Plano de Aula
Plano de aula: Discutindo o feedback da gestão
Plano 7 de uma sequência de 7 planos. Veja todos os planos sobre Quem são os estudantes da nossa escola?
Aula
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: essa sequência tem como objetivo levar os estudantes a conhecerem os demais colegas da escola, identificando aspectos relacionados a identidades, gostos, hábitos e práticas culturais, de modo a utilizar a estatística como suporte para realização de coleta e tratamento de dados. Ao todo, serão 7 planos, que vão desde a problemática inicial, definição da temática de pesquisa, produção de questionário e aplicação, para, então, socializar com a gestão escolar os resultados obtidos. A problemática parte da sala dos estudantes e vai para a escola toda. As sequências estão divididas em: start da atividade, para mostrar que existem diferenças entre eles na sala e instigar os estudantes a irem além do ambiente, e investigar quem são os alunos que estão na escola, os gostos e personalidades, propondo, nos próximos planos, o uso da estatística para coleta e tratamento dos dados obtidos. Dessa forma, trabalharão o uso de tabelas, construção de gráficos e produção de textos sobre a temática que deverá ser escolhida pelos estudantes.
Sobre esse plano: nos últimos planos, decidimos a temática, criamos as perguntas e coletamos os dados para depois tratá-los e chegar a um consenso. Na última aula, montamos um roteiro de apresentação para a gestão escolar a fim de mostrar os resultados. O objetivo desse plano é debater com os alunos o que foi apontado pela gestão escolar sobre os resultados e preparar o processo de divulgação dos resultados para a escola toda.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: estarão presentes nessa sequência de atividades os seguintes pontos que competem à Educação Empreendedora: o alto grau de escolha e protagonismo dos estudantes quanto àquilo que irão produzir; trabalho colaborativo; a busca por informações e a possibilidade de transformar conhecimentos e experiências em produções, a partir de um processo projetificado.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: organize a sala em semicírculo.
Peça para que os estudantes responsáveis, que foram conversar juntamente com você e com a equipe gestora, apresentem os pontos que foram discutidos para, em seguida, abrirem a discussão para debate.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA