15689
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - A leitura de notícias online – Explorando recursos hipertextuais e hipermidiáticos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre revisar algumas especificidades da notícia online (gênero multimodal) para perceber a fluidez do gênero.

Plano 06 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Aparecida Vieira

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Computadores com acesso à internet (para que os alunos possam ler notícias em diversos sites e explorar os recursos hipertextuais e hipermidiáticos delas), projetor multimídia, lista de sites noticiosos.

Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia também pode circular em outras mídias, como a TV, o rádio e os vídeos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos, possivelmente, terão dificuldade em explorar os recursos hipertextuais e hipermidiáticos da notícia online, porque talvez não estejam acostumados a fazê-lo. Além disso, ao lerem notícias em ambiente digital, é provável que os estudantes tenham dificuldade em definir e manter um objetivo de leitura, pois os hiperlinks, embora possibilitem uma leitura mais flexível, também podem fazer com que o leitor perca o foco da leitura.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. “A não linearidade do jornalismo digital”. In: FERRARI, P. (org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2016, p. 141-148.
GOSCIOLA, V. “A linguagem audiovisual do hipertexto”. In: FERRARI, P. (org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2016, p. 107-119.
NOJOSA, U. N. “Da rigidez do texto à fluidez do hipertexto”. In: FERRARI, P. (org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2016, p. 69-77.
ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • Mostre este slide aos estudantes para apresentar-lhes o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Converse com os alunos sobre a composição da notícia online. Para fazê-los relembrar o que já estudaram sobre a forma composicional desse gênero, faça-lhes as perguntas contidas neste slide. Comente as respostas dos alunos de modo a fazer uma revisão do que já foi estudado a respeito do gênero notícia online.
  • Com essa revisão, realizada por meio da discussão dessas duas questões, espera-se que os alunos reflitam sobre a notícia online como texto multissemiótico (texto de cuja composição fazem parte elementos verbais e não verbais), que é constituído por blocos compostos pelo texto escrito e por vídeos, fotografias, gráficos, infográficos etc. Espera-se, também, que os estudantes percebam que os elementos não verbais estão sempre vinculados ao texto noticioso e não visam simplesmente ilustrar o fato noticiado, mas também possibilitar ao leitor uma melhor compreensão desse fato, uma vez que os elementos não verbais também contribuem para a construção de sentidos pelo leitor. Ademais, espera-se que, em suas respostas, os discentes mencionem os hipertextos (os nós que ligam palavras, textos, imagens etc.) e as hipermídias (recursos audiovisuais). Como esta é a terceira aula sobre a forma composicional da notícia online, a expectativa é que os alunos já tenham familiaridade com esses dois termos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações:

