15687
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A composição da notícia online

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre compreender as funções dos recursos hipertextuais e hipermidiáticos nessa composição.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Aparecida Vieira

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daniela Vieira
Mentor: Conceição Maria Alves
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: A composição da notícia online

Finalidade da aula: Analisar uma notícia online para identificar como ela é composta (blocos noticiosos) e para compreender as funções dos recursos hipertextuais e hipermidiáticos nessa composição.

Ano: 7º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Notícia online

Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP16

Sobre esta aula: esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

 

Materiais necessários: Computador com acesso à internet (para que seja mostrada uma notícia online aos aprendizes); projetor multimídia.

Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia também pode circular em outras mídias como a TV, o rádio e os vídeos.

 

Dificuldades antecipadas: Os alunos terão, possivelmente, dificuldade em perceber articulações entre os elementos hipertextuais e hipermidiáticos na construção da notícia online, porque, geralmente, quando leem esse gênero, não se concentram em tais elementos.

 

Referências sobre o assunto:

FARIA, M. A.; ZANCHETTA Jr., J. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007.

FERRARI, P. (org). Hipertexto, hipermídia - as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2016.  

ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.


Código: LPO7_01SQA04

(EF69LP16) Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas