Plano de Aula
Plano de aula: Tratando os dados da pesquisa
Plano 5 de uma sequência de 7 planos. Veja todos os planos sobre Quem são os estudantes da nossa escola?
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: essa sequência tem como objetivo levar os estudantes a conhecer os demais colegas da escola, identificando aspectos relacionados a identidades, gostos, hábitos e práticas culturais, de modo a utilizar a estatística como suporte para realização de coleta e tratamento de dados. Ao todo, serão 7 planos, que vão desde a problemática inicial, definição da temática de pesquisa, produção de questionário e aplicação, para, então, socializar com a gestão escolar os resultados obtidos. A problemática parte da sala dos estudantes e vai para a escola toda. As sequências estão divididas em: start da atividade, para mostrar que existem diferenças entre eles na sala e instigar os estudantes a irem além do ambiente, e investigar quem são os alunos que estão na escola, os gostos e personalidades, propondo, nos próximos planos, o uso da estatística para coleta e tratamento dos dados obtidos. Dessa forma, trabalharão o uso de tabelas, construção de gráficos e produção de textos sobre a temática que deverá ser escolhida pelos estudantes.
Sobre esse plano: esse plano é o 5º da sequência de 7 planos e tem duração de 2 aulas (100 minutos). O objetivo desse plano é discutir com os alunos a melhor maneira de tratar e representar os dados obtidos a partir das entrevistas com os estudantes. Partiremos do pressuposto de que os alunos utilizaram o Google Forms para realizar as pesquisas. Caso não tenham feito em celular, as tabelas e gráficos poderão ser realizados manualmente. Leve em consideração que tal processo poderá levar um tempo maior do que uma aula.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: estarão presentes nessa sequência de atividades os seguintes pontos que competem à Educação Empreendedora: o alto grau de escolha e protagonismo dos estudantes quanto àquilo que irão produzir; trabalho colaborativo; a busca por informações e a possibilidade de transformar conhecimentos e experiência em produções, a partir de um processo projetificado.
Materiais necessários: réguas, papéis quadriculados, lápis coloridos, transferidores e compassos.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: explique à turma que o objetivo da aula é levantar como foi o movimento da coleta de dados, se foram bem recebidos, se conseguiram obter os dados de forma satisfatória ou se tiveram algum problema. Mostre que o objetivo da aula é organizar os dados coletados para poder compartilhar os resultados com toda a escola.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações: construa com os estudantes um modelo de tabela para organizar os dados. Nos materiais complementares há um modelo de tabela disponível para você.
Peça aos alunos que dividam nos grupos as funções: quem será responsável por montar a tabela e quais alunos irão fazer as contagens das respostas dadas pelos estudantes.
Como forma de exemplificar a contagem e tabulação, pegue 5 respostas e anote na tabela para que os alunos possam compreender. Solicite que os alunos comecem a tabulação dos dados nas tabelas. Se for mais fácil, leve a tabela impressa para os grupos e deixe que eles preencham.
fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: esse é o momento de concluir a primeira aula sobre a tabulação dos dados obtidos. Verifique com os alunos se ficou alguma dúvida a ser resolvida. Para verificar se compreenderam sobre o uso de tabelas, questione se eles sabem onde conseguem encontrar tabelas no cotidiano. Espera-se que respondam que encontram em jornais, televisão, noticiários, redes sociais etc. Você pode direcionar com perguntas como:
- Já viram tabela de campeonato de futebol?
- Como eles organizam as classificações? São feitas em tabelas.
- E a distribuição dos times? Também são feitas em tabelas.
Avise que na próxima aula irão trabalhar com gráficos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: esse é o início da segunda aula com o objetivo de observar qual é o melhor gráfico para colocar os dados obtidos pelos estudantes.
Nos primeiros 20 minutos, inicie a conversa investigando quais os tipos de gráficos os alunos conhecem. Anote na lousa e debata com a turma quais gráficos são esses. Por exemplo, se os estudantes disserem que se lembram do gráfico de barras, instigue-os a descreverem como é esse gráfico e para que serve. Caso não lembrem, ajude-os com perguntas como:
- Vocês já viram aqueles gráficos em que colocam as intenções de votos nos jornais, em época de eleição? Então, ele é chamado de gráfico de barras.
- Já viram em jornais aqueles gráficos com o crescimento de determinado bem? Que têm uma linha? Então, ele é chamado de gráfico de linhas.
E assim por diante.
Projete os gráficos que estão no link, no tópico para saber mais. Apresente os tipos de gráficos e onde são usados, a partir do plano de aula no tópico abaixo.
Para saber Mais: abaixo, segue uma indicação de material complementar que traz um bom resumo sobre quais são tipos de gráficos e o que deve conter neles.
Reconhecer qual o gráfico (barras, linhas, setores, histograma) mais adequado para representar determinadas variáveis. Fonte: Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1561/reconhecer-qual-o-grafico-barras-linhas-setores-histograma-mais-adequado-para-representar-determinadas-variaveis#atividade-objetivo> Acesso em: 28/4/2020.
Tipos de Gráficos. Fonte: Educa Mais Brasil. Disponível em: <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/matematica/tipos-de-graficos> Acesso em: 4/3/2020.
Fechamento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: como proposta de fechamento, discuta com os alunos qual seria o gráfico mais adequado para o tipo de informação que eles buscaram e a melhor maneira de colocá-lo para o leitor. Traga para a sala de aula exemplos de gráficos e as principais alocações de cada um. Abaixo, indicamos um plano de aula que traz uma análise de gráficos usados em mídias, um complemento da sugestão do slide anterior que traz os tipos de gráficos que pode ser útil para subsidiar as discussões.
Peça que cada grupo monte a apresentação com as ideias em casa, em PowerPoint ou cartazes, e traga para a próxima aula a fim de que a turma discuta os trabalhos e possam chegar a um consenso para divulgação.
Oriente que, ao construir os gráficos, os alunos pensem nos seguintes critérios:
- Que gráfico seria adequado para, por exemplo, mostrar as idades dos alunos? Ou o gênero de filme preferido pelos alunos?
- Um gráfico só conseguiria dar conta de todos os dados?
- Qual título é ideal para cada gráfico?
- Como posso dispor as legendas de cada gráfico?
Solicite também que produzam um texto que exponha as conclusões acerca dos dados e gráficos realizados.
Para encerrar, proponha algumas perguntas avaliativas sobre a aula:
- O que ficou de aprendizado nessa aula?
Espera-se que os estudantes discutam o uso adequado de gráficos e tabelas para divulgar informações aos leitores. Pergunte sobre a importância de se fazer um gráfico coerente, uma vez que existem gráficos que podem conter equívocos e enganar o leitor. Por fim, questione se há alguma dúvida sobre a tarefa de casa.
Para Saber Mais: erros e acertos em gráficos de mídia. Fonte: Nova Escola. disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/522/erros-e-acertos-de-graficos-em-midias> . Acesso em: 2/4/2020.
A atividade pode ser desenvolvida a partir de uma plataforma. Inicie a atividade apresentando os slides e os objetivos do trabalho. O primeiro plano, por exemplo, em vez de fazer a pesquisa com os colegas, o aluno pode fazer com os pais e compartilhar com a turma. O processo posterior de discutir a temática pode ser feito pela mesma plataforma onde você compartilha sua tela. Faça as anotações por meio do Google Docs. A pesquisa pode ser realizada por meio do formulário Google, que pode ser enviada aos alunos da escola e, assim, o processo de tratamento de dados pode ser feito de forma on-line e compartilhado com os demais colegas.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cícero Inacio
Mentor: Samuel Andrade
Especialista de Educação Empreendedora: Paulo Andrade
Habilidade da BNCC:
(EF06MA31) Identificar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos (título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráfico.
(EF06MA32) Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito e consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões.
(EF67LP20) Realizar pesquisa, a partir de recortes e questões definidos previamente, usando fontes indicadas e abertas.
(EF07MA36) Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas.
(EF67LP21) Divulgar resultados de pesquisas por meio de apresentações orais, painéis, artigos de divulgação científica, verbetes de enciclopédia, podcasts científicos etc.
(EF69LP33) Articular o verbal com os esquemas, infográficos, imagens variadas etc. na (re)construção dos sentidos dos textos de divulgação científica e retextualizar do discursivo para o esquemático – infográfico, esquema, tabela, gráfico, ilustração etc. – e, ao contrário, transformar o conteúdo das tabelas, esquemas, infográficos, ilustrações etc. em texto discursivo, como forma de ampliar as possibilidades de compreensão desses textos e analisar as características das multissemioses e dos gêneros em questão.
(EF69LP36) Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigos de divulgação científica, verbete de enciclopédia, infográfico, infográfico animado, podcast ou vlog científico, relato de experimento, relatório, relatório multimidiático de campo, dentre outros, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos.
Objetivos específicos:
Categorizar dados estatísticos por meio de gráficos e tabelas.
Componentes:
Matemática e Língua Portuguesa
Materiais Necessários:
Réguas, papéis quadriculados, lápis coloridos, transferidores e compassos.