Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de textos.
Materiais necessários: Material impresso, internet, computador, data show, pincel para quadro branco.
Informações sobre o gênero: Segundo Isabel Solé, o Resumo escolar é escolar, em geral, para apresentar a síntese de conteúdo de um texto ou uma obra. Deve ser conciso, apresentando ideias bem organizadas e hierarquizadas, devendo-se evitar interpretações pessoais ou comentários críticos. Resumir não é fazer cópia salteada de trechos do texto-fonte, tampouco copiar o começo de cada parágrafo É fundamental compreender o sentido global do texto, para que se possa fazer bons resumos (SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura, 2007 p: 138).
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em extrair do texto as palavras-chave, por não compreender bem esse conceito.
Referências sobre o assunto:
ANTUNES, Irandé. Explorando a escrita. In: Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003, cap. 2, p. 44-66.
ARCOVERDE, Maria Divanira de Lima; ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. Leitura, interpretação e produção textual. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. p. 5.
Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Diga aos alunos que eles terão a oportunidade de planejar as ideias de um resumo antes de escrevê-lo.
- Utilize a analogia da planta do edifício para que os estudantes compreendam a importância desta etapa. Assim como um bom edifício precisa ser planejado em um desenho que dá a ideia da dimensão dos seus cômodos, incluindo o comprimento e a espessura das paredes, a medida das portas e das janelas e outros acabamentos, como o lugar da pia, chuveiros e instalações elétricas, o bom resumo precisa incluir as etapas de pensar como as ideias e as informações estarão organizadas no texto, a linguagem que será utilizada para atender o público ao qual se destina e quais as marcas linguísticas características do resumo. Se isso não for feito, assim como o edifício,corre o risco de ser mal projetado, o texto corre o risco de ser uma escrita enfadonha e sem finalidade comunicativa.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Dialogue com os alunos informando-lhes que, para fazer um bom planejamento, é necessário conhecer as situações concretas de comunicação do gênero Resumo. O estudante precisa compreender que a escrita possui uma finalidade, é destinada a um público-alvo, tem uma linguagem mais ou menos formal, circula em um determinado espaço, tem uma maneira de dispor as informações dentro do texto, possui marcas linguísticas peculiares à tipologia textual, entre outros aspectos. Conforme a concepção de gênero de Elias e Koch, 2013, p.107: ‘’Trata-se de entidades escolhidas, tendo em vista as esferas de necessidade temática, o conjunto dos participantes e a vontade enunciativa ou a intenção do locutor, sujeito responsável por enunciados concretos, unidades reais e concretas da comunicação’’.
- Solicite que a turma responda, oralmente, as perguntas lançadas no slide. O intuito é relembrar algumas características que são pertinentes ao gênero em estudo. Segue o link do documento contendo uma sugestão de resposta às perguntas projetadas aqui.
Materiais complementares:
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Gêneros Textuais. In: Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2013. cap. 5, p. 101-109.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
- Solicite que os alunos organizem-se em duplas, para que a atividade seja mais significativa, visto que eles terão a oportunidade de discutir as questões e chegar a um consenso em torno da tarefa.
- Convença a turma da importância da etapa do planejamento ser feita com dedicação, informando que não se escreve um texto apenas colocando um amontoado de ideias e informações por meio de sinais gráficos. Há várias etapas até se chegar ao texto final. A primeira delas é o planejamento; logo, o foco da aula será elencar os critérios necessários para a construção do resumo. Saliente a importância de esta etapa ser bem refletida para que o momento da escrita seja consolidado com êxito. Diga que eles irão perceber que o planejamento deixará a escrita do texto muito mais fácil.
3. Em seguida, peça que os estudantes leiam o texto da revista Ciência Hoje (segue o link aqui).
4. A seguir, explique o modelo de planejamento apresentado no slide. As três ações projetadas servirão de guia para que eles montem o esquema do texto que irão produzir. Como sugestão, segue uma possibilidade de esquema para o texto lido aqui.
Materiais complementares:
ZIN, Walter Araujo. Das profundezas às alturas. 2015. Disponível em: <http://cienciahoje.org.br/artigo/das-profundezas-as-alturas/>. Acesso em: 11 dez. 2018.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Coloque os alunos em duplas para que possam compartilhar os esquemas dos textos entre si. É importante que os estudantes possam conversar com outros possíveis leitores (professor e colegas de classe), antes de pôr no papel o que foi planejado. É válido receber contribuições que vão auxiliar no momento de colocar as ideias no papel.
- Converse com os alunos sobre a importância de pensar na escrita como processo colaborativo, desmistificando a ideia de que ela deve ser um processo solitário. Mencione que, nas práticas sociais, a escrita de um artigo de divulgação científica, por exemplo, é escrito e revisado por duas ou mais pessoas. Reforce que, para a aprendizagem, é muito significativo o processo de construção coletiva, uma vez que o olhar atento do outro contribui para o amadurecimento do que foi planejado.
- Solicite que um dos alunos apresente seu esquema para a turma e faça as intervenções necessárias, junto com os estudantes, do que pode ser melhorado. Segundo afirma Antunes (2003, p:59): “A qualidade, por vezes pouco desejável, dos textos escritos por nossos alunos se deve também à falta de oportunidade para que eles planejem e revejam esses textos.” Por isso, é de extrema importância encorajar os educandos para esta prática.