  • Organize os discentes em pequenos grupos e oriente-os a explorar alguns sites noticiosos, a fim de que selecionem uma ou duas notícias.
  • Como há inúmeros sites de notícias (inclusive, há sites de fake news), convém que, antes desta aula, você elabore uma lista de sites noticiosos e oriente os alunos a escolherem notícias nesses sites. Neste plano de aula, na parte de materiais complementares, colocamos uma lista como sugestão, mas, caso prefira, prepare outra.
  • Para realizar essa seleção de notícias, é necessário que os alunos tenham acesso à internet. Se a escola não tiver um laboratório de informática, ou, se os estudantes não tiverem celulares com acesso à internet, solicite aos alunos que procurem e escolham, antes desta aula, uma ou duas notícias online.
  • Depois que os grupos tiverem selecionado os textos, peça-lhes que façam uma rápida leitura dessas notícias. Durante essa leitura, oriente-os a explorar os elementos hipertextuais e hipermidiáticos presentes nos textos. A ideia é que os estudantes cliquem nos hiperlinks para ler (ou, pelo menos, visualizar) outros textos, além da notícia que eles escolheram e que acessem as hipermídias (vídeos, gravações em áudio etc. presentes nas notícias).
  • É provável que os alunos não sejam habituados a explorar os recursos hipertextuais e hipermidiáticos das notícias online. Por isso, é muito importante que, durante essa atividade de leitura das notícias, os estudantes possam explorar tais recursos. Explique aos discentes que esses recursos fazem parte da estrutura composicional da notícia online e que, portanto, é interessante explorá-los durante a leitura desse gênero. Assim, os alunos poderão se familiarizar, cada vez mais, com os elementos que o compõem e fazer uma leitura mais crítica do texto.
  • Após os alunos terem lido as notícias online e explorado, ainda que brevemente, os elementos hipertextuais e hipermidiáticos presentes nelas, peça-lhes que respondam, nos grupos, as questões contidas neste slide.
  • Durante a discussão dessas perguntas, caminhe pela sala de aula e observe as respostas dos grupos, comentando-as quando necessário e procurando esclarecer eventuais dúvidas dos estudantes.
  • Depois que os grupos tiverem respondido e discutido as questões, proponha-lhes que exponham as suas respostas à turma.
  • Enquanto os grupos expõem as suas respostas, sempre que necessário, complemente-as.
  • Durante a discussão das respostas com a turma, ressalte que o hipertexto e a hipermídia dão ao leitor a possibilidade de ler a notícia de forma mais autônoma, mais flexível, já que ele pode fazer uma leitura linear, mas também pode fazer uma leitura em que, primeiro, ele explore os hiperlinks (que lhe permitirão aprofundar a compreensão de assuntos colocados na notícia), e, posteriormente, leia a notícia que ele escolheu.
  • Ressalte, além disso, que, embora os recursos hipertextuais e hipermidiáticos possibilitem uma leitura mais flexível, uma leitura não linear da notícia e uma maior compreensão dos fatos noticiados, esses recursos também podem fazer com que o leitor perca o foco da leitura.

Materiais complementares: Para acessar a lista de sites noticiosos que elaboramos, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Encerrada a discussão das respostas, proponha aos discentes que escrevam, em seus cadernos, o que aprenderam nesta aula.
  • Por fim, para concluir a aula, convide alguns estudantes a compartilharem as suas respostas com a turma.
  • Enquanto eles apresentam as suas respostas, explicando o que aprenderam. Possivelmente, eles mencionarão: a flexibilidade da leitura, possibilitada pelos recursos hipertextuais e hipermidiáticos; a ampliação das possibilidades de compreensão dos fatos noticiados, também decorrente desses recursos. etc. Complemente-as se necessário.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Computadores com acesso à internet (para que os alunos possam ler notícias em diversos sites e explorar os recursos hipertextuais e hipermidiáticos delas), projetor multimídia, lista de sites noticiosos.

Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia também pode circular em outras mídias, como a TV, o rádio e os vídeos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos, possivelmente, terão dificuldade em explorar os recursos hipertextuais e hipermidiáticos da notícia online, porque talvez não estejam acostumados a fazê-lo. Além disso, ao lerem notícias em ambiente digital, é provável que os estudantes tenham dificuldade em definir e manter um objetivo de leitura, pois os hiperlinks, embora possibilitem uma leitura mais flexível, também podem fazer com que o leitor perca o foco da leitura.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. “A não linearidade do jornalismo digital”. In: FERRARI, P. (org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2016, p. 141-148.
GOSCIOLA, V. “A linguagem audiovisual do hipertexto”. In: FERRARI, P. (org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2016, p. 107-119.
NOJOSA, U. N. “Da rigidez do texto à fluidez do hipertexto”. In: FERRARI, P. (org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2016, p. 69-77.
ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • Mostre este slide aos estudantes para apresentar-lhes o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Converse com os alunos sobre a composição da notícia online. Para fazê-los relembrar o que já estudaram sobre a forma composicional desse gênero, faça-lhes as perguntas contidas neste slide. Comente as respostas dos alunos de modo a fazer uma revisão do que já foi estudado a respeito do gênero notícia online.
  • Com essa revisão, realizada por meio da discussão dessas duas questões, espera-se que os alunos reflitam sobre a notícia online como texto multissemiótico (texto de cuja composição fazem parte elementos verbais e não verbais), que é constituído por blocos compostos pelo texto escrito e por vídeos, fotografias, gráficos, infográficos etc. Espera-se, também, que os estudantes percebam que os elementos não verbais estão sempre vinculados ao texto noticioso e não visam simplesmente ilustrar o fato noticiado, mas também possibilitar ao leitor uma melhor compreensão desse fato, uma vez que os elementos não verbais também contribuem para a construção de sentidos pelo leitor. Ademais, espera-se que, em suas respostas, os discentes mencionem os hipertextos (os nós que ligam palavras, textos, imagens etc.) e as hipermídias (recursos audiovisuais). Como esta é a terceira aula sobre a forma composicional da notícia online, a expectativa é que os alunos já tenham familiaridade com esses dois termos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações:

