal, do vaso de plantas da sala e de outras situações possíveis.
Pergunte, instigando a curiosidade da turma:
- Alguém aí já fez uma coleção? Para que serve uma coleção?
Em seguida, convide:
- Que tal fazerem uma coleção de elementos naturais?
Peça para os familiares separarem elementos naturais antecipadamente, façam a proposta e, posteriormente, reservem os materiais para darem continuidade quando esse período de isolamento social terminar. Dependendo da adesão, planeje um encontro online com a turma, para que apresentem as coleções. Envie as instruções pela plataforma que estão utilizando em sua rede ou pelo Whatsapp.
Adaptações necessárias
Convide os familiares para auxiliarem as crianças na construção da coleção com os elementos da natureza e sugira, como elementos: sementes, folhas, gravetos etc., que poderão ser recolhidos de acordo com cada realidade. No link (disponível aqui), encontre boas ideias para repertoriar suas orientações nesse sentido. É recomendável que as crianças fiquem acompanhadas durante toda a proposta, para a segurança delas.
Sugira às famílias
Convide os familiares a incentivarem as crianças na busca pelos elementos naturais, oferecendo opções para que elas escolham onde guardar a coleção (um saquinho ou uma caixa, por exemplo). Oriente-os a disponibilizarem os locais e permitirem que as crianças conduzam o processo. Por exemplo: se há vários vasos no quintal e na sala, é possível que a criança escolha e o adulto acompanhe a exploração.
Proponha que conversem com as crianças sobre o respeito aos elementos naturais, para que sejam retirados com cuidado e não arrancados. Nesse momento, diga que podem fazer comparações, ao falarem que o saco estava vazio e agora está quase cheio. Sugira que brinquem com os elementos, criando composições divertidas, fazendo caretas, imitando e dando boas risadas, assim, tornando esse momento prazeroso, unindo e aprofundando os vínculos familiares.
Para compartilhar com o grupo
Solicite que os pais compartilhem os registros desse momento com você. Reúna e organize o material que, além de repertoriar outras famílias e incentivá-las a participarem, poderá se tornar um valioso recurso para diversificar a prática na escola. Exponha alguns desses registros para inspirar novas formas de explorações e descobertas das crianças a partir das experiências vividas em casa.
Desta forma, os fazeres de casa se conectarão com os escolares, o que tende a funcionar como um importante apoio na transição após o período de isolamento social, no retorno ao convívio escolar.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Evandro Tortora
Mentor: Nilcileni Aparecida Ebani Brambilla
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 3 anos.
Campos de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Escuta, fala, pensamento e imaginação; O eu, o outro e o nós.
Objetivos e códigos da Base:
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e com adultos.
Abordagem didática: É comum as crianças selecionarem e acumularem objetos como uma coleção sem critérios: potinhos de diferentes cores e tamanhos, folhas de plantas e pedras encontradas pelo chão etc. Aproveitar esse movimento que surge das explorações e interesses delas para criar uma sequência de atividades com diversas intencionalidades de aprendizagem pode ser uma maneira de o professor tornar as propostas ainda mais significativas para as crianças. Elas podem ser convidadas a recolher elementos, inicialmente de maneira aleatória, para, depois, selecioná-los, classificá-los, conversar sobre eles e reorganizar uma coleção.