Plano de Aula

Plano de aula: Criando o formulário de perguntas

Plano 4 de uma sequência de 7 planos. Veja todos os planos sobre Quem são os estudantes da nossa escola?

mais ações

Aula

Sobre o plano
Sobre o plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: essa sequência tem como objetivo levar os estudantes a conhecer os demais colegas da escola, identificando aspectos relacionados a identidades, gostos, hábitos e práticas culturais, de modo a utilizar a estatística como suporte para realização de coleta e tratamento de dados. Ao todo, serão 7 planos, que vão desde a problemática inicial, definição da temática de pesquisa, produção de questionário e aplicação, para, então, socializar com a gestão escolar os resultados obtidos. A problemática parte da sala dos estudantes e vai para a escola toda. As sequências estão divididas em: start da atividade, para mostrar que existem diferenças entre eles na sala e instigar os estudantes a irem além do ambiente, e investigar quem são os alunos que estão na escola, os gostos e personalidades, propondo, nos próximos planos, o uso da estatística para coleta e tratamento dos dados obtidos. Dessa forma, trabalharão o uso de tabelas, construção de gráficos e produção de textos sobre a temática que deverá ser escolhida pelos estudantes.

Sobre esse plano: dando continuidade aos planos anteriores, em que os estudantes decidiram as temáticas que estarão na pesquisa, bem como as perguntas que as contemplarão, o objetivo desse plano é construir com os alunos o formulário com as perguntas que darão origem a pesquisa. Ela poderá ser realizada em formulário Google ou impresso.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Matemática) ou a relação entre Matemática e Língua Portuguesa. Caso haja essa parceria com o docente da outra disciplina, dividam as atividades de modo que ele fique responsável pela produção dos textos, quando houver a produção dos dados, na etapa final da atividade.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: estarão presentes nessa sequência de atividades os seguintes pontos que competem à Educação Empreendedora: o alto grau de escolha e protagonismo dos estudantes quanto àquilo que irão produzir; trabalho colaborativo; a busca por informações e a possibilidade de transformar conhecimentos e experiência em produções, a partir de um processo projetificado.

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: explique que o objetivo desse momento é conversar com os alunos sobre o que irão fazer na aula: criar o formulário com as questões selecionadas e validá-las. Certifique-se de que seus alunos conseguiram estudar o vídeo da aula anterior.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA