Mapa Conceitual - Região Sul
Plano de Aula
Plano de aula: Produção de Mapas conceituais e critérios de avaliação
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diagrama, mapa conceitual e exposição oral
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mapa conceitual e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de texto.
Materiais necessários:
- Tablets ou computadores com acesso a programas de criação de mapas conceituais, como Cmap Tools https://cmap.ihmc.us/ ou CANVA www.canva.com.
- Tablets ou computadores com acesso ao Google Documentos, para produção dos critérios de avaliação dos mapas.
Informações sobre o gênero: Mapa conceitual é uma fonte sintetizada verbal e visual de conceitos hierarquicamente organizados e relacionados. Estes conceitos aparecem de acordo com a estrutura-fonte, que pode ser um texto escrito ou oral. Ao ler ou produzir Mapas conceituais, por retextualização, alunos estabelecem novas relações e ressignificam conteúdos estudados anteriormente em textos discursivos.
Dificuldades antecipadas:
- Mobilização de recursos multimodais para organização esquemática coesa das informações sintetizadas.
- Identificação de aspectos avaliativos do mapa.
Referências sobre o assunto:
Yoshimoto, E. M. et al. Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história. Rev. Bras. Estud. Pedagog., v. 97, n. 247, Brasília, set./dez. 2016. Disponível em:
SOUSA, J. R. O. et al. O desenvolvimento de mapas conceituais como um tipo de gênero textual. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 13., 2013, UFRPE, Recife, 09 a 13 de dezembro. Anais, Recife, 2013. Disponível em:
MENON, A. K. Mapa Conceitual: recurso facilitador da compreensão de textos em língua inglesa. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor de PDE, v. 1 Paraná: Cadernos PDE, versão online, 2013. Disponível em:
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que, nesta aula, eles irão produzir Mapas conceituais com base na pesquisa e no planejamento prévios e que eles irão elaborar critérios de avaliação destes mapas.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Peça para os grupos de alunos que revisem e relembrem as anotações feitas sobre o planejamento do Mapa conceitual, realizado anteriormente.
É muito importante que os alunos já tenham feito pesquisas prévias sobre o assunto e já tenham produzido um planejamento do Mapa conceitual
para que possam desenvolver esta aula. - Explique a importância do texto como processo, que passa por planejamento, produção, reescrita, revisão e socialização. Este esclarecimento é importante porque os alunos também passarão por estas etapas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
- Os alunos, nos mesmos grupos das pesquisas prévias, devem produzir Mapas conceituais com base no planejamento e no conteúdo levantado previamente. Para isso, podem usar programas de produção de mapas digitais, como Cmap Tools (disponível em: <https://cmap.ihmc.us/>, acesso em:
8 jan. 2019) ou CANVA (disponível em: <www.canva.com>, acesso em: 8 jan. 2019). Caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição, os mapas conceituais podem ser produzidos em cartazes. Ao longo da produção, percorra a sala de aula para verificar se os alunos estão usando diferentes recursos como cores, formatos, disposição dos conceitos relacionados e hierarquizados conforme o conteúdo. Em Materiais complementares, abaixo, você encontra modelos de Mapas conceituais que podem ser produzidos pelos alunos, com base nos temas Região Sul e Águas subterrâneas, além dos resumos que serviram de base para estes mapas. É fundamental, no entanto, que os alunos realizem pesquisa dos conteúdos previamente e que elaborem conforme sua criatividade os Mapas conceituais, sem fugir da estrutura composicional do mapa.
Materiais complementares:
Sugestão de organização das Informações para o resumo Região Sul aqui
Sugestão de organização das informações no resumo Águas subterrâneas aqui
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações:
- Após a produção do mapa, peça para os grupos de alunos que criem um documento no Google Documentos (disponível em: <https://www.google.com/intl/pt_br/docs/about/>, acesso em: 8 jan. 2018) para elaborar os critérios de avaliação dos mapas conceituais. Este documento pode ser projetado em data show, para que a turma toda o visualize, acompanhe e formule os critérios coletivamente. Caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição, pode ser usada uma folha de ofício ou um cartaz para produção dos critérios.
