Plano de aula: Discutindo o tema da pesquisa

Plano 2 de uma sequência de 7 planos. Veja todos os planos sobre Quem são os estudantes da nossa escola?

Sobre o plano

Resumo da sequência: essa sequência tem como objetivo levar os estudantes a conhecer os demais colegas da escola, identificando aspectos relacionados a identidades, gostos, hábitos e práticas culturais, de modo a utilizar a estatística como suporte para realização de coleta e tratamento de dados. Ao todo, serão 7 planos, que vão desde a problemática inicial, definição da temática de pesquisa, produção de questionário e aplicação, para, então, socializar com a gestão escolar os resultados obtidos. A problemática parte da sala dos estudantes e vai para a escola toda. As sequências estão divididas em: start da atividade, para mostrar que existem diferenças entre eles na sala e instigar os estudantes a irem além do ambiente, e investigar quem são os alunos que estão na escola, os gostos e personalidades, propondo, nos próximos planos, o uso da estatística para coleta e tratamento dos dados obtidos. Dessa forma, trabalharão o uso de tabelas, construção de gráficos e produção de textos sobre a temática que deverá ser escolhida pelos estudantes.

Sobre esse plano: esse é o segundo plano da sequência. Tem como objetivo possibilitar que os estudantes decidam em coletivo sobre quais temáticas estarão presentes no questionário, levando em consideração o objetivo de conhecer os colegas da escola. Novamente, a atividade terá a intenção de que a temática seja discutida em grupos para, em seguida, chegarem a um consenso a partir de uma plenária.

Organização das aulas: esse debate pode ocorrer tanto na aula de Matemática quanto na de Língua Portuguesa, uma vez que a intenção é utilizar a argumentação e o debate.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: estarão presentes nessa sequência de atividades os seguintes pontos que competem à Educação Empreendedora: o alto grau de escolha e protagonismo dos estudantes quanto àquilo que irão produzir; trabalho colaborativo; a busca por informações e a possibilidade de transformar conhecimentos e experiência em produções, a partir de um processo projetificado.

Orientações: inicie a aula relembrando com os estudantes o que foi realizado na aula passada, isto é, que fizeram uma breve entrevista com o colega a fim de conhecê-lo melhor, decidiram expandir essa pesquisa para os colegas da escola e que foi solicitado que pensassem em temáticas que gostariam de abordar na pesquisa.

Explique que essa aula é para decidirem, juntos, as temáticas que darão origem às questões que farão parte da pesquisa.

Oriente que, primeiramente, eles discutirão nos grupos, compartilhando o que haviam pensado previamente em casa. Posteriormente, será a vez de decidirem um tema que representará o grupo e depois socializarão com os demais grupos, para que juntos elejam um tema. Nos próximos slides estará mais detalhada cada parte.

Para iniciar a atividade, divida os alunos nos mesmos grupos da aula anterior.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA