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Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Alterando sílabas para criar novas palavras

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Alterando sílabas para criar novas palavras

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Regivane Dos Santos Brito

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é criar palavras substituindo, acrescentando ou excluindo sílabas.

Observação: Apesar da habilidade não prever o acréscimo de sílabas para criar novas palavras, entendemos que a criança ao realizar essa tarefa também está operando com a mesma unidade fonológica - a sílaba.

Materiais necessários: Cópias da lista de palavras, lápis, borracha, caderno, quadro e caneta para quadro.

Dificuldades antecipadas: Os alunos recém alfabéticos ou silábicos-alfabéticos poderão ter mais dificuldade para substituir, acrescentar ou excluir as sílabas mediais. Poderão, também, criar palavras que não existem ou não conseguirem visualizar outra palavra ao acrescentar, substituir ou remover sílabas iniciais, mediais ou finais, mesmo existindo a possibilidade de formar uma nova palavra.

Referências sobre o assunto:

Estrutura Silábica do Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/estrutura-silabica>. Acesso em 25 de setembro de 2018.

MORAIS.;A.G.; Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos,2012.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema desta aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula fazendo o levantamento dos conhecimentos dos alunos sobre a possibilidade de se formar novas palavras. Questione-os: É possível criar novas palavras mudando apenas algumas sílabas? Quais sílabas podemos alterar? Espera-se que os alunos respondam que é possível alterar as sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.
  • Desafie os alunos a darem exemplos e registre-os no quadro. Caso necessário, apresente outras sugestões, mostrando aos alunos como eles podem criar novas palavras no caderno, por exemplo, eles podem registrar somente o começo da palavra, ou somente o final, ou o começo e o final, para pensar em qual sílaba acrescentar, retirar ou substituir.
  • Organize a turma em duplas de modo que os alunos que já leem fluentemente possam estar distribuídos nas duplas e ajudem os colegas com hipótese não alfabética.
  • Entregue para cada dupla uma lista de palavras pertencentes ao mesmo campo semântico (nomes de frutas, animais, plantas, etc..). Sugerimos que você escolha palavras com diferentes composições de sílabas, e que favoreçam a criação de novas palavras.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar uma sugestão de lista de palavras. Caso você julgue necessário, utilize, também, a lista de palavras possíveis de serem criadas, disponível aqui. Você pode, ainda, pesquisar no site Palavras.net, outras possibilidades de criação de novas palavras. Palavras.net, disponível em: https://www.palavras.net/. Acesso em: 26 de setembro de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Solicite aos alunos que utilizem as palavras da lista como base para criar as novas palavras.
  • Peça que eles anotem no caderno a palavra que serviu de base e, ao lado, escrevam as novas palavras criadas.
  • Circule pela sala, observando as discussões das duplas durante a tarefa.
  • Esteja disponível para ajudar os alunos. Caso não seja solicitado pelas crianças, tenha em mente quais são os alunos que mais precisam da sua ajuda e tente ajudá-los.
  • Faça intervenções quando os alunos apresentarem dificuldades como, por exemplo, criarem palavras que não existem ou não conseguirem visualizar outra palavra ao acrescentar, substituir ou remover sílabas iniciais, mediais ou finais, mesmo existindo a possibilidade de formar uma nova palavra.
  • Observe o desempenho dos alunos durante a atividade e faça anotações que possam lhe ajudar a analisar os avanços e as dificuldades de cada criança, descobrir quais os agrupamentos que trabalharam bem em parceria e quais agrupamentos precisarão ser reorganizados em outras aulas/atividades.
  • Analise as palavras criadas pelos alunos, orientando que façam ajustes caso seja necessário.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Questione: Quem conseguiu criar novas palavras retirando alguma sílaba? E acrescentando? Quem conseguiu alguma palavra mudando uma ou mais sílaba/s? Alguém conseguiu formar novas palavras substituindo alguma sílaba do meio da palavra?
  • Convide duas duplas para apresentar as palavras que conseguiram criar. Os alunos devem ler as palavras, escrevê-las no quadro e explicar qual sílaba foi substituída, acrescentada ou retirada. Os demais alunos devem observar as palavras que as duplas criaram e verificar se na sua lista aparecem outras diferentes, caso tenha, eles podem sinalizar, compartilhando entre toda turma as diversas possibilidades de novas palavras.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é criar palavras substituindo, acrescentando ou excluindo sílabas.

Observação: Apesar da habilidade não prever o acréscimo de sílabas para criar novas palavras, entendemos que a criança ao realizar essa tarefa também está operando com a mesma unidade fonológica - a sílaba.

Materiais necessários: Cópias da lista de palavras, lápis, borracha, caderno, quadro e caneta para quadro.

Dificuldades antecipadas: Os alunos recém alfabéticos ou silábicos-alfabéticos poderão ter mais dificuldade para substituir, acrescentar ou excluir as sílabas mediais. Poderão, também, criar palavras que não existem ou não conseguirem visualizar outra palavra ao acrescentar, substituir ou remover sílabas iniciais, mediais ou finais, mesmo existindo a possibilidade de formar uma nova palavra.

Referências sobre o assunto:

Estrutura Silábica do Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/estrutura-silabica>. Acesso em 25 de setembro de 2018.

MORAIS.;A.G.; Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos,2012.

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema desta aula.

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Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula fazendo o levantamento dos conhecimentos dos alunos sobre a possibilidade de se formar novas palavras. Questione-os: É possível criar novas palavras mudando apenas algumas sílabas? Quais sílabas podemos alterar? Espera-se que os alunos respondam que é possível alterar as sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.
  • Desafie os alunos a darem exemplos e registre-os no quadro. Caso necessário, apresente outras sugestões, mostrando aos alunos como eles podem criar novas palavras no caderno, por exemplo, eles podem registrar somente o começo da palavra, ou somente o final, ou o começo e o final, para pensar em qual sílaba acrescentar, retirar ou substituir.
  • Organize a turma em duplas de modo que os alunos que já leem fluentemente possam estar distribuídos nas duplas e ajudem os colegas com hipótese não alfabética.
  • Entregue para cada dupla uma lista de palavras pertencentes ao mesmo campo semântico (nomes de frutas, animais, plantas, etc..). Sugerimos que você escolha palavras com diferentes composições de sílabas, e que favoreçam a criação de novas palavras.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar uma sugestão de lista de palavras. Caso você julgue necessário, utilize, também, a lista de palavras possíveis de serem criadas, disponível aqui. Você pode, ainda, pesquisar no site Palavras.net, outras possibilidades de criação de novas palavras. Palavras.net, disponível em: https://www.palavras.net/. Acesso em: 26 de setembro de 2018.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Solicite aos alunos que utilizem as palavras da lista como base para criar as novas palavras.
  • Peça que eles anotem no caderno a palavra que serviu de base e, ao lado, escrevam as novas palavras criadas.
  • Circule pela sala, observando as discussões das duplas durante a tarefa.
  • Esteja disponível para ajudar os alunos. Caso não seja solicitado pelas crianças, tenha em mente quais são os alunos que mais precisam da sua ajuda e tente ajudá-los.
  • Faça intervenções quando os alunos apresentarem dificuldades como, por exemplo, criarem palavras que não existem ou não conseguirem visualizar outra palavra ao acrescentar, substituir ou remover sílabas iniciais, mediais ou finais, mesmo existindo a possibilidade de formar uma nova palavra.
  • Observe o desempenho dos alunos durante a atividade e faça anotações que possam lhe ajudar a analisar os avanços e as dificuldades de cada criança, descobrir quais os agrupamentos que trabalharam bem em parceria e quais agrupamentos precisarão ser reorganizados em outras aulas/atividades.
  • Analise as palavras criadas pelos alunos, orientando que façam ajustes caso seja necessário.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Questione: Quem conseguiu criar novas palavras retirando alguma sílaba? E acrescentando? Quem conseguiu alguma palavra mudando uma ou mais sílaba/s? Alguém conseguiu formar novas palavras substituindo alguma sílaba do meio da palavra?
  • Convide duas duplas para apresentar as palavras que conseguiram criar. Os alunos devem ler as palavras, escrevê-las no quadro e explicar qual sílaba foi substituída, acrescentada ou retirada. Os demais alunos devem observar as palavras que as duplas criaram e verificar se na sua lista aparecem outras diferentes, caso tenha, eles podem sinalizar, compartilhando entre toda turma as diversas possibilidades de novas palavras.

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