- Solicite à turma a elaboração de um quadro com perguntas avaliativas sobre os mapas. No primeiro momento, possibilite que eles descubram quais critérios são importantes, já que já foram levantados, nesta e em outras aulas, aspectos sobre as condições de produção do gênero, a estrutura composicional, as ferramentas disponíveis, necessidade de síntese das informações etc. Por exemplo, para a produção do gênero, é importante considerar o tipo de assunto (científico ou não), quem produz e para quem produz. A estrutura composicional envolve um hiperônimo, normalmente situado no topo, e hipônimos dispostos abaixo, ligados por traços que possuem verbos ou preposições explicativas das relações entre os conceitos. Ferramentas disponíveis dependem dos programas digitais de produção de mapas, como o Canva ou o Cmap Tools, em que podem ser usados diferentes estilos de mapas, com diferentes cores, tamanhos, formatos etc. Caso eles não se recordem destes aspectos, você pode fazer perguntas norteadoras, como: Qual era o objetivo de produção?, “O mapa segue uma estrutura hierárquica, conforme o conteúdo?, As informações estão sucintas?. Em Materiais complementares, abaixo, você encontra uma sugestão de como o quadro pode ser construído pelos alunos.
Materiais complementares:
Sugestão de critérios de avaliação aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Pergunte aos alunos sobre a importância de produzir um Mapa conceitual e seus critérios avaliativos. Espera-se que eles percebam que, por meio da produção do mapa, os conhecimentos teóricos sobre o gênero se transformam em procedurais, em que os próprios estudantes têm a possibilidade de entrar em contato com a elaboração de um exemplar do gênero. A elaboração de critérios de avaliação torna o aluno autônomo e reflexivo sobre o alcance ou não de sua produção sobre o esperado para o gênero.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui).
Introdução
Nesta aula, os alunos irão planejar um Mapa Conceitual. Para se apropriarem de como fazer isso, faça um vídeo comparando: o Mapa Conceitual Águas Subterrâneas, disponível aqui, com o texto que lhe deu origem, disponível aqui; o Mapa Conceitual Região Sul, disponível aqui, também com o texto que lhe deu origem, disponível aqui. Destaque, no vídeo, a relação entre as palavras marcadas nos textos e as palavras que aparecem nos Mapas (e em que lugares elas aparecem). Relembre os alunos das condições de produção dos Mapas Conceituais: avise-os que podem escolher um texto sobre algum conceito que estejam trabalhando em outra disciplina e aproveitar esta oportunidade para fazer um Mapa Conceitual sobre ele, o que pode ser um excelente apoio no estudo dos conteúdos. No final do vídeo, diga que os alunos devem se organizar em duplas e escolher um texto de divulgação científica para fazer o planejamento de um Mapa Conceitual. Estabeleça um prazo para que postem suas escolhas no Google Drive.
Desenvolvimento
Findo o prazo, envie, por escrito, orientações para que os alunos iniciem seus planejamentos. Escreva alguns tópicos necessários a se pensar durante o planejamento: condições de produção, estrutura, objetivos, capacidade de síntese e organização topológica (hiperônimos e hipônimos). Auxilie seus alunos durante o processo de planejamento utilizando as Orientações do Plano de aula. Combine um prazo para que todos consigam terminar e postar seus trabalhos na pasta compartilhada do Google Drive (ou outro meio mais acessível a vocês).
Fechamento
Após o processo de Planejamento, leia todos os trabalhos de seus alunos e faça os destaques que achar necessários, especialmente sobre os aspectos positivos, e verifique as necessidades de ajustes e reescritas dos projetos dos alunos. Compartilhe com eles esses destaques, por escrito, no Google Doc de cada dupla, e aproveite para fazer sugestões de aprimoramento. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Convide as famílias a auxiliar os alunos na escolha de um texto de algum conteúdo que estejam estudando em outras disciplinas para fazer um Mapa Conceitual, apoiando os estudantes no processo de protagonismo de suas aprendizagens.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carla Gerhardt
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Produção de Mapas conceituais e critérios de avaliação
Finalidade da aula: Produzir Mapa conceitual e critérios de avaliação do mapa a fim de mobilizar a estrutura composicional e linguística do gênero proporcionando clareza sobre a utilização destes aspectos na produção de texto.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Mapa conceitual
Objeto(s) do conhecimento: - Consideração das condições de produção de textos de divulgação científica/estratégias de escrita/estratégias de escrita: textualização, revisão e edição
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP35/EF69LP36/EF67LP21
Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.