  • Organize os discentes em pequenos grupos e oriente-os a explorar alguns sites noticiosos, a fim de que selecionem uma ou duas notícias.
  • Como há inúmeros sites de notícias (inclusive, há sites de fake news), convém que, antes desta aula, você elabore uma lista de sites noticiosos e oriente os alunos a escolherem notícias nesses sites. Neste plano de aula, na parte de materiais complementares, colocamos uma lista como sugestão, mas, caso prefira, prepare outra.
  • Para realizar essa seleção de notícias, é necessário que os alunos tenham acesso à internet. Se a escola não tiver um laboratório de informática, ou, se os estudantes não tiverem celulares com acesso à internet, solicite aos alunos que procurem e escolham, antes desta aula, uma ou duas notícias online.
  • Depois que os grupos tiverem selecionado os textos, peça-lhes que façam uma rápida leitura dessas notícias. Durante essa leitura, oriente-os a explorar os elementos hipertextuais e hipermidiáticos presentes nos textos. A ideia é que os estudantes cliquem nos hiperlinks para ler (ou, pelo menos, visualizar) outros textos, além da notícia que eles escolheram e que acessem as hipermídias (vídeos, gravações em áudio etc. presentes nas notícias).
  • É provável que os alunos não sejam habituados a explorar os recursos hipertextuais e hipermidiáticos das notícias online. Por isso, é muito importante que, durante essa atividade de leitura das notícias, os estudantes possam explorar tais recursos. Explique aos discentes que esses recursos fazem parte da estrutura composicional da notícia online e que, portanto, é interessante explorá-los durante a leitura desse gênero. Assim, os alunos poderão se familiarizar, cada vez mais, com os elementos que o compõem e fazer uma leitura mais crítica do texto.
  • Após os alunos terem lido as notícias online e explorado, ainda que brevemente, os elementos hipertextuais e hipermidiáticos presentes nelas, peça-lhes que respondam, nos grupos, as questões contidas neste slide.
  • Durante a discussão dessas perguntas, caminhe pela sala de aula e observe as respostas dos grupos, comentando-as quando necessário e procurando esclarecer eventuais dúvidas dos estudantes.
  • Depois que os grupos tiverem respondido e discutido as questões, proponha-lhes que exponham as suas respostas à turma.
  • Enquanto os grupos expõem as suas respostas, sempre que necessário, complemente-as.
  • Durante a discussão das respostas com a turma, ressalte que o hipertexto e a hipermídia dão ao leitor a possibilidade de ler a notícia de forma mais autônoma, mais flexível, já que ele pode fazer uma leitura linear, mas também pode fazer uma leitura em que, primeiro, ele explore os hiperlinks (que lhe permitirão aprofundar a compreensão de assuntos colocados na notícia), e, posteriormente, leia a notícia que ele escolheu.
  • Ressalte, além disso, que, embora os recursos hipertextuais e hipermidiáticos possibilitem uma leitura mais flexível, uma leitura não linear da notícia e uma maior compreensão dos fatos noticiados, esses recursos também podem fazer com que o leitor perca o foco da leitura.

Materiais complementares: Para acessar a lista de sites noticiosos que elaboramos, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Encerrada a discussão das respostas, proponha aos discentes que escrevam, em seus cadernos, o que aprenderam nesta aula.
  • Por fim, para concluir a aula, convide alguns estudantes a compartilharem as suas respostas com a turma.
  • Enquanto eles apresentam as suas respostas, explicando o que aprenderam. Possivelmente, eles mencionarão: a flexibilidade da leitura, possibilitada pelos recursos hipertextuais e hipermidiáticos; a ampliação das possibilidades de compreensão dos fatos noticiados, também decorrente desses recursos. etc. Complemente-as se necessário.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano