Plano de Aula

Plano de aula: Produção de Mapas conceituais e critérios de avaliação

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diagrama, mapa conceitual e exposição oral

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mapa conceitual e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários:

- Tablets ou computadores com acesso a programas de criação de mapas conceituais, como Cmap Tools https://cmap.ihmc.us/ ou CANVA www.canva.com.

- Tablets ou computadores com acesso ao Google Documentos, para produção dos critérios de avaliação dos mapas.

Informações sobre o gênero: Mapa conceitual é uma fonte sintetizada verbal e visual de conceitos hierarquicamente organizados e relacionados. Estes conceitos aparecem de acordo com a estrutura-fonte, que pode ser um texto escrito ou oral. Ao ler ou produzir Mapas conceituais, por retextualização, alunos estabelecem novas relações e ressignificam conteúdos estudados anteriormente em textos discursivos.

Dificuldades antecipadas:

- Mobilização de recursos multimodais para organização esquemática coesa das informações sintetizadas.

- Identificação de aspectos avaliativos do mapa.

Referências sobre o assunto:

Yoshimoto, E. M. et al. Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história. Rev. Bras. Estud. Pedagog., v. 97, n. 247, Brasília, set./dez. 2016. Disponível em: . Acesso em: 29 out. 2018.
SOUSA, J. R. O. et al. O desenvolvimento de mapas conceituais como um tipo de gênero textual. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 13., 2013, UFRPE, Recife, 09 a 13 de dezembro. Anais, Recife, 2013. Disponível em: . Acesso em: 29 out. 2018.
MENON, A. K. Mapa Conceitual: recurso facilitador da compreensão de textos em língua inglesa. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor de PDE, v. 1 Paraná: Cadernos PDE, versão online, 2013. Disponível em: . Acesso em: 29 out. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que, nesta aula, eles irão produzir Mapas conceituais com base na pesquisa e no planejamento prévios e que eles irão elaborar critérios de avaliação destes mapas.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos