A Paisagem de Sambaqui
Plano de Aula
Plano de aula: Produção de resumo com base em anotação
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Anotação e exposição oral
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Anotação/exposição oral, no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Para contextualizar o ensino da Anotação como gênero textual de apoio às práticas de estudo, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.
Materiais necessários:
Computador, projetor de slides, material para anotação (caderno) e cópia impressa do material de leitura. Nesta aula, sugerimos a leitura do infográfico
A paisagem de sambaqui, de DOMINGUES, C. A. (texto) e SEHN, T. (Ilustração e design). Disponível em: <http://pongapress.com/reportagem_sambaqui.html>. Acesso em: 2 dez. 2018.
Antes desta aula, proponha a leitura do texto e oriente os alunos a identificar, grifar, sublinhar ou circular as ideias principais do texto. Oriente-os, também, a produzir anotações nas margens do material de leitura, com o objetivo de produzir sínteses e comentários.
Informações sobre o gênero:
A Anotação é um gênero textual que circula no campo Práticas de estudo e pesquisa e também no campo de atuação Vida pública e de numerosas atividades profissionais. Na escola, a Anotação é um gênero textual produzido por um emissor para si mesmo com o propósito de aprender, rememorar, visualizar as informações de um texto, aula ou palestra. Quanto à estrutura composicional, a Anotação sempre faz referência a outro texto, do qual se originou, ou para o qual servirá de preparação. Isto é, a Anotação é um procedimento de retextualização de um texto-fonte (oral, escrito ou muitissemiótico), por meio de operações de seleção, subtração, acréscimo, substituição, transcrição, paráfrase e citação de informações do texto-fonte, com a finalidade de produzir material de apoio a compreensão (localizar, esquematizar, resumir, comentar, apresentar oralmente). Quanto ao estilo, a Anotação caracteriza-se por flexibilidade e brevidade. Ao tomar notas para si mesmo, é comum usar tópicos, símbolos, abreviações, setas, grifos, desenhos, rabiscos. A legibilidade pode ser um desafio quando se faz anotação.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos poderão apresentar dificuldades em selecionar e transcrever as informações do texto didático, usando adequadamente paráfrases e citações para produzir resumos de leitura.
Referências sobre o assunto:
MORAES, Eliana Melo Machado. Anotação em aula: da cópia à anotação. Anotações de aulas – contribuições para a caracterização de um gênero discursivo e de sua apropriação escolar. Campinas, SP : [s.n.], 2005 (pp.: 81- 128). Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270829>. Acesso em: 25 jul. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
- Apresente aos alunos o tema da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
- Organize a turma para uma atividade de escrita de um resumo, com base em anotações de leitura de um infográfico A paisagem de sambaqui, de DOMINGUES, C. A. (texto) e SEHN, T. (Ilustração e design). Disponível em: <http://pongapress.com/reportagem_sambaqui.html>. Acesso em: 2 dez. 2018.
- Caso você não tenha trabalhado com o texto desta aula previamente, promova a leitura do texto e peça para os alunos grifarem as informações principais antes desta aula. Peça que os alunos leiam o infográfico em duplas ou trios com o objetivo de identificar as informações principais do texto. Incentive os alunos a produzir anotações no material de leitura (grifos, circulados, sublinhados, anotações nas margens, setas, símbolos) e no caderno (esquemas visuais). Explique que as anotações produzidas serão retomadas em aula posterior para produção de um resumo.
- Peça aos alunos para que eles façam um resumo oral do infográfico do slide. Para isso, oriente-os a reler os trechos grifados no infográfico para sintetizá-los, oralmente, sem ler ou citar diretamente as palavras do autor do texto. Ajude os alunos a recontar as informações principais anotadas durante a leitura prévia,
- Observe, professor, que, na introdução desta aula, é importante incentivar os alunos a fazer o resumo oral do infográfico em grupo. Este primeiro exercício de resumir o texto-fonte poderá introduzir o trabalho individual de fazer o rascunho do texto por escrito.
- Pergunte aos alunos: Como podemos escrever o resumo? Como organizar a introdução do resumo? Quais são os tópicos que aparecem no texto? Como estas informações estão relacionadas? Em que ordem elas aparecem? Os alunos devem revisitar as anotações feitas na etapa de planejamento desse resumo; é importante que esta etapa de planejamento tenha sido realizada em uma aula anterior.
Material complementar:
Acesse o material deste slide para impressão em A paisagem de sambaqui - LPO6_06SQA14
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Oriente os alunos a retomar as informações anotadas durante a leitura para produzir o resumo de todo o conteúdo do infográfico. Nesta etapa, pergunte aos alunos: Em que ordem as informações serão apresentadas no resumo? Como vocês poderão reescrever as informações principais do texto sem citar diretamente o que diz o texto-fonte?
- Explique aos alunos que eles deverão escrever o resumo com base nas anotações realizadas durante a leitura. Oriente-os a reescrever as informações principais que foram grifadas, sublinhadas ou circuladas durante e leitura.
- Veja, professor, que todas as informações principais do texto devem aparecer no resumo na mesma ordem em que foram apresentadas no texto original. Além disso, o resumo não deve conter citações diretas do texto-fonte. Oriente os alunos a parafrasear, explicar, descrever e sintetizar a informações principais usando as palavras-chave do texto.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Peça que os alunos compartilhem com um colega a primeira escrita do resumo produzido nesta aula.
- Pergunte aos alunos: Como você usou suas anotações de leitura para resumir os conceitos apresentados no infográfico? Como você organizou o resumo?
- Oriente os alunos a continuar a guardar a primeira escrita do resumo para fazer uma edição coletiva do texto em uma aula posterior.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Nesta aula, os alunos irão fazer a primeira versão do Resumo de um Infográfico. Para isso, é importante que já tenham feito um Planejamento dessa escrita em aula anterior. Em caso negativo, disponibilize (via e-mail ou Google Drive) o Infográfico sugerido no Plano, A Paisagem de Sambaqui, disponível aqui, e peça (por áudio ou por escrito) que os estudantes leiam com o objetivo de identificar as informações principais do texto. Incentive os alunos a produzir anotações no material de leitura (grifos, circulados, sublinhados, anotações nas margens, setas, símbolos) e no caderno (esquemas visuais). Estabeleça um prazo para essa atividade.
Desenvolvimento
Findo o prazo, envie, por escrito, orientações para que os alunos iniciem, em duplas, a escrita da primeira versão do Resumo do Infográfico, com base em seus Planejamentos e anotações. Envie também as perguntas do slide de Desenvolvimento do Plano para que eles se guiem no momento da escrita. Auxilie seus alunos durante o processo de escrita utilizando as Orientações do Plano de aula, pelos canais de comunicação já combinados por vocês. Combine um prazo para que todos consigam terminar e postar seus trabalhos (sugestão: em formato Google Doc) na pasta compartilhada do Google Drive (ou outro meio possível para vocês). No final dessa etapa, solicite que todas as duplas entrem nos Docs dos colegas e avaliem (no próprio Doc) as primeiras versões de duas duplas (organize esse esquema para não deixar ninguém de fora), utilizando as perguntas do slide de Fechamento do Plano. Estabeleça um prazo para que todos avaliem.
Fechamento
Após o término do processo de avaliação, leia todos os trabalhos de seus alunos e faça os destaques que achar necessários, especialmente a respeito dos aspectos positivos, e verifique a necessidade de ajustes e reescritas das primeiras versões. Compartilhe com eles esses destaques, por escrito, no Google Doc de cada dupla, para reorientar a reescrita. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Convide as famílias a conversar sobre o que é Resumo, se já passaram por essa experiência na escola (ou em cursos, faculdades) e como foi. É interessante que os membros mais velhos compartilhem experiências escolares em família neste momento em que os alunos não estão podendo vivenciá-las de forma plena. Assim, podem ter a oportunidade de aprender com esses relatos de memórias escolares e afetivas.