Plano de Aula

Plano de aula: Discutindo o tema da pesquisa

Plano 2 de uma sequência de 7 planos. Veja todos os planos sobre Quem são os estudantes da nossa escola?

mais ações

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre o plano
Sobre o plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: essa sequência tem como objetivo levar os estudantes a conhecer os demais colegas da escola, identificando aspectos relacionados a identidades, gostos, hábitos e práticas culturais, de modo a utilizar a estatística como suporte para realização de coleta e tratamento de dados. Ao todo, serão 7 planos, que vão desde a problemática inicial, definição da temática de pesquisa, produção de questionário e aplicação, para, então, socializar com a gestão escolar os resultados obtidos. A problemática parte da sala dos estudantes e vai para a escola toda. As sequências estão divididas em: start da atividade, para mostrar que existem diferenças entre eles na sala e instigar os estudantes a irem além do ambiente, e investigar quem são os alunos que estão na escola, os gostos e personalidades, propondo, nos próximos planos, o uso da estatística para coleta e tratamento dos dados obtidos. Dessa forma, trabalharão o uso de tabelas, construção de gráficos e produção de textos sobre a temática que deverá ser escolhida pelos estudantes.

Sobre esse plano: esse é o segundo plano da sequência. Tem como objetivo possibilitar que os estudantes decidam em coletivo sobre quais temáticas estarão presentes no questionário, levando em consideração o objetivo de conhecer os colegas da escola. Novamente, a atividade terá a intenção de que a temática seja discutida em grupos para, em seguida, chegarem a um consenso a partir de uma plenária.

Organização das aulas: esse debate pode ocorrer tanto na aula de Matemática quanto na de Língua Portuguesa, uma vez que a intenção é utilizar a argumentação e o debate.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: estarão presentes nessa sequência de atividades os seguintes pontos que competem à Educação Empreendedora: o alto grau de escolha e protagonismo dos estudantes quanto àquilo que irão produzir; trabalho colaborativo; a busca por informações e a possibilidade de transformar conhecimentos e experiência em produções, a partir de um processo projetificado.


Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações: inicie a aula relembrando com os estudantes o que foi realizado na aula passada, isto é, que fizeram uma breve entrevista com o colega a fim de conhecê-lo melhor, decidiram expandir essa pesquisa para os colegas da escola e que foi solicitado que pensassem em temáticas que gostariam de abordar na pesquisa.

Explique que essa aula é para decidirem, juntos, as temáticas que darão origem às questões que farão parte da pesquisa.

Oriente que, primeiramente, eles discutirão nos grupos, compartilhando o que haviam pensado previamente em casa. Posteriormente, será a vez de decidirem um tema que representará o grupo e depois socializarão com os demais grupos, para que juntos elejam um tema. Nos próximos slides estará mais detalhada cada parte.

Para iniciar a atividade, divida os alunos nos mesmos grupos da aula anterior.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA